Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

150.000 unidades: Brasil fará sua primeira compra de laptop educacional em licitação


“Notícia divulgada pelo COMPUTERWORLD, assinada por Taís Fuoco, informa que: "Expectativa é que os modelos cheguem ao País no início do ano letivo de 2008, depois de licitação que pode envolver até 30 milhões de dólares. O governo federal prepara uma licitação internacional, que deve ser lançada no início do segundo semestre, para adquirir 150 mil laptops de uso educacional, dentro do projeto batizado no Brasil de Um Computador por Criança (UCA).



Segundo o assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, que recentemente passou a coordenar os projetos de inclusão digital do governo, a idéia de promover uma licitação internacional surgiu para dar oportunidade para que qualquer companhia participe. O governo admite, inclusive, que as máquinas sejam importadas porque sabe que não haverá tempo hábil para produção local."

Há uma estimativa, segundo a qual, o governo pretende pagar U$200 por cada Laptop, isto é (ou deve ser) o máximo a ser pago por unidade.”


Enviado por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) - referência (computerworld.uol.com.br).

Leia também: Notebook: aprenda como escolher para comprar bem e pagar menos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hardware
Iniciativa aprovada: Vi no site 'OLPC News' (http://www.olpcnews.com/countries/brazil/) vídeos mostrando os testes dos laptops no Brasil em escolas públicas em situações reais de uso. Fiquei satifeito e tenho certeza de que apesar das criticas a iniciativa é muito válida. De minha parte a unica critica (construtiva) vai para a capacitação dos professores que em algum momento terá que ser feita. Duvidos que professores de escolas publicas - funcionarios publicos que são, com baixos salarios, acomodados e com conhecimento '0' de informatica - serão capazes de estimular as criancas que receberao os laptops a aproveitar toda a capacidade dos equipamentos. Queria ver criancas aprendendo linguagens de programação, criando websites... quem sabe dai não nasceriam milhares de Gates, Ballmers, Jobs e autores de Yahoo, Google, Kazaa, Skype e Joost???
Comentário de ceti
O objetivo é outro: Me parece que o objetivo do programa não é a criança aprender a montar website nem aprender linguagens de programação.

Me parece que o objetivo é didático, isto é, ajudar na alfabetização. E isso é mais que louvável, porque por aqui está cheio de analfabeto funcional, que é o cara que possui diploma mas é incapaz de resumir um texto com suas próprias palavras ou tirar uma conclusão do que leu.

Acho que aprender a montar site pode ficar prá depois, tem coisa mais importante antes.


long live rock!
Comentário de CWagner
Aconteça o que acontecer,: Aconteça o que acontecer, já consigo ouvir um murmurinho vindo de Brasília: "E vai rolar a festa!...."

Só espero que respeitem o projeto. Apenas isso.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de André M
Só uma modificação, o: Só uma modificação, o projeto no Brasil é diferente do projeto internacional, pois lá fora é one laptop per CHILD e aqui é um computador por ALUNO, parece pouco mas não é, pelo projeto OLPC o computador é da criança, pelo projeto brasileiro o computador VOLTA pra escola depois que o aluno avança nas séries, como é feito com livros didáticos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004