A Microsoft decidiu retirar da próxima versão do Office o sistema que permite salvar automaticamente documentos no formato PDF, depois que a Adobe ameaçou processar a empresa. Nós oferecemos essa medida a eles, e agora decidimos unilateralmente tomá-la, disse Jack Evans, porta-voz da Microsoft na sexta-feira (02/06). A empresa também vai acabar com a possibilidade de se salvar documentos em XML Paper Specification (XPS), formato rival do PDF.
A Adobe ameaçou processar a Microsoft na Europa pelo uso do PDF, embora não esteja claro se a ação seria uma reclamação à União Européia ou um processo formal de antitruste, disseram fontes próximas à Microsoft na sexta-feira. O porta-voz da Adobe, Jodi Warner, disse que não está determinado se a Adobe tomará a medida. A disputa começou em fevereiro, quando a Microsoft anunciou que o Office 2007 traria o recurso Salvar como PDF, já disponível em beta. Com a decisão de retirar o recurso, os usuários terão que baixar aplicações específicas para converter documentos no formato.
A Microsoft afirmou que a Adobe quer que o seu software seja removido do Office e oferecido separadamente por um preço determinado. A companhia argumenta que tentou chegar a um acordo para incluir a conversão para PDF na sua suíte produtiva, mas chegou a um ponto em que o que a Adobe está pedindo deixou de ser interessante para os clientes. Veja o texto completo em
IDG Now! - MS retira suporte a PDF no Office 2007.
O artigo sobre este assunto
no ITWire sumariza a situação incluindo o OpenOffice.org na equação. Segundo ele, a Adobe não se importa com a gravação de PDF no OOo, em produtos menos conhecidos para PC e em produtos para Mac, porque eles não ameaçam nenhum de seus próprios produtos comerciais de gravação de PDFs. Mas se o mesmo recurso for incluído no hegemônico MS Office, isto praticamente eliminará parte da linha de produtos mais 'econômicos' de geração de PDFs da Adobe, o que explicaria uma possível ação anti-truste. Resta descobrir se esta eventual ação usará como argumento alguma 'propriedade intelectual' sobre o formato PDF (o que poderia indicar uma possibilidade de ameaça futura para outros softwares também - inclusive os livres), ou se concentrará em aspectos mercadológicos.
Well, PDF patent issues aren't precisely off-topic :-)
In this case it looks that Adobe bases their action on anti-trust claims
(if they really want to do that, so far I've heard only the MS side).
I don't think they could base a lawsuit against MS solely based on patents
without damaging PDF really bad. I'm also pretty sure that they have
to ensure all patents concerning standard ahve to be licensed on a
non-discriminating basis (and in this case also royalty-free).
I'm pretty sure they won't be able to base a lawsuit against Scribus
or OO.o on an anti-trust claim :-)
/Andreas
http://nashi.altmuehlnet.de/pipermail/scribus/2006-June/018349.html