Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PostgreSQL e C: utilizando um cursor


“A utilização de um cursor é fundamental em alguns casos, como uma consulta que retorna um elevado número de registros. Acredito que seja possível traçar uma linha comparativa entre a utilização de um cursor no banco de dados e a leitura de um arquivo muito grande. Quando trabalhamos com arquivos criamos um ponteiro, que é utilizado pelas funções de leitura. O arquivo é lido em partes e os bytes lidos são copiados para um buffer. Após cada leitura o ponteiro do arquivo é modificado, apontando para o próximo ponto de leitura ou o final de arquivo. É possível alterar este ponteiro de leitura (seek), retrocedendo ou avançando conforme a necessidade do programador. O cursor trabalha de maneira muito semelhante, ele é o ponteiro para a consulta e o comando FETCH a função de leitura.”


Enviado por Daniel Matte Freitas (danielmatteΘgmail·com) - referência (danielmatte.com)..

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004