Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Primeira "semi-parcial" da votação dos Favoritos da Comunidade Linux no Brasil em 2006

Favoritos 2006 BR-Linux.orgA votação dos Favoritos da Comunidade Linux no Brasil em 2006 começou no início da madrugada deste domingo, e prossegue a todo vapor. Até o final da manhã havia mais de 250 votos registrados, que são suficientes para fazer algumas análises preliminares - as quais possivelmente ainda serão revertidas ao longo das 3 semanas de votação, é claro.

Não vou revelar resultados parciais, mas pretendo fazer alguns comentários pontuais para estimular a participação das torcidas organizadas ;-)

Visitei alguns sites de distribuições e comunidades na manhã de hoje e vi que já começam a surgir, em seus fóruns, chamados para os usuários votarem nos produtos de cada uma das comunidades. A participação comunitária e as torcidas são muito bem-vindas, e eu agradeço a todos que puderem ajudar a divulgar a votação.

Vamos aos comentários sobre a primeira parcial "secreta" ;-)


  • A primeira área em que há uma polarização clara é a dos bancos de dados. E isso fica ainda mais evidente quando se percebe que até o momento só 3 SGBDs diferentes foram votados, e há vantagem numérica muito forte para um deles. Será que o resultado vai se manter?
  • Entre os players de áudio, um participante com base de código bem antiga e poucas atualizações vem ganhando ano após ano, e este ano iniciou com vantagem, mas sua vantagem percentual está bem reduzida. Quem terá fôlego para destronar o velho campeão?
  • Já entre os editores de texto, você esperaria que a polarização fosse entre vi/vim e emacs, certo? E o que você acha de um destes concorrentes nem chegar a estar entre os "top 5"?
  • Uma curiosidade extra que eu tenho é de que forma a celeuma envolvendo a rejeição por uma distribuição popular vai afetar a votação do Firefox. Estou acompanhando o resultado parcial e vendo a minha expectativa inicial se comprovar.
  • Entre os ambientes gráficos, a luta está apertada, com os dois mais populares tendo mais de 45% dos votos válidos cada um. Ambos já se alternaram no primeiro lugar várias vezes ao longo da madrugada e da manhã de domingo.
  • No campo das ferramentas de desenvolvimento e das linguagens de programação, ainda não há nenhuma definição. Será que veremos uma polarização entre Java e Python, ou o C prevalecerá? Alguém votou no Awk? ;-)
  • Entre as distribuições em geral não espero grandes surpresas, mas a briga na categoria das distribuições nacionais está apertada - e não tanto quanto a dos sites e fóruns nacionais.
  • Eu imaginava que haveria grande dispersão entre os votos de qual foi o ponto alto do software livre em 2006, mas me enganei: a maioria absoluta se concentra na disseminação de determinadas tecnologias e produtos livres bastante populares.
  • Ao contrário, nos votos do ponto negativo do software livre em 2006, temos dispersão considerável, incluindo um evento na tv nacional, o fork de um software popular, a nova versão de uma licença popular, um processo judicial no Brasil, um programa governamental e uma personalidade internacional que visitou o país.


Nos próximos dias divulgarei mais informações sobre o andamento da votação. Até lá!


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de luizmineo
Eu espero sinceramente que o: Eu espero sinceramente que o Amarok (melhor player da atualidade, na minha opinião) e o Banshee destronem o xmms. Jah estah mais do q na hora .
Quanto aos editores de texto, por essa eu realmente não esperava.

E quanto aos jogos? Dispersão total?
Comentário de popolony2k
É votei no Amarok...: ...tb, apesar de que o XINE e XMMS são excelentes, apesar de velhos conhecidos !

Pergunta ?????

Essas prévias da votação, durante a votação, não podem influenciar os votos da moçada ????

Se o o TSE te pega Brain !!!

Quanto a briga Debian versus Mozilla.org influenciar na votação, isso é lógico. Vamos ver daqui um mês ou um ano se os números prevalecem !

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Ixiiiiiiii, o voto é .....: ...secreto !!!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de tenchi
Eu já votei: Eu já votei.
Votei somente naqueles campos que realmente eu sabia responder...
Há questões que é até meio difícil de responder. Por exemplo, eu gisto tanto do MPlayer quando do Xine, e uso um ou outro conforme o meu humor.. rsrssr.
Em matéria de player de áudio, ninguém ganha para o amaroK...
Distro para servidor? Slack.
Distro para Desktop? Slack! rsrsrs.
Valew
Comentário de nemesis
nenhuma surpresa!: "Já entre os editores de texto, você esperaria que a polarização fosse entre vi/vim e emacs, certo? E o que você acha de um destes concorrentes nem chegar a estar entre os 'top 5'?"

a quantidade de gente que não conhece a cultura *nix mas "mexe" com Linux hoje é impressionante. Vc vai nos fóruns do vivaolinux e está repleto de gente completamente sem noção -- e aparentemente analfabeta -- buscando ajuda mesmo para configurar Linux e proxies para o trabalho!! isso queima o filme legal, não?!

então, não me surpreende que vários devem estar votando em editores bem menos capazes como gedit ou kate. A velha figura do sábio administrador de sistemas Unix mestre em shell e vi está sendo substituída por inúmeros ex-admins Windows ignorantes se virando com as centenas de HOWTOs e tutoriais web e soluções meia-boca...

isso vai dar merda...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
aliás, são os mesmos: aliás, são os mesmos viadinhos que ficam moderando sem parar... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jczucco
Concordo !: Concordo !

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de popolony2k
É a coisa mais dificil do mundo .....: ...ter que concordar com você, mas você está coberto de razão.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de marcosalex
É a tendência de mercado,: É a tendência de mercado, em praticamente todas as áreas. Mas sempre foi assim.
Quando a Kodak teve idéia de lançar uma câmera fotográfica barata para o público geral, os fotórgrafos também pensavam dessa forma, já que fotografia era coisa de profissional.
Décadas depois, tirar foto é a coisa mais comum, mas nem por isso o fotógrafo profissional deixou de existir.

Haskell developer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004