Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anúncio do primeiro computador quântico do mundo é recebido com ceticismo


“A empresa canadense D-Wave diz que vai inaugurar amanhã o primeiro computador quântico do mundo. A D-Wave diz que desenvolveu uma máquina híbrida chamada Orion que inclui um processador quântico de 16 qubits (os "bits" quânticos) mas que também processa bits convencionais. Essa arquitetura híbrida permitiria a comunicação entre o processador quântico e os circuitos digitais comuns. A computação quântica vem sendo descrita na teoria há muitos anos. Mas, até agora, ninguém apresentou uma máquina quântica capaz de executar tarefas práticas. Os cientistas que realizam pesquisas nessa área dizem que ainda vai demorar muitos anos até isso se tornar possível, o que torna surpreendente o anúncio da D-Wave. Máquinas assim poderão ser empregadas para cálculo numérico extremo. Algumas das aplicações seriam simulações, quebra de algoritmos criptográficos e seqüenciamento genético.

O anúncio da D-Wave vem sendo recebido com ceticismo pelos cientistas. Dave Bacon, pesquisador da Universidade de Washington, aponta, em seu blog, uma série de pontos duvidosos na tecnologia descrita pela D-Wave. Ainda assim, ele considera positiva a decisão da empresa de demonstrar publicamente sua máquina

Se a empresa cumprir a promessa, o impacto em alguns segmentos da informática poderá ser dramático. Algoritmos criptográficos hoje considerados seguros, por exemplo, poderão ser quebrados por força bruta usando uma máquina de 1 000 qubits. Assim, toda a segurança dos computadores e da internet terá de ser repensada.”


Enviado por sharles (sharles·saΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de evandrofisico
dificil....: Acho complicado eles terem realmente conseguido um "computador quântico". Atualmente no mundo dezenas de institutos de pesquisa tentam obter sistemas que possam ser usados como qubits, e as dificuldades são inúmeras. Entre elas posso enumerar problemas quanto a estabilidade do sistemas (as "medidas" são complexas de se fazer, variações pequenas de campo eletro-magnético ou de temperatura podem quebrar o emaranhamento do sistema e leva-lo a um estado colapsado, de onde se obtém apenas um dos resultados, levando-se então a uma situação de computação "normal".

E na verdade, já existem computadores quânticos em funcionamento. O problema é que eles são caros e excessivamente dispendiosos. Um dos sistemas que já foi utilizado, por exemplo, possui apenas 3 qubits e utiliza técnicas de manipulação de spin nuclear com ressonância magnética. E para os que já querem um brinquedo desses para o natal de 2010, saiba que eles necessitam de algorítmos específicos, de forma que programas "atuais" dificilmente seriam portáveis para esse tipo de sistema.

Considerando que o site deles sequer fornece informações sobre o tipo de sistema usado (spin nuclear, armadilhas de íons, pontos quânticos e etc) acho que se trata de um grande vaporware.
Comentário de vini_bill
Com certeza esse computador: Com certeza esse computador de 3qubits roda linux...

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de luizmineo
Eh...: Logo logo jah aparece no YouTube um videozinho de alguém bootando o kernel nele... =p
Comentário de luizmineo
Eh...: EDIT: Postei duas vezes sem querer...
Comentário de CWagner
Por que me veio aquela cena: Por que me veio aquela cena de Independence Day em que Will Smith e o Mosca "infectam" o computador de uma nave alienígena com um vírus terráqueo?

Será que o micro de bordo rodava Windows, Java, alguma linguagem interpretada ou quem sabe ANSI C e o vírus foi imediatamente compilado e executado?

Como serão os vírus para os computadores quânticos? Terão DRM embutidos? Poderão virtualizar outros sistemas?

Êêêêêê, curiosidade :D
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de evandrofisico
co-processador: Na verdade, o "computador quântico" como está sendo projetado seria mais parecido com um co-processador, já que ele tem um conjunto de instruções próprias e precisa executar algoritmos completamente diferentes dos usados em processadores normais.

Um exemplo é o algoritmo de Shor, criado por Peter Shor que permite a fatoração de grandes números, o que é considerado o motivo principal da construção desse tipo de processador, pois permite a quebra de chaves longas de criptografia. O outro uso seria exatamente em simulações de processos quânticos.
Comentário de escovadordebit
Investidores: Acho que estes caras publicam coisas assim para atrair investidores.

Até uns anos atras só se conseguia manipular apenas bits quanticos em laboratório , utilizando parafernálias absurdas e agora os caras ja aparecem com a máquina e software operantes.

Vaporware...

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004