Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Policia Militar de Minas Gerais Lança Alferes Linux 3.0


“A Policia Militar de Minas Gerais lançou nesta quinta-feira a mais nova versão do seu Sistema Operacional, O Alferes Linux 3.0. O Alferes Linux é um projeto interno da PMMG que visa montar uma distribuição que atenda ao seu publico interno, mais que tambem consiga atender a qualquer outra instituição que queira utilizar Linux. O Alferes tem como maior vantagem em relação a algumas outras distribuições o fato de vir com programas necessários para acessar diversos sistemas internos da PM, alem de acessar sistemas desenvolvidos pela Prodemge (Companhia de Tec. de Minas). Pelo que pude ver o Alferes Linux é baseado no Debian Stable, utilizando alguns poucos pacotes da unstable e ubuntu. Acho que aqueles que sempre criticam o desenvolvimento de novas distribuições deveriam olhar esta distribuição com carinho, pois se mostrou muito estável e personalizada.”


Enviado por NaArea (naareaΘgmail·com) - referência (pmmg.mg.gov.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Koolosh
Customização interessante: Muito interessante esta customização do Debian, essa é uma das vantagens do Software Livre, dá pra gerar um sistema completo e ja com todos os aplicativos nescessários para o trabalho aonde vai ser destinado.

Mas vendo os screenshots, gostaria de fazer uma pergunta e sugerir um pacote,

Pergunta, Beryl (compiz ou similares) para ambiente de trabalho corporativo?

sugestão, sugiro a inclusão do pacote broffice.org , pois infelizmente no Brasil a marca Openoffice pertence a uma empresa, e ela pode acionar judicialmente a polícia mineira por uso indevido de marca. O pacote é nativo do Debian, só inseri-lo quando forem usar o simple-cdd (isso se o Alferes é feito a partir do simple-cdd)
Comentário de nemesis
imagino que o Debian usado: imagino que o Debian usado seja o Sarge? :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de edempoa
Ótima notícia, queria que: Ótima notícia, queria que o Executivo Federal tivesse um pouco desta disposição de personalizar as distribuições para seus fins específicos ao invés de querer fazer migrações por decreto e outras coisas que saem da cabeça do Sérgio Amadeu e Cia.


Comentário de Bruno
Na verdade o Beryl la foi: Na verdade o Beryl la foi instalado na máquina do usuario, ele não vem por padrão não, mais como se trata de uma distribuição baseada no Debian, é facilmente instalado. Akele SS mostra isso.

Ja a questão do BRoffice, ja estamos pensando sim em migrar o mesmo, não o fizemos nesta versão por necessidade de lançar a versão e falta de tempo, mais é um projeto mudar já para a 3.5.

O Alferes não usa simple-cdd não, foi feito na mão.
Comentário de eje del mal
Tropa de Elite: Quem diria...
Comentário de eje del mal
Sujestão: Acho boa idéia distribuições especializadas. Interessante é que tem distros forenses, médicas, odontológicas, religiosas, voltadas para bioinformática, etc. mas não uma voltada para polícia. Quer dizer, AGORA TEM!!!

http://www.frozentech.com/content/livecd.php

Mas seria interessante transformar as adaptações em scripts, para que as características específicas possam ser implantadas em uma grande variedade de distros, como por exemplo Debian, Ubuntu e todas as aparentadas.

Parabéns!
Comentário de thluxx
Boa notícia: Como militar integrante da PM Mineira, fico orgulhoso de ler essa matéria no maior site de Linux do Brasil. Farei testes com a nova versão. Como integrante da corporação, trabalho com o Alferes em algumas aplicações e ainda sinto uma distância entre a equipe de desenvolvimento e quem utiliza a distro.

Fica aqui uma sugestão aos desenvolvedores: Ouçam mais os usuários! O feedback do usuário final é muito importante para a construção de uma distribuição mais sólida.

Parabéns pelo lançamento!

Wendell Silva
---------------------------------------------------------------
Linux User: 402173
Ubuntu 7.10
Bom Despacho/MG
caminholivre.wordpress.com
Comentário de Matheus Morais
Debian Testing: Não é baseado na oldstable (sarge), a versão 2.5 era basicamente etch. A versão 3.0 já é baseada na versão testing do Debian.
Comentário de gutocarvalho
parabéns pela iniciativa: Espero que sirva de exemplo para o governo em todas as esferas, federal, estadual e municipal.

Isto só demonstra que existem soluções viáveis, confortáveis, escaláveis, flexíveis, seguras, isto com 100% de auditabilidade, e dentro da realidade orçamentária de tais instituições.

Parabéns aos developers e aos "pais" do projeto.

[]'s
Guto
Comentário de Beto Nascimento
Sugestão: Que tal um sistema de automount de CDs e dispositvos externos como pen drive onde o usuário possa ejetar ou desconectar o dispositivo por comando de voz? É muito mais prático gritar "PEDE PRA SAIR!" do que clicar com o botão direito e escolher a opção desejada.

Obrigado.
Comentário de sem@email.org
"Tropa de Elite": "Tropa de Elite"

Concordo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004