Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do Leitor: Por que é tão difícil criar um Sistema ERP de código aberto?


“Faz tempo que li um artigo no br-linux.org sobre sistema ERP Open source, mas depois disto pouca coisa evoluiu no mundo dos sistemas livres. O Compiere é uma boa opção mas está longe de ser popular neste mercado apertado e restrito de sistemas no Brasil. Por que é tão difícil? Será que não é possível popularizar um ERP Open Source?”


Enviado por Pedro Delfino dos Santos Neto (pedro·delfino3Θgmail·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alessandro
Também estou nesta batalha: Também estou nesta batalha, na minha opinião o que falta é um boa ferramenta ao estilo do Delphi (eu falei ao estilo e não igual) que tenha todas as ferramentas necessárias, gerador de formulários, conectividade nativo a Banco de Dados, gerador de relatórios e seja multiplataforma.

Existe o Lazarus e outros projetos, temos vários, mas nenhum é completo ou seja, ainda pecam em alguns quesitos importantes o que acaba impossibilitando o desenvolvimento.

Outro grande problema, é que um projeto de ERP é muito complexo ou seja não adianta ser apenas programador e sim deve se conhecer a fundo os mecanismos para o bom funcionamento de uma empresa, e ainda existe o problema de que nenhuma empresa quer ficar na mão de pessoas da comunidade e sim ter pessoal próprio e qualificado para resolver qualquer problema.

Acho que não teremos um solução a curto prazo e também tenho dúvidas que esta solução exista algum dia.
Comentário de Fabio Souza
Ferramenta: Bom, acho que o problema não seria este (falta de ferramenta).
Para quem programa em Java como eu, existe o Netbeans que tem um ótimo desenhador de telas. Para relatórios existe iReport que trabalha em conjunto com o JasperReport. Ferramenta não falta.
Agora, existe a solução para ERP da Compiere, mas eu não consigo de jeito nenhum instalar o Software, não sei porque as pessoas gostam de complicar a instalação de softwares, quando eu faço os meus, eu tento simplificar ao máximo a distribuição dele.
Comentário de showy
Dois motivos: Nossa empresa desenvolve e comercializa um ERP para micro e pequenas empresas e já faz algum tempo que tentamos disponibilizá-lo como open-source. Ainda não conseguimos fazer por um simples motivo: Falta de comunidade open-source fora da área de tecnologia.
Um dos grandes custos no desenvolvimento deste tipo de solução são os profissionais de negócio: Administradores, contadores, controllers, técnicos financeiros, especialistas tributários, logistica, etc...

Esse tipo de profissional não está interessado em trabalhar "pela causa".

Monte um time desses profissionais querendo ajudar e o resto irá fluir naturalmente...







Comentário de Luciano Candido de Lacerda
Linux Stok: Um projeto interessante, que carece de ajuda da comunidade é o LinuxStok
( http://linuxstok.sf.net ), ele já agrega funcionalidades interessantes
, sugiro acessar o site e ver como podemos ajudar o projeto ( qualquer ajuda é válida, os desenvolvedores precisam deste incentivo ).
Comentário de Fernando Augusto Bender
ERP5: Tchê, já destes uam olhada em www.erp5.org ?
Se não, por favor, faça-o.
Talvez isto mude sua opinião sobre haver pouca coisa.
Quanto a ser impopular, é uma questão de maturidade empresarial.
De fato, poucos absorvem os conceitos de seus ERPs, todavia os utilizam operacionalmente, assim, fica confortável utilizar soluções coemrciais.
Prova disto é a concha de retalhos que estas coisas eram, quando metade era comrpada, cada módulo como uma aplicação diferente de fornecedores distintos, e a outra metade era 'feita' pelo 'cara do cpd' na temporada que permanecia na empresa, até enlouquecer. Gereava-se pilhas de papel contínuo, 132 colunas e só Deus sabia o que significava aquelas intermináveis linhas.
Hoje, está tudo mais rápidos, mas não muito esclarecido. Efetivamente poucos usam o ERP como instrumento de gestão e decisão.
Posto isto, usar software livre, compilar fontes, fazer debug???
Sem essa, abre uma caixa e instala. :)
Abraços.
Comentário de atf
ERP em código livre: Realmente os problemas não são poucos nem pequenos mas, creio eu, o principal erro dos que têm tentado está em querer começar pelo fim. Explico:
Um sistema desses, para ser realmente integrado, precisa ter um arcabouço central poderoso e flexível para interelacionar todas as atividades de uma empresa. A única maneira que vejo para isso, é desenvolver esse módulo central em forma de contabilidade gerencial pois, assim, se poderá atender a quaisquer atos e fatos inerentes à operação.
Todas as tentativas que tenho visto, como o LinuxStock, começam programando uma determinada atividade e orientando o planejamento para ela. Veja um exemplo: o projetista quer atender à necessidade de integrar uma venda de mercadoria ao setor financeiro. Ora, numa contabilidade gerencial isso é automático, ninguém tem que se preocupar com a forma de integrar pois isso é função precípua do sistema contábil.
Creio que se começarmos pelo módulo central, programando-o de modo robusto e eficiente, (esqueçam "lazarus", "java", "PHP", "sqlite" e etc...) em ambiente cliente-servidor, ou até mesmo "web", seria bem mais fácil programar os processos periféricos.
Eu tenho feito alguns estudos, em protótipos funcionais, dois dos quais já funcionaram em "tempo real".
Dá para fazer mas, necessitar-se-á de uma "empresa-laboratório" que esteja disposta a fazer um pequeno investimento. Se souberem de alguma, por favor, me avisem.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de Fernando Augusto Bender
Pertinente: Isto sim, é um comentário lúcido e pertinente. Parabpens.
Comentário de vmedina
Esqueça Java????: PHP e Lazarus tudo bem... mas Java é bem talhada pra isso.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Olhe a sua volta.: Todo mundo discutindo ferramentas, Delphi-like(que faz tudo errado), discutindo não usar, etc.

Besteira. Não criam por quê se a equipe não for comprometida com análise, desenvolvimento visando a manutenibilidade, documentação, pesquisa de requisitos, criação de diagramas explicando e etc.

Você não escreve um programa tão complexo só arrotando código. Do mesmo jeito que um pedreiro não constrói um arranha-céu, mas o engenheiro projeta um!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
__Não há bons ERPs em SL: __Não há bons ERPs em SL porque não há público. Pra se fazer ERP pra linux é preciso vender a solução. Porque ERP geralmente roda em sistema mono-funcional...Então não faz diferença se é Linux ou Windows.Apenas venda a solução...E se você gosta de Linux? Ótimo, venda a solução...Pode ser proprietária em uma base free e livre de vírus.

__Um sistema onde o usuário dê o boot e carregue direto o aplicativo com pouca interação com o desktop. Por exemplo.

__Quem feza isso? vejam a Apple. Não fez ERP. Mas pegou um sistema operacional de maluco e vendeu a solução em Desktop para o mercado.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004