Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jeremy Allison, um dos cabeças do projeto Samba, sai da Novell em protesto contra pacto com a MS

Vale lembrar que já faz mais de 30 dias que o projeto Samba comunicou a Novell a respeito do posicionamento de seus integrantes sobre o Pacto MS+Novell, e pedindo esclarecimentos e reconsideração, que não houve.

Antes de sair, Allison - que é um desenvolvedor de grande projeção - enviou uma nova carta à direção da empresa, reforçando seus pontos iniciais. Mas o tempo passou novamente, e, segundo ele, o tempo que ele está disposto a aguardar para que o pacto seja revisto em relação à GPL se esgotou.


“Estava demorando para começar. Jeremy Allison, famoso desenvolvedor do SAMBA, pediu as contas da Novell em protesto contra o acordo entre a Novell e a Microsoft. Esse cara realmente honra as calças que veste! Ponto para ele e para quem honra seus princípios.

Com a incerteza sobre o que acontecerá com os códigos "tocados" pela Novell por causa do acordo de patentes com a Microsoft, acho que veremos mais e mais desenvolvedores abandonando o barco da Novell. Ponto para a Microsoft que conseguirá atrasar bem alguns projetos, por via indireta, claro.

Mais informações e comentários bem interessantes no Groklaw.”


Enviado por Flávio Machado (ftcsmΘhotmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Diogo Oliveira
Vocês deveriam deixar de: Vocês deveriam deixar de ser extremistas. Até deixam a impressão que não trabalham ou não tem qualquer responsabilidade na vida para dizer que uma pessoa não 'honra as calças que veste' só porque a empresa em que trabalha faz algo que não vai de acordo com o que pensa e por isso deveria pedir demissão. Isso é ridiculo.
Comentário de Alexandre Moraes
Honra ou Orgulho?: Não acho que essa atitude seja plausivel e nem que Jeremy Allison mereça pontos por ela.

A atitude de dele, assim como essa série de comentários que correm mundo a forá aplaudindo esse tipo de iniciativa apenas mostra o por que até o momento o LINUX não teve boa penetração com a maioria dos usuarios e na maior parte das empresas.

O Linux é sim uma causa, mas é tambem um NEGOCIO, dizer que Allison honra suas calças... discordo, acho sim que ele está com ela TODA BORRADA, com os gambito tremendo, cochando feito uma galinha medrosa...

Essa atitude mostra apenas que os Linuxistas não são leais dentro do mundo corporativo, revela medo de mudanças e paradgmas, medo de competir de igual para igual com pessoas do mesmo nivel etc... na minha opinião, FALHA DE CARATER...
Comentário de Bruno Gonçalves
Muito bom.: Um desenvolvedor que é reconhecido como tão importante, acham que ele não vai conseguir facilmente outro emprego?

Se o atual emprego dele está fazendo coisas que desagradam ele tem é que sair de la.

Se o projeto que você passa anos se dedicando se vê ameaçado pela empresa que vc trabalha, não é no mínimo lógico que vc irá embora assim que possível?


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de João Henrique
Apoiado: Ele fez uma coisa que todos da área de desenvolvimento teriam
que ter feito quanto ao acordo da MS. Ou será que ninguém se
lembra do epsódio há alguns anos atrás quando a MS roubou o
software da Apple.
Será que vão deixar acontecer o mesmo com o Linux?

Henrique - Analista Técnico - GNU/Debian.

Comentário de popolony2k
Parabéns, eu faria o mesmo ....: ....até mesmo porque esse desenvolvedor deve ser um daqueles dos primórdios do projeto, quando o mesmo não era tão estável, configurável como é atualmente e portanto deve ter seguido todas as fases do crescimento do projeto e aí chega uma empresa que é amplamente combatida no mundo Open Source e que durante anos os ignorou, principalmente jogando contra e aplicando táticas terroristas de que software livre é comunismo e câncer e da noite para o dia, diz "somos amigos, vamos interoperar ?".

Pois é, todos sabem que o Linux é maioria nos servidores, basta procurar por provedores de servicos de internet nos EUA e verificar que eles indicam que se utilize o Linux (Red Hat na maioria dos casos), seguidos de FreeBSD e por último Windows 2003 e por isso a M$ está tentando se inserir no meio do Linux SEM CONTRIBUIR COM NADA.

Não existe nenhum projeto importante open source com que essa empresa contribui, apenas entrou no mundo linux, onde tudo está funcionando corretamente e "agora vamos ganhar com o desenvolvimento dos trouxas", por isso vamos criar uma campanha "DIGA NÃO A M$ ENQUANTO ELA NÃO TRANSFORMAR UM PROJETO IMPORTANTE DE SUA AUTORIA EM OPEN SOURCE SOB LICENSA GNU".

Poderia ser o Visual Studio, o seu Office ou até mesmo o próprio Windows, mesmo que esse código não sirva para nada, vai servir para mostrar que a empresa está sim interessada em contribuir verdadeiramente com o SL.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de deysonthome
Sei não, tem usuário de: Sei não, tem usuário de Windows, e bem desinformado, sem base nenhuma, bem tipico deste tipo de usuário, vindo dar palpites ridículos aqui no BrLinux.....O BR Linux, que eu saiba éum site de usuários linux, que emitem opiniões sobre os assuntos que dominam,,,,agora, quem não entende nada de Software Livre, que nem sabe o que é GPL...ou melhor, não sabe nada de nada deveria ficar calado...O cara honrou a calça sim, e qualquer usuário linux que se respeite vai fazer frente a esse acordo, Suse é uma distro condenada...e sem apoio da comunidade e dos desenvolvedores comprometidos com uma causa, que é maior que qualquer acordo escuso com uma empresa como a M$, a Novell se verá em péssimas condições para continuar seu trabalho,,,ou será que os desenvolvedores M$ irão desenvolver para ela..?
Nada a ver com lealdade no mundo corporativo....além do mais, o referido desenvolver é livre para escolher onde colocar seu esforço e trabalho......se vc não tem ideais ou compromissos assumidos...sem carater é vc.
Vá estudar, formar sua opinião, antes de expor de modo ridículo como fez agora. Pelo menos vc deveria ter vergonha de expor sua ignorância.



Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de popolony2k
"Suse é uma distro condenada." .......: .....é verdade ! Pois alguém se lembra ou usa o Caldera Linux após a tentativa da SCO em acabar com o Linux ???

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de feraf
A MS se deu muito bem nesse: A MS se deu muito bem nesse acordo. Primeiro, conseguiu "o FUD do ano" com as declarações de Ballmer de que o Linux continha "propriedade intelectual" da MS (e que ele não deu nenhuma prova concreta). Depois, ele começa a tomar o mercado de suporte. Isso mesmo, MS dando suporte a produtos Novell, tudo para não perder o cliente. Depois, consegue "afugentar" grandes desenvolvedores de seus projetos. Ao meu visto, a saída de Jeremy Allison só vai prejudicar o projeto Samba. Acho que era hora de pararem com 'expeculações' (tinha até uma notícia aqui comparando o 'pacto' com o filme 'Alien'... medo...) e esclarecer de uma vez por todas qual a intenção real desse pacto. Por enquanto estamos perdendo, mas eu aposto que com algum esforço conseguimos dar a volta por cima, e talvez (quem sabe?) até tirar vantagem desse pacto. (p.s.: um feliz natal a todos)
Comentário de George Kihoma
Essa é a diferença: Essa é a diferença fundamental entre pessoas com valores e princípios e os outros. Tem quem aceite vender a própria alma ao capeta por 10 tostões. Tem quem saiba que sua alma vale muito mais do que isso.
O cara não apenas honrou as calças que veste. Ele foi homem, porque ser homem é muito mais que ter um pênis entre as pernas. Ser homem é saberfazer valer os seus valores. Os outros, bem os outros não são homens. São ratos e deveriam ficar sempre escodidinhos nos seus esgotos.
Comentário de George Kihoma
Vamos por partes:: Vamos por partes:
"O Linux é sim uma causa, mas é tambem um NEGOCIO". Sei, um negócio onde a maioria dos desenvolvedores se envolveram por discordar do modelo vigente de software proprietário. logo qualque raletração de rumo de empresas que comercializam o linux em direção ao modelo de software proprietário é ALTA TRAIÇÂO com os desenvolvedores que se envolveram justamente por não concordar com esse modelo.

"...dizer que Allison honra suas calças... discordo, acho sim que ele está com ela TODA BORRADA, com os gambito tremendo, cochando feito uma galinha medrosa..."
Rapaz, quem fica neste estado lastimável de medo são os covardes de plantão que nunca lutaram pelos seus ideais e princípios. Que nunca foram homens de verdade. Só entra nesse medo paranóico quem costuma vender a mãe na zona em troca de algumas moedas. Mas Judas Iscariotes existem em todo lugar. A traição, a fraqueza e a covardia também faz parte do gênero humano. Afinal o que seria do desenvolvedor que honra suas calças se não fossem os ratos mesquinhos que vendem a alma por uma moeda? Voc ê não precisa ficar triste por ser o que é. No final a terra devorará a todos. A gente só leva da vida, a vida que a gente leva.


"Essa atitude mostra apenas que os Linuxistas não são leais dentro do mundo corporativo, revela medo de mudanças e paradgmas, medo de competir de igual para igual com pessoas do mesmo nivel etc... na minha opinião, FALHA DE CARATER..."
Leais a quem cara-pálida? Os linuxistas são leais sim. Ao seu movimento e não à grana dos seus patrões. Porque de baba-ovo e puxa-saco o mundo já está cheio. E que medo de competição é esse e onde estão essas pessoas do mesmo nível? Mostre só uma delas. Apenas uma.
E para terminar, o seu conceito de falha de caráter é impressionante. Para não dizer distorcido. Típico de quem se acostumou a enxergar a vida através de janelas. Na verdade você é tão e somente fruto da experiência de uso rotineiro e cotidiano de sistemas de janelas. Um pobre infeliz que não conhece o significado do termo liberdade. Preso a idéias e conceitos que perpetuam o seu próprio estado lastimável de indigência mental, espiritual e moral. Em resumo: um merda.

Comentário de George Kihoma
Aleluia. Pelo menos um dos: Aleluia. Pelo menos um dos desenvolvedores do Samba acordou. A MS não cresceu "marcando bobeira". Se fizeram esse acordo com a Novel, é porque a guerra ainda vai começar. O Vista, até onde sei, trás algumas diferenças na implementação de protoclos de compartilhamento, o que na prática vai demandar mais trabalho da Samba para garantir a interoperabilidade. Nada contra se fosse um mudança realmente necessária, e não algo feito arbitrariamente por uma empresa que vive de querer definir o que é padrão e o que não é padrão.
A idéia que transparece é que existe um movimento da Novel no sentido de ser a única distribuidora Linux com possibilidade de garantir a interoperabilidade entre os dois SOs. Isso seria extremamente benéfico para MS, que ao invés de lutar contra o Linux, usaria a Novel para dizer que apenas aquela distro funciona. Não seria de todo impossível pensar numa futura aquisição da Novel pela MS. Em xadrez seria algo como um cheque. Talvez não um mate. Mas com certeza um cheque.
Por isso continuar a desenvovler coisas dentro da Novel pode ser o mesmo que trabalhar para MS. E portanto contra o Linux e o movimento Free Software. Com um inimigo como a MS, não se faz acordo. A única alternativa viável é derrotá-lo. Não existe meio termo. É como o enigma da esfinge: decifra-me ou te devoro.
Comentário de Samamba
Muito bom mesmo :D: "Um desenvolvedor que é reconhecido como tão importante, acham que ele não vai conseguir facilmente outro emprego?"


http://br-linux.org/linux/jeremy-allison-no-google
.
Comentário de miranda
Inteligencia????: "Preso a idéias e conceitos que perpetuam o seu próprio estado lastimável de indigência mental, espiritual e moral. Em resumo: um merda."

Agora sim, vamos por partes:

1 - estado lastimável de inteligência mental.

Cara eu num sei se pra vc é inteligênte ficar dependendo de um SI (sistema inoperacional) que não tem a capacidade sequer de acessar a internet sem um anti-virus. Um sistema que NÃO SABE gerenciar memória e muito menos processos. Você não sabe o que é um sistema MODULAR, kernel inteligente, OTIMO gerenciamento de memória, bom talvez inteligente é ficar arrancando as pulgas do podreco ou ficar remendando o queijo-suiço (internet explorer) ou usar o pró-virus(outlook express)
E por favor, alguem ai da platéia, tem outra inteligencia a não ser mental??



2 - espiritual.

Então você é o cara que consegue ver atraves do SO utilizado o estado espiritual do camarada? Se for julgar pelo numero de BUGS, REMENDO MAL FEITO, VIRUS, WORNS e afins, nossa alma ta muito mais pura do que os usuarios do podrinho OS.

3- moral

Cara, essa você bateu forte, então lá vai:
Achei ridiculo seu ataque a moral dos linuxsistas porque nos somos os unicos que podemos ser exemplos de moral:
NÃO pirateamos nossos softwares;
NÃO usamos crack em nossos softwares;
NÃO ROUBAMOS nenhuma empresa de software por usar software sem licença pois nossos softwares são LIVRES.

Agora o pergunta que não quer calar: O seu podrinhoOS tem licença? O seu Corel Draw é original? O seu Dreamweaver é original? O seu Office é original? O seu antivirus é original? O seu PhotoShop é original? O seu Cad é original? Você PAGOU por algum deles, ou foi na "santa" e comprou por 10 conto??

Cara, fica no seu "mundinho" de pegar pulgas e remendar o podrão ou mude de SI para SO e você terá mais tempo porque, o tempo que você perde remendando o podre e tirando virus dele, vc estaria APRENDENDO SOBRE NOSSO MUNDO dai sim, vc falaria com propriedade.

4 - merda

Pelo que você expôs aqui no Br-linux, esse deve ser o seu sobrenome.





  • Mirandamaster - O Linux em seu Desktop

  • Comentário de Leonardo T Carvalho
    Apoiado: Sei como é a situação do cara.
    Uma salva de palmas para o Jeremy, ele falou, inquiriu, trucou, e tomou a atitude mais cabível pra situação. Fiz e farei o mesmo que ele sempre. O preço de ter atitude é alto, mas paga no fim. No caso dele, um emprego no Google... ;)
    Saí dos dois últimos empregos por não me "vender por poucas moedas".
    Estou desempregado, mas não tenho mais que aturar decisões que deviam ser técnicas e embasadas na realidade sendo tomadas porque alguém soube se vender melhor, ou quer tomar a decisão só porque é o dono, ou o chefe. Ganhava bem (para Floripa), mas o que aconteci na empresa me estressava e/ou me indignava.
    Após a sáida da empresa (no último caso, "cortes de despesas") estava conversando com dois camaradas que fizeram um comentário que já vi aqui: "concordo com sua postura, mas é o seu chefe, você tem de dizer amém que você não é ninguém"...
    Mas quando o caldo entornar, não é o chefe que paga o pato. É quem obedece.
    O mercado de TI devia levar em conta caráter e competência, não skills sociais e de "auto venda" como vemos em 99% das grandes empresas. Afinal, como diz o ditado, "Todo homem tem seu preço, mas os que se vendem o fazem por muito mais que valem".

    Comentário de George Kihoma
    Cara, por que você não leu: Cara, por que você não leu direito?
    Minhas críticas não foram ao linux. Foram ao camarada que escreveu o post criticando o Jeremy Allison. É preciso atenção ao ler as coisas. Ou se corre o risco de erros grosseiros como o seu. Mas está perdoado.
    Imagina eu dependendo de antivírus... Só por essa piada que me provoucou gargalhadas homéricas, você já está perdoao.
    Na próxima leia direito antes de bater de frente.
    Comentário de George Kihoma
    ATENÇÃO!!! Em virtude de: ATENÇÃO!!! Em virtude de um companheiro ter se equivocado com meu post, esclareço que o mesmo foi em resposta ao post do Alexandre Moraes, intitulado "Honra ou Orgulho?"

    Comentário de miranda
    ME MODEREM por: ME MODEREM por favor....
    Percebi que referir-me a pessoa errada e peço que alguem modere meu comentario acima negativamente.
    Era pra descer a bucha em outro, mas errei o alvo. =(

  • Mirandamaster - O Linux em seu desktop

  • Comentário de Everaldo Canuto
    Só quero saber se e caso o: Só quero saber se e caso o cara agora desempregado precise de algo, se você está disposto a prover ou mesmo custear as despesas dele.

    Mas eu tenho certeza que você é alguém que honra as calças, tenho certeza que você vai ajudá-lo caso necessário, tenho certeza que a empresa em que você trabalha toma apenas decisões que vão de encontro a os seus valores, tenho certeza que você deve ser alguém integro, que age sempre de boa fé e vontade.

    Infelizamente esse não é meu caso, a empresa que trabalho toma decisões que vão de encontro a meus princípios e como eu não honro minhas calças continuo trabalhando nela, fazendo software livre que ajudaa as pessoas, fazendo trabalho voluntário nos fins de semana, não consumindo produtos piratas, ajudando (com o dinheiro dessa empresa) a meus familiares... mas tenho certeza que você, um cara que honra suas calças faz muito mais para a sociedade do que eu.

    Já que não honro minhas calças, não vou mais usálas :)

    ---
    Everaldo Canuto
    Comentário de CWagner
    Não esquece de postar as: Não esquece de postar as fotos quando passares a usar saia :D

    Mas pelo amor de Deus, vê se depila as pernas :D

    Saúde, Paz e Boas Festas a todos.

    P.S.: Nóis ganha pouco mas ri pra diacho.
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
    Carlos Wagner - São Luís / MA

    Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004