“Lendo os comentários da notícia "Desenvolvedor do kernel Linux oferece desenvolvimento grátis de drivers livres", o leitor Manoel Pinho sugeriu a leitura de um ótimo artigo da O'Reilly, que lista e desmistifica os motivos alegados pelos fabricantes de hardware para não lançarem drivers livres de seus produtos. Fiz uma tradução e resumo do artigo.”
Especial atençao no penultimo e ultimo itens da lista! O penultimo em maior atençao!
Pirataria! Isso mesmo. Pirataria (ou o medo de ser pego fazendo) me parece uma das poucas desculpas plausiveis para a falta de drivers para Linux (ou para a negaçao dos fabricantes de hardware em abrirem o codigo fonte de seus drivers). No entanto, pirataria (ou o medo de ser pego fazendo) nao justifica a negaçao dos fabricantes em liberar as informaçoes necessarias para que a comunidade crie os drivers necessarios! A desculpa listada como ultima talvez - talvez! - justificasse a omissao dos fabricantes em disponibilizar as informaçoes necessarias a criaçao de drivers para Linux.
Contudo, como todos sabem, a ultima desculpa vai por agua abaixo quando se menciona uma frase: "engenharia reversa"!
Usando engenharia reversa eh possivel ter acesso a maioria da informaçoes necessarias para se criar um drive para uma peça de harware. Exemplo:
Codecs para DVD's e a quebra do formato usado pelo Ipod.
Se nao ha drivers suficientes nao eh por causa da impossiblidade de usar engenharia reversa para cria-los. A causa eh a falta de quem os programe, ja que eh uma tarefa dificil!
E, ao contrario do que dizem os CEO's e seu advogados e aa luz do direito universal engenharia reversa nao eh crime! Eh um direito!!!!!! Eu diria, uma obrigaçao!
Foi usando "engenharia reversa" bem antes do inico da segunda guerra mundial que os membros da inteligencia do exercito americano quebraram o codigo naval/militar japones! A batalha de Midway foi ganha em parte por informaçoes colhidas com esta quebra NAO AUTORIZADA do codigo militar japones! O mesmo fizeram o britanicos, sendo que no caso deles o fato eh universalmente considerado como um dos fatos mais importantes na criaçao do computador digital como nos conhecemos hoje!
Hora bolas, se eu fosse general, eu nao aceitaria que no meu quartel entrasse um escaner de mesa ou impressora das quais eu nao tivesse acesso ao codigo fonte. Em ultima instancia eu ordenaria aos meus subordinados que:
"Broken down this danm driver's code!!!!"