Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Precisamos realmente do OpenXML?


“Uma das minhas atribuições profissionais é representar oficialmente a IBM em entidades de padrões como a ABNT. Como estamos no processo final de avaliação da proposta OpenXML e a poucos dias de definir o voto brasileiro na ISO, tenho dedicado grande parte do meu tempo a esta atividade. Isto se reflete nos inúmeros posts que venho levantando sobre o assunto.

E, aqui vai mais um... Recentemente estive debatendo com professores e estudantes de diversas universidades sobre esta questão. Vou resumir alguns pontos debatidos.

Tenho começado o debate mostrando que já existe um padrão para formato de documentos, independente de fornecedor e aprovado pelo ISO desde maio do ano passado, que é o ODF. Agora, estamos debatendo a proposta da Microsoft e da Ecma de criar um segundo padrão. Esta proposta chegou à ISO através do processo chamado fast track, com um exíguo período de seis meses para as entidades de padrões (o Brasil é um deles) avaliar as suas mais de 6.000 páginas de documentação.

Uma pergunta que me fizeram várias vezes: “Porque dois padrões?”.Uma das principais alegações para apresentar este segundo padrão é que o OpenXML foi desenhado para garantir compatibilidade com os documentos legados do Office (vejam bem, apenas do Office...). Na proposta Ecma isto é claro: “OpenXML was designed from the start to be capable of faithfully representing the pré-existing corpus of Word-processing documents, presentations and spreadsheets that are encoded in binary formats defined by Microsoft Corporation”. Bem, então para garantir esta compatibilidade é necessário um segundo padrão? Por que não ampliar o padrão já existente, o ODF?

A resposta pode ser encontrada na própria especificação do OpenXML, onde em vários lugares lemos coisas como “2.15.3.6 autoSpaceLikeWord95 (Emulate Word 95 Full-Width Character Spacing). This element specifies that applications shall emulate the behavior of a previously existing word processing application (Microsoft Word 95)…”.Ou seja, apesar das 6.000 páginas temos que saber exatamente como o Word 95 funciona! Então, não apenas temos que digerir a imensa documentação, mas temos que saber emular o Word 95, Word 97, Word 6, etc...! E quem sabe fazer isso, a não ser a Microsoft? Aí entra uma pergunta “Um padrão aberto pode requerer extensões proprietárias para poder ser implementado?”. A resposta deve ser um sonoro não!

Portanto, o caminho mais sensato seria ter um único padrão. Dois ou mais padrões aumentam os custos para todos. Com dois padrões não temos o dobro de benefícios que teríamos com apenas um...Ah, indaga alguém: “mas já existem padrões que overlapam uns aos outros...”. Bem, o fato de isto acontecer não significa que temos que perpetuar o erro. Padrões não devem ser duplicados. Se já existir um padrão aberto, porque não agregar esforços e evolui-lo? Criar um padrão alternativo para competir com o já existente só beneficia a quem o propõe.

Mas, vamos em frente, analisando as diversas documentações livremente disponíveis na Web (o blog lista inúmeros, que podem ser acessados pesquisando-se pelas tags ODF e OpenXML), coletei algumas deficiências do OpenXML, que cito nos debates, como inconsistências com padrões ISO já existentes (OpenXML implementa “language codes” diferentes do padrão ISO 639. E conta-se às dezenas tais casos...) e uso de padrões proprietários, como Windows Metafiles e Enhanced Metafiles.

Outro ponto que faço questão de lembrar é que a única implementação do OpenXML é a da Microsoft. E mesmo assim, de forma parcial. Na verdade o padrão OpenXML foi criado em torno da aplicação Office. Uma inversão de propósito. Além disso, lembro que existem restrições de interoperabilidade entre sistemas, uma vez que o OpenXML define funcionalidades existentes apenas no Windows, como DevMode, GUID e ClipBoard Data. Estas dependências fazem com que o OpenXML não funcione da forma correta em ambientes que não o Windows.

Bem, padrões são por natureza complexos e altamente técnicos. Um processo fast track limita em muito a sua análise de forma criteriosa. Aliás, como recordar é viver, vamos lembrar a tentativa anterior da Microsoft e da Ecma de propor à ISO, via fast track a aprovação das extensões C++/CLI. Como vocês podem ver em http://www.robweir.com/blog/2007/03/fast-track-wrong-direction.html, a proposta foi abortada pela avaliação negativa das entidades de padrões. Lessons learned? Se a proposta não for bem feita, as entidades de padrões podem e devem rejeitá-la, mesmo diante das carências de tempo sob fast track.”


Texto de Cezar Taurion enviado por Vitorio Y. Furusho (furushoΘcelepar·pr·gov·br) - referência (ibm.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
não: não

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de mumm-ra
Hmmmmm...: .. não !!

Comentário de tenchi
Meias mentiras ou meias verdades?: Realmente, um belo texto.
Eu estava esses dias pesquisando sobre essa guerra entre formatos, e vi no site opensource da Microsoft, falando das vantagens do OpenXML sobre o ODF, e (logicamente, estão vendendo seu produto) foi citado que o ODF é ruim pois não permite a criptografia de documentos.
O problema é que, para os leigos como eu, é complicado entender as vantagens de um "formato" sobre outro. Você vê no site do OO uma comparação e no site da MS outra. Qual dos dois está certo? Eu, como quase todo usuário do Linux e OO, apóia o ODF (embora às vezes tenhamos que exportar como doc, para que os outros entendam), mas apoiar um sistema somente por ideologia não é lá muito certo.
Um documento legal é este.
ftp://officeboxsystems.com/odfa_ukag/ODFA%20UKAG%20Technical%20White%20Paper.odt

Enfim, quem está falando a verdade?


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
E até que me provem o contrário ...: ... NÂO! ;-)

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de mchiareli
nao: eu assisti uma palestra da microsoft sobre isso na faculdade, e eles falaram com tanta certeza sobre o open xml que fiquei na duvidade se realmente a votação vai servir de algo, pq deu entender segundo eles que isso já é um padrão mundial, pq ele enfiou na cara das pessoas que a microsoft ta lançando um padrão novo e não colocando um padrão para aprovação...fiquei na duvida sobre, se isto é realmente decisão da iso msm..... Oo
Comentário de popolony2k
No ....: ... Thanks !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Morvan
Arqueiro infalível: Essa de impor padrões me lembra um artigo de um sócio da KPMG Consultoria, há anos atrás, falando sobre a Microsoft. Ele dizia que a dita se comportava, com relação a padrões, como um arqueiro que primeiro lança a flecha e depois desenha o alvo. Arqueiro infalível, sem dúvida. Fica claro que a intenção não é o padrão em si, e sim solapar a iniciativa "Open Source"...
Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de tenchi
Como uma luva: Seu comentário caiu como uma luva... rsr

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de sem@email.org
Deslocar o assunto para o: Deslocar o assunto para o ringue (quando se diz que ha uma briga entre dois padroes) eh fazer o jogo do lutador que bate a baixo da linha de cintura (a M$).

A questao juridica eh:

Ou monopolio com o openxml da M$.
Ou hegemonia (para a M$, ja que o ODF e totalmente free) com o ODF.

Mas a M$ nao gosta de ser hegemonica. Hegemonia custa muito esforço e requer um alto grau de responsabilidade. O negocio da M$ eh o monopolio que eh muito mais facil de ser admnistrado.

Nao ha discussao aqui que nao seja por padroes abertos e totalmante livres!

Qualquer manifestaçao de apoio ao Openxml eh claramente um gesto de suporte a um monopolio! Eh bater abaixo da linha de cintura. Eh como dizer que aquele gol do Zico na copa de 98 foi anulado corretamente!


Comentário de popolony2k
Gol do Zico ....: ...de 98 ? Não seria de 82 ?

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Lucas_Panurge
+1 que: +1 que concorda
--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de wagnerluis1982
Claro que não!!!!: Lógico que não!!! NÂO!!!
Comentário de marcanth
OOXML perde nos EUA: Parece que a coisa não foi muito bem para a Microsoft lá nos Estados Unidos. Vejam aqui:

OOXML loses US vote for fast-track ISO approval

http://www.theinquirer.net/?article=41641

Abraços
Comentário de Rodrigo Petronio
Se o OpenXML realmente fosse: Se o OpenXML realmente fosse incompatível com tudo e com todos como seria possivel a Apple lançar o iWork compativel com OpenXML antes da m$?

Como seria possivel a Sun e a Linspire lançar conversor OpenXML para ODF antes da M$?

O fato é que eu não parei para ler a documentação de nenhum dos padrões e acredito que a maioria dos usuários defensores ODF também não leu.

E acredito que os critérios de defesa são mais ideologicos do que puramente tecnicos....
Comentário de popolony2k
No, no, no...: ...eu fui um dos que parou para ler "sim senhori positoni", e lhe asseguro que tecnicamente é como o autor desse texto enviado ao br-Linux escreveu, ou seja, um padrão feito em torno de um produto acabado.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Jonathan
Por que Não?: Ainda não achei (nbos ultimos 15 minutos) na internet algo que me diga concretamente porque OpenXML não é bom...

Se é para abrir futuros e passados documentos do office, com certesa isso não iria fazer o padrão ficar popular, serviria apenas de corda para levantar o ODF...

ou estou engando?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004