A AMD contestou as informações de que descontinuar o desenvolvimento de novas versões do chip Geode vai afetar a produção dos laptops de US$ 100, projeto conduzido pela OLPC. A AMD explica que o chip que será descontinuado é o Geode NX, processador que não é usado no projeto de laptops de baixo custo.
O vice-presidente de vendas e marketing da AMD Brasil, José Antônio Scudieiro, afirma que o chip Geode GX2, usado no projeto da OLPC, é uma prioridade da AMD e contará com o desenvolvimento de novas versões normalmente.
O chip Geode GX2 foi escolhido pela OLPC por que possui baixo consumo de energia, fator importante para o sucesso do projeto que visa levar o laptop a crianças de países emergentes e locais onde possivelmente não exista rede de energia elétrica. Veja o texto completo em
INFO Online - Plantão Info - Fim do Geode não afetará laptop de US$100, diz AMD - (27/07/2006).
Está ae uma coisa que acho exagero! Pessoas de lugares sem energia elétrica têm outras prioridades, como a própria energia elétrica. A grande vantagem da inclusão digital é acesso fácil e rápido à informação e sem energia elétrica não há Internet e nem servidores de arquivos, impressoras, etc. Não acham essa colocação um exagero também?
Creio que vendo por este ângulo que a Índia deixou o projeto de lado, pelo menos por enquanto, e priorizou sua necessidades básicas.
[]'s
Claudio Polegato Junior
Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções.