Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Plantão Info: ISO dará veredicto sobre OpenXML no domingo

Termina domingo, dia 2, a análise da ISO para aprovar ou não o formato OpenXML.

Um formato de documentos digitais criado pela Microsoft e que pode ser adotado como padrão internacional neste final de semana é um truque cujo objetivo é amarrar os usuários, que, na pior das hipóteses, poderiam perder controle sobre seus próprios dados, dizem críticos. A International Organisation for Standardisation (ISO) está consultando seus membros sobre a questão em uma votação que se encerra no domingo.

A aprovação da ISO encorajaria adoção mais ampla do formato Open XML, proposto pela Microsoft, entre organizações do setor público.

Os adversários do Open XML, que é o formato padrão de arquivamento de documentos no Microsoft Office 2007, dizem que não existe necessidade de um padrão rival para o amplamente difundido Open Document Format (ODF), que já está em uso como padrão internacional. Eles argumentam que as seis mil páginas de código do padrão proposto pela Microsoft, comparadas às 860 do ODF, tornariam o novo padrão complicado e difícil de traduzir.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Clésio Luiz
Enquanto isso na Suécia...: a MS suborna empresas "laranjas" para votar a favor do OOXML e com isso, conseguiu o voto Sim da Suécia na ISO. Ou seja, o voto sueco foi comprado na cara de pau mesmo. Lamentável, para dizer o mínimo.

http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/149241797/article.pl


--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Clésio Luiz
E para não falarem que eu sou anti-MS...: ... sabiam que nem o OOo nem o Koffice implementaram o ODF completamente, nem de forma 100% correta? Eu estava lendo o KDE Dot News e lá o pessoal que desenvolve o Koffice comentou isso, inclusive dizendo que a implementação do ODF no OOo foi feita de uma forma um pouco errada. Se você salvar um documento .odt no OOo e tentar abri-lo no Koffice, vai notar que ele está com a formatação errada, e parece que o inverso também é verdadeiro. Apesar disso, um deselvolvedor do Koffice disse que existe sim dialogo entre eles e o pessoal do OOo.

Falamos muito mal da MS sobre o OOXML, mas o negócio não está muito "redondo" do nosso lado não...

leiam os comentários desse link:

http://dot.kde.org/1188249220/

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Bruno Laturner
O que um tem a ver com: O que um tem a ver com outro?

Bugs de implementação de uma especificação são bem diferentes de estratégias amorais para aprovar outra especificação em um conselho.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004