A votação dos Favoritos da Comunidade Linux no Brasil em 2006 começou no início da madrugada deste domingo, e prossegue a todo vapor. Até o final da manhã havia mais de 250 votos registrados, que são suficientes para fazer algumas análises preliminares - as quais possivelmente ainda serão revertidas ao longo das 3 semanas de votação, é claro.
Não vou revelar resultados parciais, mas pretendo fazer alguns comentários pontuais para estimular a participação das torcidas organizadas ;-)
Visitei alguns sites de distribuições e comunidades na manhã de hoje e vi que já começam a surgir, em seus fóruns, chamados para os usuários votarem nos produtos de cada uma das comunidades. A participação comunitária e as torcidas são muito bem-vindas, e eu agradeço a todos que puderem
ajudar a divulgar a votação.
Vamos aos comentários sobre a primeira parcial "secreta" ;-)
- A primeira área em que há uma polarização clara é a dos bancos de dados. E isso fica ainda mais evidente quando se percebe que até o momento só 3 SGBDs diferentes foram votados, e há vantagem numérica muito forte para um deles. Será que o resultado vai se manter?
- Entre os players de áudio, um participante com base de código bem antiga e poucas atualizações vem ganhando ano após ano, e este ano iniciou com vantagem, mas sua vantagem percentual está bem reduzida. Quem terá fôlego para destronar o velho campeão?
- Já entre os editores de texto, você esperaria que a polarização fosse entre vi/vim e emacs, certo? E o que você acha de um destes concorrentes nem chegar a estar entre os "top 5"?
- Uma curiosidade extra que eu tenho é de que forma a celeuma envolvendo a rejeição por uma distribuição popular vai afetar a votação do Firefox. Estou acompanhando o resultado parcial e vendo a minha expectativa inicial se comprovar.
- Entre os ambientes gráficos, a luta está apertada, com os dois mais populares tendo mais de 45% dos votos válidos cada um. Ambos já se alternaram no primeiro lugar várias vezes ao longo da madrugada e da manhã de domingo.
- No campo das ferramentas de desenvolvimento e das linguagens de programação, ainda não há nenhuma definição. Será que veremos uma polarização entre Java e Python, ou o C prevalecerá? Alguém votou no Awk? ;-)
- Entre as distribuições em geral não espero grandes surpresas, mas a briga na categoria das distribuições nacionais está apertada - e não tanto quanto a dos sites e fóruns nacionais.
- Eu imaginava que haveria grande dispersão entre os votos de qual foi o ponto alto do software livre em 2006, mas me enganei: a maioria absoluta se concentra na disseminação de determinadas tecnologias e produtos livres bastante populares.
- Ao contrário, nos votos do ponto negativo do software livre em 2006, temos dispersão considerável, incluindo um evento na tv nacional, o fork de um software popular, a nova versão de uma licença popular, um processo judicial no Brasil, um programa governamental e uma personalidade internacional que visitou o país.
Nos próximos dias divulgarei mais informações sobre o andamento da votação. Até lá!
Quanto aos editores de texto, por essa eu realmente não esperava.
E quanto aos jogos? Dispersão total?