Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Por onde andam os integrantes da 'Seleção Linux' de 2000?

Cadê e por onde andam o pessoal dessa seleção publicada na edição 12 da extinta Revista do Linux? Por onde andam as pessoas que mais contribuíam em 2000 para o desenvolvimento da comunidade hoje? Walter Pinheiro, Helio Gurovitz, Djalma Valois, Renato Murilo Langona, Rildo Pragana, Marcelo Tosatti, Arnaldo Carvalho de Melo, Jorge Godoy, Augusto Campos (br-linux), Sérgio Bruder, André Caldas e Hugo Cisneiros (velho pontobr), Flávio Villalva Civatti, Rogério Esteves e Leandro Neves, Alessandro Binhara, Rubens Queiroz de Almeida, Marcelo D’Elia Branco, Jorge de Lyra, César Brod.

É possivel com essa relação de notaveis, fazermos uma analise da evolução do Pinguim, nesses seis anos. O que cada um diria sobre o tempo que passou? O Marcelo já é maior de idade! Cadê vocês, façam as suas analises!
” A nota foi enviada por Leandro Neves de Oliveira Bando (leandroΘdataworks·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Eu continuo aqui ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fabio Spinola Silva
lamentável !!: Para mim merece ser destaque de uma lista como essa, quem realmente contribui na raiz do Linux ou de um projeto para sua disseminação, ou seja, aquele que realmente é desenvolvedor e faz algo significativo como o Marcelo Tosatti, ou aquele que ajuda com opinião, sensatez e informação para massas como o br-linux.

Confesso que essa lista me descepciona, pois representa uma revista que deixou de existir numa url onde 80% dos links estão quebrados.Não teve base para tal pesquisa e afirmação, não teve votação popular.Quantos nomes importantes foram esquecidos né, enquanto uma pequena fatia da comunidade fica fazendo seu lobizinho para si mesmo, outros grandes projetos e sites da comunidade ficam ai, desapercebidos, mas com grande qualidade quanto a conteúdo e informação ! Cabe aos cientes disso, e são muitos darem valor e destaque a projetos mais humildes e com carácter !
Comentário de KubLin
verdade: é muito triste saber que diversos projetos estão sendo desenvolvido e/ou aprimorados necessitando de contribuições e a comunidade dispersa em projetos pessoais e/ou unilaterais
temos que nos unir cada vez mais afim de mostrarmos nossa força
enfim, é hora de acordarmos pra estes problemas existentes e formarmos uma central sinérgica/convergente evitando
trabalhos similares que dispendam muito tempo de núcleos individuais quando poder-se-ia ter o direcionamento de diversas pessoas para a mesma finalidade
abraços

Comentário de Comunidade Linux
união !!: Concordo com os pontos analisados, senão vejamos, concentrar o que há de melhor na comunidade linux em 4 ou 5 sites não é ser injusto ? Sim, digo isto, porque se formou uma panela na comunidade linux onde sites de renome se juntam para formar uma aliança e continuar estabelecendo sua força perante a comunidade, mas ai eu pergunto, e para os outros, cabe espaço ?

Vi muitos sites linux morrerem, talves por falta de espaço, divulgação ou próprio apoio da comunidade, que sabe sim que há outras opções interessantes na comunidade, mas cabe a ela saber também que concentrar a força nas visitações, indicação de artigos, notícias e matérias em apenas sites top, acaba com outros projetos, "sites", quem muitas vezes tem sim bom conteúdo e material, nem sempre encontrados na panela formada e vista no topo ali em cima !

Falta um pouco de humildade e percepção de alguns também para com outros projetos e própriamente para com seus, pois ficar exaltando a si mesmo ou ao seu projeto é de se lamentar !!
Comentário de brain
central sinérgica convergente: Não esqueça d emandar o link dela quando colocá-la em prática!
Comentário de brain
"e para os outros, cabe espaço?": Sim, sempre! E se eu puder ajudar na divulgação, não esqueçam de entrar em contato pelo formulário de envio de notícias sempre que tiverem novidades!

Comentário de KubLin
valeu: bom, se eu tivesse cacife pra colocar em prática a "central sinérgica convergente" eu faria mesmo
creio que para isto ser feito tem que haver a chancela de algum projeto/site/ONG, ou seja lá como podemos chamá-la, afim de dar confiabilidade e visibilidade
falou
Comentário de kiss the blade
central sinérgica convergente: isso é de comer ou de passar no cabelo?

maneirem ae nas buzzwords.
Comentário de
Revista Linux Consigo: Vamos lá, vamos falar dessa galera:


  • Walter Pinheiro - Continua deputado federal pelo PT (eleito pela Bahia) lá em Brasília. Não tem mais apresentado projetos para estimular o uso de SL mas ainda é defensor da 'causa'.

  • Helio Gurovitz - Não conheço e não lembro quem é.

  • Djalma Valois - Está trabalhando no ITI no projeto de certificação digital(?). O CIPSGA também continua em funcionamento.

  • Renato Murilo Langona - Continua mantendo o Linux Security Brasil.

  • Rildo Pragana - Esse sumiu mesmo... deve estar trabalhando no projeto do Tiny Cobol ainda mas não posso confirmar pois não uso Cobol.

  • Marcelo Tosatti - Atualmente trabalha para a RedHat e está envolvido com o kernel do Linux para o OLPC. Está casado, mora em Porto Alegre e já atingiu a maioridade :)

  • Arnaldo Carvalho de Melo - ainda trabalha com o kernel do Linux e está na Conectiva.

  • Jorge Godoy - tem uma empresa de consultoria em Curitiba(?) e tem participado ativamente na lista de discussões do projeto Turbogears, um framework para desenvolvimento Web em Python (turbogears.org).

  • Augusto Campos - Tá em Florianópolis, trabalhando num tribunal nas horas vagas >:)

  • Sérgio Bruder - É um dos sócios da Haxent Consultoria (http://www.haxent.com.br), já não mantem mais o pontobr.org, mas a sua empresa tem colaborado muito com os projetos Apache, postfix e Cyrus IMAP para utilizar em seus clientes (provedores de internet gratuitos).

  • André Caldas - Não sei quem é nem lembro o que fez.

  • Hugo Cisneiros - Recentemente encontrei com ele em um evento de Software Livre. Ele contrinua administrando redes e ensinando os outros como fazer isso.

  • Flávio Villalva Civatti - ???

  • Rogério Esteves - ???

  • Leandro Neves - ???

  • Alessandro Binhara - Está em Curitiba de onde coordena as atividades do projeto Mono Brasil e onde costuma dar aulas em cursos de pós-graduação em SL.

  • Rubens Queiroz de Almeida - Continua na Unicamp, mantendo o dicas-l e trabalhando para ensinar as pessoas a lerem e entenderem a língua inglesa. Também deu um apoio fundamental na organização da primeira edição da PyConBrasil (valeu aí Rubens!).

  • Marcelo D’Elia Branco - Sei quem é mas nunca soube o que fez para estar nessa seleção.

  • Jorge de Lyra - ???

  • César Brod - Continua no comando da Solis e participando de diversas atividades relacionadas ao SL.



Não gosto muito dessas listas porque elas sempre deixa um monte de pessoas importantes de fora.

--
Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
Comentário de binhara
Estou Por Aqui !!!! Muito Obrigado:
Gostaria de agradecer ao Leandro Neves de Oliveira Bando, pela lembrança, foi muito honrado quando as pessoas reconhecem algum trabalho realizado.

Muito obrigado ..
Vou responder a pergunta o que fiz de 2000 ate 2006 muitas coisas aconteceram.

Fui comentado na Revista do Linux devido ao grande sucesso que teve o Gu OpenSystem em Curitiba. Onde chegamos a ter 300 pessoas num único encontro de grupos de usuários. Mais 1.500 pessoas estiveram no primeiro evento Internacional se Software Livre realizado em 2000 em parceria com a Conectiva. Foi a Primeira vez que o Richard Stalmman este em Curitiba e logo depois ele foi participar do Fórum Internacional de Software Livre
do RS .

Realmente foi fantástico.

O grupo de usuário OpenSystem deu origem :
- Ao grupo de usuário de Software Livre da Sucesu SP que
com meu amigão Ralf!! hoje é o responsável pelo conisli !!!

- Ao grupo de usuários de Floripa meu amigo Andrey de Abreu, em 2000 inventamos o OpenBeach.. e ate hoje existe esse evento. e agora eles também criaram o SolisSC do qual participei de todos .

Fico muito feliz que essas iniciativas tenham se inspirado no meu trabalho e que outras pessoas puder usar a minha experiência em Curitiba como base.

Infelizmente as atividades do grupo consumiam muita energia e é necessário um novo modelo de trabalho que pudesse atender a demanda. Conseguimos um apoio
com o Governo Estadual e foi criada a Rede De Excelência em Software Livre em 2001.

Durante 1 ano , fora realizados 7 eventos de software livre e vários projetos foram executados.

O que merece mais destaque foi o Caderno Digital, um projeto muito similar ao notebook de $100,00. Foi o primeiro projeto no mundo do gênero foi implantado
no colégio estatual do paraná.

Ganhou um Premio da Finep para a Região Sul de Projeto mais inovador do ano em 2001, concorrendo com contra projetos de empresa como Copel, Simmes e Petrobras.

Ganhou uma reportagem na Revista do linux:
http://labbi.uesc.br/apostilas/revista_do_linux/034/educacao.html
E tem mais dados ainda nos site do governo do estado :
http://www.seti.gov.br/noticias/noticias_2002/agosto/caderno.htm

Mas ocorreu uma mudança de governo, e a CELEPAR sob o comando do Sr. Marcos Mazoni. Acreditamos que seria um ótima oportunidade para a comunidade de software livre local, sendo que uma das proposta era a colocação de software livre no estado.

Fomos muito ingênuos em acreditar nas promessas dos novos dirigentes do governo do estado. Acreditamos que a comunidade e os projetos já iniciados teriam espaço, mas não foi o que aconteceu.

O governo novo acabou com o projeto do Caderno Digital, ate hoje não sei se ele continua ou não funcionado.

Apesar do projeto Rede Sol ter sido apresentado ao Sr. Marcos Mazoni nada foi feito para manter o projeto ou mesmo aproveitar o trabalho desenvolvido e que de alguma forma fosse integrada ao novo governo.

Mas a despeito do problemas enfrentados pela Rede Sol fui chamado pelo Sr. Marcos MAzoni para apoiar as atividade de Software Livre da CELEPAR. Fique realmente decepcionado depois de 2 meses de trabalho e perceber que eu estava apenas sendo usado para aglutinar pessoas que serviriam de massa de manobra para sustentar as atividades políticas do Sr. Marcos Mazoni.

Isso gerou brigas indefiníveis na comunidade de software livre local perdi muitos amigos de anos..

Vendo a situação se que apresentava alguns amigos, precisamos manter o histórico da comunidade e os projetos.. isso é muito mais importante que política.

Críamos junto PSL-PR o PSL-PR (Programa Software Livre PR)

Apesar das brigas políticas que desgastaram a comunidade ..

Ainda bem, que a Celepar sem pessoas realmente capazes.. e mesmo com todas esses absurdos ocorridos tem de alguma forma produzido algum resultado.

Como mostra o relatório:
http://portal.softwarelivre.org/downloads/Relatorio_Celepar_Software_Livre_Junho_06.pdf

Aqui tem um artigo com a foto do Mazoni Software Livre
http://www.softwarelivre.org/news/6756

É uma pena que uma parte ínfima da economia em software livre foi revertido para as empresas locais..

Bom, mas com a criação do PSL-PR muitos avanços junto a comunidade foram conseguidos.. vou citar alguns dos resultados, mesmo com a falta de apoio do governo do estado e que eu participei.

----------------------------------------------------------
Atualmente estou tocando o projeto Mono Brasil :
http://monobrasil.softwarelvre.org
estamos com mais de 30.000 acessos aos sites do projetos
tempo cerca de 30 pessoas envolvidades e foram contratadas
7 pessoas para trabalhar no projeto Mono Basic.

O mono basic é uns dos projetos mais relevantes
e um resumo pode ser encontrado no site http://monobasic.sl.org.br
----------------------------------------------------------

Outro projeto em andamento que foi escrito, organizado e aprovado
junto ao Ministerio da defesa. Foram mais de 2 anos na montagem
do projeto . Hoje temos uma equipe de 8 pessoas trabalho na equipe em CTBA e mais 12 instições trabalhando no projeto com uma orçamento de 12Milhoes de reais.

VEja, o orçamento desse projeto é só o Dobro do orçamento
total que o Governo do Estado do paraná tem para investimentos em Ciencia e Tecnologia.

-----------------------------------------------------------

Projeto Studio Livre
- Este projeto foi escrito e elabora por mim e pela Fabiane Balvedi
e foi aprovado como ponto de cultura do MinC em 2004.
Projeto fui considerado tão bom que a FAbi foi contratada
pelo ministério da cultura.
http://www.estudiolivre.org/


-----------------------------------------------------------
Depois de todos estes anos estou muito feliz com meus
projetos, só triste com a politicagem criada em torno
do Software Livre. Isto na minha visão esta trapalhando
mais do que ajudando.

Atualmente estou escrevendo minha dissertação
sobre gestão de projetos complexos.. e
terminando as atividades do projeto Mono Basic.

Parece um ironia do destino .. mas depois de
trabalhar 7 anos como programador java estou trabalhando
com C# em linux .. e desenvolvendo um compilador de
VB.NET para Linux (linguaguem da qual sempre quiz
distância)

Vou colocar fotos e material no meu blog para que quiser acessar

Um forte abraço a todos
http://binhara.blogspot.com





















Comentário de Renato
Eu sabia!: Olha aí o Gilberto Gil fazendo escola.
Comentário de IGNUMATICKS
Pragana: O Rildo mantém um site bem bacana: http://www.pragana.net

Ele mexe muito com Tcl/Tk, a melhor linguagem pouco usada de todos os tempos. Ele tem trabalhado em um window manager escrito em Tcl/Tk chamado tdesk. Está lá no site dele. Anda meio parado, mas continua. Há pouco tempo fizeram um outro window manager chamado Whim. Tem menos recursos mas funciona melhor (o do Rildo nunca funcionou no meu computador). Tenho esperança de ver os dois unindo forças. Tanto o Whim quanto o tdesk são _um arquivo só_, bem pequeno e roda bem leve. São bastante promissores. E como Tcl/Tk é uma linguagem muito fácil, logo esses WMs devem chegar a um ponto em que muita gente vai ajudar e enchê-los de recursos.

Tem muitas dicas de Tcl/Tk, Linux e Cobol no site do Rildo.
Comentário de --
Helio Gurovitz é o editor da Época: Helio Gurovitz é o editor da revista Época.
Comentário de ThiagoArbex
Essa central cinérgica: Essa central cinérgica convergente (vamos chamar de ccc - heh) seria muito legal se tivesse a mesma estrutura da wikipedia não?
Uma parada que já existe (só que no sentido muitíssimo mais técnico) é o gento-wiki por exemplo, que ainda tá meio fraco mas já me ajudou bastante.
Comentário de Leandro Neves
Leandro Neves ??? - To AKI!: Na epoca mantinhamos apenas um site destinado a ususarios no estado. O LINUXGO, daí pra frente montei meu provedor, sai do mercado, casei, e estou agora na Administração de Redes da UEG - Universidade Estadual de Goiás. Com esse novo trabalho quero dedicar mais tempo para meus estudos (3 anos só ouvindo falar, você desatualiza bastante) e participar ativamente de um ou outro projeto. Inclusive, quem tiver precisando de ajuda, mail-me... To comprando briga... PS: na revista eu falava sobre o acesso via rádio... Não quero nem ouvir falar nisso! :-)
Comentário de Leandro Neves
Listas que deixam pessoas de fora...: É verdade que as listas deixam pessoas de fora, por isso peguei uma antiga (até mesmo da qual fazia parte) para poder saber realmente a evolução da coisa... Cada um fez algo da sua vida, e por onde andam hoje. Pelo que vi, muitos estão aí na ativa... Se o ACME ler este: Queria um estágio.... :) Augusto: Obrigado pelo espaço! :)
Comentário de Connochaetes Taurinus
Sinceramente, tem uns dois: Sinceramente, tem uns dois nomes nessa lista que, se desaparecerem da face da terra, não farão falta alguma...
Comentário de Tenente Blueberry
Walter Pinheiro: Tive o prazer de cumprimentar o Walter Pinheiro num congresso que fui (o Missão 2006), mas infelizmente minha câmera fotográfica tinha sido surrupiada, logo ficou só na minha memória...

Sim, pelo pouco que conversamos, ele continua militante da causa, além de outras, que compartilho com ele.

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.

PS: Sim, lista de notáveis como essa sempre deixa gente de fora. Sò numa olhada eu incluiria mais três sujeitos bacanas, vindos do Slackware, Debian e RedHat.
Comentário de philippe
Marcelo D'Elias Branco faz isto:: diretor vice-presidente da PROCERGS e coordenador do Projeto Software Livre RS
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004