A associação One Laptop Per Child vai incluir nos notebooks de 100 dólares que está desenvolvendo para crianças de baixa renda um conjunto de artigos selecionados da enciclopédia online livre Wikipedia. A associação é uma organização sem fins lucrativos criada para projetar, fabricar e distribuir laptops baratos para que crianças de várias partes do mundo possam acessar conhecimento e modernas formas de educação. A entidade conta com apoio de empresas como Nortel, Google, News Corp, AMD, Red Hat e Quanta Computer.
'A missão da OLPC vai de mãos dadas com nosso objetivo de distribuir conhecimento enciclopédico de graça para todas as pessoas no mundo. Nem todo mundo tem conexão banda larga com a Internet e isso é exatamente o tipo de projeto que traz avanços à missão principal da Wikipedia', disse em comunicado veiculado à imprensa, Jimmy Wales, fundador do site.
No início do mês passado, o coordenador da OLPC, o cientista Nicholas Negroponte, informou que a organização está preparada para começar a distribuir os laptops a governos de países em desenvolvimento no próximo ano.