“Teve início então o FISL 8.0! Nosso grupo chegou à FIERGS, onde o FISL ocorre, e logo recebemos nossas credenciais e acesso mais rápido ao ambiente do evento, já que fazemos parte de um dos grupo de usuários com stand. Logo de início dei uma boa olhada nos stands das empresas, comunidades e realmente está bastante completo. Todos os nomes de peso, que vi durante o ano envolvidos com software livre, marcam presença como Google, Banco do Brasil, dentre muitas outras. Não vou listar aqui todos eles, é melhor ir até o site do evento para ver, mas citarei neste e nos próximos posts alguns stands interessantes que for encontrando.
O FISL realmente não deve em nada a fama que tem. É muito organizado. A equipe de organização se mostrou muito solícita em nos ajudar em nossas diversas dúvidas.
Dentre alguns dos stands interessantes está o do Google, que está realizando entrevistas para contração, e da Thin Networks, com uma solução desktop multiseat (ou multihead), onde um computador apenas é compartilhado com vários usuários simultâneos através de vários monitores com respectivos teclados e mouses. O stand dele conta um computador e 12 clientes. Dei uma olhada rápida e percebi uma boa velocidade de resposta. Depois voltarei lá com mais calma.
Encontrei também várias crianças com o OLPC do MIT andando pelos corredores, até ver que tinha um stand só do One laptop per child, onde pudemos ver de perto os laptops e utilizar seu Linux com o Sugar, a interface baseada em GTK da solução, que já está disponível para teste em vários sites.
Nos acomodamos em um dos stands destinados aos grupos de usuários e montamos nosso local, com os cartazes que conseguimos trazer, do DETI (Departamento de Engenharia de Teleinformática) e GTEL (Grupo de Pesquisas em Telecomunicações Sem-fio), representando o Ceará aqui no evento.
No fim do dia postarei as fotos sobre o que descrevi neste post. Amanhã tentarei fazer isso mais on-line, postando as fotos junto, e não depois. Até a próximo post!
OBS: Este post ia sair mais cedo, mas o acesso à internet aqui no stand caiu algumas vezes Tem várias redes sem-fio, mas nenhumas das que acessei tinha DHCP, e vou aproveitar melhor o tempo aqui do que ficar descobrindo NATs.”
Alguém aí está tendo o mesmo problema? Obs: estou usando o MPlayer e o xine.
Outro problema é o fato de algumas transmissões serem em inglês. Bem, mas esse já é um problema comigo, que sou ruim em ingles ;-)
Obs: Será o fato de a internet da brasil telecom (que estou usando) ser uma merlim?
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana