“A empresa canadense D-Wave diz que vai inaugurar amanhã o primeiro computador quântico do mundo. A D-Wave diz que desenvolveu uma máquina híbrida chamada Orion que inclui um processador quântico de 16 qubits (os "bits" quânticos) mas que também processa bits convencionais. Essa arquitetura híbrida permitiria a comunicação entre o processador quântico e os circuitos digitais comuns. A computação quântica vem sendo descrita na teoria há muitos anos. Mas, até agora, ninguém apresentou uma máquina quântica capaz de executar tarefas práticas. Os cientistas que realizam pesquisas nessa área dizem que ainda vai demorar muitos anos até isso se tornar possível, o que torna surpreendente o anúncio da D-Wave. Máquinas assim poderão ser empregadas para cálculo numérico extremo. Algumas das aplicações seriam simulações, quebra de algoritmos criptográficos e seqüenciamento genético.
O anúncio da D-Wave vem sendo recebido com ceticismo pelos cientistas. Dave Bacon, pesquisador da Universidade de Washington, aponta, em seu blog, uma série de pontos duvidosos na tecnologia descrita pela D-Wave. Ainda assim, ele considera positiva a decisão da empresa de demonstrar publicamente sua máquina
Se a empresa cumprir a promessa, o impacto em alguns segmentos da informática poderá ser dramático. Algoritmos criptográficos hoje considerados seguros, por exemplo, poderão ser quebrados por força bruta usando uma máquina de 1 000 qubits. Assim, toda a segurança dos computadores e da internet terá de ser repensada.”
E na verdade, já existem computadores quânticos em funcionamento. O problema é que eles são caros e excessivamente dispendiosos. Um dos sistemas que já foi utilizado, por exemplo, possui apenas 3 qubits e utiliza técnicas de manipulação de spin nuclear com ressonância magnética. E para os que já querem um brinquedo desses para o natal de 2010, saiba que eles necessitam de algorítmos específicos, de forma que programas "atuais" dificilmente seriam portáveis para esse tipo de sistema.
Considerando que o site deles sequer fornece informações sobre o tipo de sistema usado (spin nuclear, armadilhas de íons, pontos quânticos e etc) acho que se trata de um grande vaporware.