Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Programa antispam brasileiro em código aberto é premiado nos Estados Unidos


“O engenheiro Fidelis Assis, de 54 anos, desenvolveu um sistema antispam premiado no evento TREC Spam Track 2006, promovido pelo Departamento de Comércio e pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. "Estava esperando uma classificação boa, mas não o primeiro lugar", disse Assis, que não foi pessoalmente ao evento, no fim de novembro. Participaram do concurso nove equipes de sete países, com 32 filtros de mensagens indesejadas.

Cada inscrito pôde enviar até quatro variantes de seu antispam. Os filtros criados pelo brasileiro ficaram em primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares. Em quarto, ficou a Tufts University, dos EUA. Assis é gerente técnico de Suporte de Serviços de internet da Embratel. Seu filtro antispam é usado no Click21, provedor da Embratel, na divisão de satélites StarOne e nos sistemas internos.

A ferramenta antispam criada por Assis, chamada OSBF-Lua, é um software livre, que pode ser copiado, usado e modificado sem pagamento de licenças. Está disponível neste site. Parte dele foi escrita na linguagem Lua, criada na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Engenheiro de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado no Instituto Militar de Engenharia (IME), Assis não tem planos de transformar o antispam em produto: "Como software de código aberto, ele está disponível a quem queira usar". - Renato Cruz - Agencia Estado”


Enviado por Vladimir (vladtbΘyahoo·com·br) - referência (estadao.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Parabéns ao Fidelis de: Parabéns ao Fidelis de Assis.
Me deixa muito feliz ver ferramentas como essa implementadas em software livre.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de qazwsx
Link para OSBF-Lua: Custava colocar o link para o OSBF-Lua no artigo?

http://osbf-lua.luaforge.net/
Comentário de tux
Parabéns Assis: Parabéns Assis

Exemplo que nos incentiva e nos enche de orgulho em sermos brasileiros.

[]´s
Comentário de brunoparente
Eu uso o email da Embratel: Eu uso o email da Embratel (@click21.com.br). Realmente o filtro anti-spam é muito bom. Muitas vezes o Thunderbird não reconhece spams que vêm marcados pelo filtro deles quando baixo as mensagens.
Comentário de Wilfredo
Também uso o serviço: Também uso o serviço de correio eletrônico do Click21. Concordo que o filtro anti-spam é muito bom. Aliás, acho-o excelente. Meus parabéns aos executores do projeto.
Comentário de Aurélio Marinho Jargas
\o/: Parabéns ao Fidelis!

São raras as chances de um programador ser premiado pela eficiência de seu código. Sendo este um prêmio internacional, a conquista fica ainda mais saborosa. E com as três variantes nos três primeiros lugares!

Fidelis, você é o cara.

Clap! Clap! Clap! (em pé)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004