Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Portal Exame defende o ODF como padrão de interoperabilidade de documentos

Um grupo de empresas quer instituir um idioma universal dos documentos eletrônicos - e enfraquecer o domínio da Microsoft nesse lucrativo mercado.

A operação de auxílio às vítimas do tsunami no final de 2004 foi marcada por todo tipo de dificuldade. Percalços seriam inevitáveis em uma tragédia dessa proporção, que deixou um rastro de 200 000 mortes no Sudeste Asiático. Mas as equipes enviadas por mais de 60 países depararam com um problema inesperado: os relatórios e as planilhas trocados entre elas muitas vezes não abriam ou sofriam perdas de configuração que comprometiam seu entendimento. Como se não bastasse a dimensão da tragédia, os trabalhos de resgate e apoio às vítimas tiveram de enfrentar as complicações da tecnologia. Evitar situações como essa é um dos objetivos que levaram um grupo de pesos pesados da indústria de tecnologia, incluindo nomes como IBM, Sun Microsystems, Oracle e Google, a apoiar a criação de um padrão universal para documentos de escritório. Assim nasceu o Open Document Format, ou simplesmente ODF.

Essa poderia ser apenas a última sopa de letras num mercado notoriamente afeito a siglas incompreensíveis, mas é bem mais do que isso.

Entenda as vantagens do Open Document Format:


  • É um padrão aberto e público. Qualquer empresa pode criar um software que leia documentos gravados no formato ODF, e o formato não tem dono

  • Acabam as amarras a um único fornecedor de tecnologia, pois o ODF estimula o desenvolvimento de diversos programas concorrentes

  • Um padrão universal facilita a interação entre diferentes sistemas. Qualquer empresa ou pessoa pode abrir e editar os arquivos que recebe,mesmo os criados em software diferentes


Parece certo que haverá um esperanto dos arquivos de escritório. Resta saber quem determinará as regras gramaticais desse idioma universal dos computadores.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto-maya
Na prática é um fiasco.: __Se isso acontecer, mas se isso acontecer mesmo, eu rasgo meu diploma de técnico em Eletrônica e Telecomunicações, que nunca me serviu pra muita coisa mesmo. Os formatos da Microsoft já são tão disseminados que 90% das empresas dizem um fervoroso NÃO sobre a possibilidade de trocá-los por quaisquer outros, mesmo sofrendo com incompatibilidades entre versões, eles continuam irredutíveis. Essas coisas só funcionam quando há uma força de apoio que parta da base da pirâmide, que são os usuários finais, preconceituosos e mal acostumados.

__É tudo muito bonitinho e todos estão absolutamente certos, mas na prática não funciona, infelizmente.
Comentário de Entediado
Até tem razão, mas: Até tem razão, mas exagerou.

Primeiro que tem muita gente nem sabe do que se trata e só usa office pq não sabe q existe outra opção.

Só necessita realmente usar exclusivamente MS Office quem troca muitos arquivos desses formatos com outros lugares.


E acho que tu foi muito radical. Só pq a maioria usa MS não vai se tentar mudar ? Alguma hora tem de começar a tentar mudar senão autoriza o débito em conta pra MS agilizar o processo de pegar o dindin :)
Comentário de ricardomoc
Fico triste: ao ver que é necessário se basear em uma tragédia como foi o tsunami para se adotar um formato que já deveria existir há muito tempo. Fico pensando se a internet não fosse baseada em formatos abertos, o quanto estaríamos pagando hoje e o tanto de problemas que já teriam sido causados por isso...


--
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Spider man
É tudo questão de: É tudo questão de tempo...
Essa é uma ótima noticia a longo prazo, pois é apoiada por empresas com nomes de peso.
É obvio que padrões proprietários ainda reinaram por algum tempo, mas os padrões livres vem ganhado cada muito espaço, e a medida que vão sendo adotados e se expandem se tornam padrao "definitivo", justamente por não serem de uma empresa em particular.
Eu acredito seriamente que o esforço contínuo de empresas com esse nome e um padrão forte e eficiente faz com que seja naturalmente adotado com o tempo. E a partir da adoção não tem volta...
open-source + larga adoção + Padrao forte = sucesso
Existem vários exemplos nesse sentido
mozilla-firefox, linux, etc etc..
Comentário de KveRa
Concordo...., mas não como VC..: Olha cara, acho q esse seu radicalismo não ajuda em nada,
se temos condições de usar um formato melhor e aberto, e temos
conhecimento das suas vantegens, porque não?
Voce está certo quando diz que a maioria usa MS Office, mas realmente
não o fazem porque acham que ele é melhor e sim por falte de conhecimento.
E se nós temos esse conhecimento, pelo menos na minha opnião, deveriamos
contribuir para com os outros, explicando e incintivado o uso de um formato
melhor e ainda por cima aberto. Sem falar que a maior parte dos softwares
que utilizam o formato ODF também serem capazes de abrir o formato DOC da Microsoft.
Portanto a transiçao pode ser suave. Vai levar um certo tempo, e isso com certeza, mas se pessoas que pensam como vc mudassem um pouco suas atitudes, e ao invés de só dizer que é bom, mas não vai dar certo, passasem a contribuir p/ que dê certo, talvez levasse
menos tempo.


--
--------------------------
KveRa -=kvera@hotpop.com=-
ICQ #83524835
------

Comentário de apimente.br
Padrões abertos: Se a Internet não fosse baseada em Padrões Livres e abertos não existiria como conhecemos, seria uma outra coisa muito mais cara, muito menos abrangente e muito mais limitada, mas alguma empresa (talvez em Redmond?) estaria muito mais rica.
Comentário de jchaves13
Nessa vou discordar: Em geral tenho pontos de vista bem parecidos com os do bebeto-maya, mas dessa vez eu vejo diferente, ainda mais que algumas universidades já estão adotando o OO como padrão (algumas de forma errada, mas isso é outra história), e também pessoas que descobrem que podem gerar um pdf diretamente do editor, descobri que essa coisa tão pequena faz uma grande diferença para algumas pessoas.
Comentário de maiconfaria
Um, mudar o formato é: Um, mudar o formato é facil, clic em salvar como e depois selecione o odf !!!
De onde você tirou este "90% ...fervoroso Não" ??
Tem gente que acha que o open source tenta convecer alguem só com ideologia...
Independencia, produtividade etc, é isso que o open source oferece!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004