Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Arena de Programação é novidade no FISL 2007

Que tal colocar programadores e programadoras em um aquário vazio? Tem tudo para ser uma das novidades mais divertidas e interessantes do FISL deste ano. Parabéns aos organizadores!


“Imagine uma sala envidraçada, programadores, programadoras, um problema, pouco tempo e um prêmio. Essa será a Arena de Programação do Fórum Internacional Software Livre. E, de quebra, uma hackfest para os mais tranqüilos.

A Arena de Programação e a hackfest tem como missão promover o encontro de desenvovedores, desenvolvedoras e membros da comunidade para demonstrar diferentes habilidades técnicas individuais e em grupo e divide-se em duas etapas.”


Enviado por Gustavo Melo (gustavomeloΘsoftwarelivre·org) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo Melo
Arena de Programação é novidade no FISL 2007: Gostaria de receber algum feedback da comunidade sobre o assunto pois essa é uma das novidades pro FISL 8.0
Comentário de Okla
Que boa novidade!: Após 8 anos começou a valorização nerd.
Apostaria para saber se algum programador interessante participará, após 7 anos de indiferença. Do resto só me falta jogar pipoca no aquário. Ou será que teremos uma placa dizendo:
Não alimente os animais.
Comentário de brain
photo-op: Eu acho uma grande idéia e com potencial de ser uma excelente imagem para divulgação do FISL - dependendo de como for implementada, pode ser a oportunidade fotográfica do tipo preferido pela "grande imprensa".

O que não tenho como avaliar é o possível interesse dos programadores e programadoras em participar da brincadeira, mas tenho fé inesgotável que a organização encontrará mecanismos de incentivo suficientes para motivar a comunidade a ficar do lado de dentro, e não apenas do lado de fora.
Comentário de pizza
visões diferentes: Na verdade eu não consigo assimilar a idéia de que nas últimas 7 edições houve "indiferença", apenas acreito que a visão do que seria interessante para a comunidade foi sempre tratada de forma genérica e mais abrangente, sem um "filtro" específico para a comunidade hacker. Mas eles sempre estiveram lá, pois o mais importante do FISL é o encontro de todo mundo.

Este ano será um marco para esta questão, tenho certeza que independente da participação de "estrelas" da programação o desafio será um sucesso, mesmo que contar só com programadores novos, sangue novo.Afinal competir com os veteranos nem tem graça.

De qualquer modo vai ser legal assistir. Será que o evento será aberto 24 horas?!?! Para dixar a galera trabalhar e competir no horário preferido da maioria dos hackers. :)

Comentário de xultz
Que? Uma competição de: Que? Uma competição de programação para programadores, com direito a público assistindo e com prêmios, e ainda têm dúvida se isso vai chamar a atenção? Mas é claro que vai, sinto de vontade de ir ao FISL sóprá assistir isso!
Comentário de 91a90
Hackers nacionais: Acho a iniciativa muito legal. Grandes personalidades hackers brasileiras estão tendo que procurar mercado fora do país pela falta de icentivo. Um exemplo é a Sulamita Garcia e o Marcelo Branco. Ela teve de começar a palestrar fora do Brasil para se manter e ele está administrando redes em Portugal. Isso não é justo com quem ajuda o desenvolvimento do SL nacional, não é justo com nosso pais também. Esta novidade vai expor muita gente boa para a mídia.
Comentário de Andrade
Correção: O Marcelo trabalha na espanha, em uma universidade e a Sulamita ao que me disseram foi contratada pelo Linus Torvalds esta semana.
Comentário de Ruda Moura
Marcelo Branco?: A Sulamita eu me abstenho de falar, mas definitivamente, desde quando o Marcelo Branco virou Hacker? Quais são os valores para se definir hacker? Então eu sou g0d.
Comentário de escovadordebit
Telão: Serão quantos programadores?

Se não forem muitos seria interessante um tipo de telão, com múltiplas telas, para que se pudesse ir acompanhando o trabalho e a técnica de cada um.

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de DKO
Falta de foco: É uma tentativa louvável, mas com problemas.

Primeiro problema: qualificação individual; vai diretamente contra o espírito do software livre. Tá certo que há alguns heróis que conseguem botar a bola em jogo, mas nenhum projeto evolui sozinho.

Segundo problema: os "moldes" são baseados na competição de programação da ACM (ICPC); as exigências estão longe das do mundo real, e especialmente longe das exigências em um projeto de software livre. O ICPC exige apenas identificação, mapeamento e memorização de uma penca de algoritmos, e não projeto de software.

Terceiro problema: a etapa "insanifying" é feita em grupos aleatórios; como são 24h de prazo, duvido que alguém vá deixar de se comunicar com seu grupo "afetivo" para ficar trocando figurinha com um estranho.

Quarto problema: a segunda etapa é solução de bug; francamente, não tem coisa mais improdutiva e subjetiva. Resolver um bug que já foi investigado, mas não teve prioridade para se fazer um patch (com um possível cansativo replace em muitos arquivos) é fácil; resolver um bug que é conseqüência de um defeito fundamental de projeto é muito mais difícil - e ao mesmo tempo significativo, e improvável de se fazer em 24h.

Acho que seria bem mais legal se fosse no espírito de eventos internacionais, onde o pessoal forma times livremente, recebe um tema/objetivo, e tem que desenvolver algo até o fim do evento. Mas é claro, fazer agora nas coxas não tem como.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004