“Esta solução visa solucionar um problema que existe em fazer greylist de provedores grandes, onde se utilizam uma range de IP para usar como MX, exemplo de provedores assim são os casos do GMAIL, HOTMAIL, AOL entre outros.
O que acontece é que quando recebemos um email vindo do GMAIL por exemplo, marcamos um único IP no greylist para esperar a resposta, como existe uma fazenda de servidores la do outro lado enviando emails, a proxima tentativa do GMAIL poderá vir de um outro IP de origem, dessa forma iremos fazer uma nova marcação no greylist e isto vai virar um loop até que o IP de origem bata com o marcado no greylist causando um delay enorme.
Para sanar este tipo de problema, podemos antes de fazer uma marcação de greylist, fazer uma verificação de SPF e verificar a origem do email, como o SPF já esta bem difundido entre os provedores grandes, acaba sendo uma solução muito viavél de combate a SPAM, além de ganharmos no processamento, já que não faremos greylist dos IPS com verificação positiva de SPF.
Esta solução está documentada com o uso do FreeBSD, mas pode ser aplicada muito facilmente em outros ambientes.”
Esta solução realmente é boa reduz drasticamente a quantidade spams recebidos nas caixas postais dos usuarios.
Utilizo aqui e ele bloqueia diariamente 60% das mensagens recebidas. As que passam são filtradas pelos filtros do Spam Assassim...
Abraço!