Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Os planos de Andrew Morton para a nova versão do Linux [atualizado]


“Andrew Morton, um dos mantenedores do kernel Linux, revelou alguns dos planos da próxima versão do mesmo: a 2.6.21. Uma das maiores mudanças nesta nova versão será a melhoria do sistema de virtualização KVM, enquanto o sistema de arquivos reiser4 e uma técnica desenvolvida para melhorar a performance de leitura de arquivos, conhecida como "readahead", devem ficar para versões futuras.”


Enviado por Thiago Coutinho (thiagocoutinho1Θgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de feraf
O sonho de Hans Raiser e dos: O sonho de Hans Raiser e dos fãs do Raiser4 vai finalmente se tornar realidade.

OT: Ele continua preso? Não vi mais notícias sobre ele faz um bom tempo...
Comentário de Cleber
Aleluiaaaa: Até que fim ..... . Reiser4.....
Comentário de francisco prates
de fato, depois daquele: de fato, depois daquele flamewar há um tempo atrás do pessoal da namesys querendo colocar um reiser4 ainda prematuro na main tree, achei que de sacanagem, o andrew morton fosse esticar até mais essa feature, só de raiva.

alguém sabe se é compatível com a versão atual? isto é, se exige reformatação?
Comentário de tenchi
Só uma pergunta, desculpem: Só uma pergunta, desculpem a minha ignorancia...
Mas os desenvolvedores do linux já estão trabalhando no 2.7?

Sim, pq o 2.6 já está aí há mais de tres anos, e já deveria haver uma versão instável 2.7. Ou não?


Será que até 2010 já teremos um linux 2.8?



--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Acho que não
Não é bem assim...: "Morton said he would put other additions on hold for the time being, such as the reiser4 filesystem and readahead..."
Comentário de thiagocoutinho
Mancada: Putz, é verdade... isso que dá ler trezentas coisas ao mesmo tempo.
Brain, se puder corrigir...

--
Thiago Coutinho

http://thiagocoutinho.wordpress.com
Comentário de xiita
Números: Está faltando alguma coisa pra você no 2.6? Se essa coisa for implementada em uma versão 2.6, resolveria o seu problema? Ou você apenas enjoou do número 6 e acha que o 8 vai ter, digamos, mais cheirinho de coisa nova?
Comentário de Tiago_Cruz
Eu discordo totalmente,: Eu discordo totalmente, desta maneira, a contínua expansão de nossa atividade não pode mais se dissociar das direções preferenciais no sentido do progresso. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o entendimento das metas propostas estende o alcance e a importância do investimento em reciclagem técnica. Gostaria de enfatizar que a consulta aos diversos militantes cumpre um papel essencial na formulação das condições inegavelmente apropriadas. Do mesmo modo, a complexidade dos estudos efetuados obstaculiza a apreciação da importância dos relacionamentos verticais entre as hierarquias.
O cuidado em identificar pontos críticos na determinação clara de objetivos facilita a criação das novas proposições. Não obstante, o novo modelo estrutural aqui preconizado oferece uma interessante oportunidade para verificação dos níveis de motivação departamental. Pensando mais a longo prazo, a competitividade nas transações comerciais estimula a padronização das regras de conduta normativas. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o início da atividade geral de formação de atitudes agrega valor ao estabelecimento das diversas correntes de pensamento.
Assim mesmo, a expansão dos mercados mundiais desafia a capacidade de equalização dos procedimentos normalmente adotados. A nível organizacional, a execução dos pontos do programa aponta para a melhoria dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que o surgimento do comércio virtual assume importantes posições no estabelecimento das condições financeiras e administrativas exigidas. Todavia, a revolução dos costumes possibilita uma melhor visão global do sistema de participação geral.
Comentário de semnome
Falou, falou e não disse: Falou, falou e não disse nada relevante no contexto da notícia.
Comentário de brain
o fabuloso: Fazia tempo que eu não via um texto gerado pelo legítimo "Fabuloso gerador de Lero-Lero" por aqui.
Comentário de Otario
Concordo: Concordo.

É raro encontrar um comentário lúcido em um site de fanáticos como esse.


Comentário de brain
feito: feito
Comentário de Melancia
Agora tudo faz sentido: Falando sério. Agora já sei de onde alguns políticos tiram seus discursos. Esse tal de lero-lero deve receber investimentos pesados dos partidos políticos.

O Olivio Dutra (ex-governador aqui do RS) deve ter instalado um desses no cérebro.

O ex-presidente do Grêmio, Flávio "2º Divisão" Obino, idem. Os caras falam igual esse troço.


Comentário de Anselmo
Repondendo à pergunta: Repondendo à pergunta feita....
http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=04/07/22/0138244





Comentário de Anselmo
Repondendo a pergunta: Repondendo a pergunta feita....
http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=04/07/22/0138244





Comentário de tenchi
Aham: Não, não é a questão do número. Se quiser um 8, basta eu modificar o campo PATHLEVEL do Makefile na compilação do kernel...
O que eu quis dizer que o 2.6 está aí há um bom tempo, e é comum aos desenvolvedores um dia achar q está na hora de "mudar o número". Um dia isso vai acontecer, queira ou não. Ou vc ainda estaria num linux 1.0...

Veja os dados retirados da wikipedia:


* 1.0 de Março de 1994 suportava apenas máquinas monoprocessadas i386. (176.250 linhas de código)
* 1.2 de Março de 1995 incluído suporte para Alpha, Sparc e Mips. (310.950 linhas de código)
* 2.0 de Junho de 1996 incluído suporte para mais processadores e foi incluído suporte para SMP (777.956 linhas de código)
* 2.2 de Janeiro de 1999 (1.800.847 linhas de código)
* 2.4 de Janeiro de 2001 (3.377.902 linhas de código)
* 2.6 de Dezembro de 2003 (5.929.913 linhas de código)

Como vc pode ver, o intervalo de lançamento das versões estáveis (2.x) é de no máximo tres anos.
Como o 2.6 saiu praticamente no inicio de 2004, se vc somar três anos à 2004, obterá o número 2007. E estamos em ... 2007!.
Um dia desses, certamente, teremos um 2.8 saindo do forno... vc queira ou não. Novidades para isso os desenvolvedores tem muito, como o proprio reiser4.

Estou feliz com o 2.6, mas não podemos evitar o inevitável.


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de antianti
Ambos falavam melhor que o: Ambos falavam melhor que o Fernando "Regional" Carvalho.

Eu disse "falavam" porque agora ele deve ter melhorado, depois de a torcida Gremista ter feito o cérebro dele pegar no tranco.

Puxa saco de Yeda é complicado, volta pra feira, melancia.
Comentário de bressix
lero-lero: pois é Augusto...

o Tiago_Cruz gostou do lero-lero.
nesse post http://br-linux.org/linux/um-modelo-de-negocio-para-a-wikipedia ele faz a mesma coisa. achei por bem avisar.

quem sabe uma hora ele se canse..

[]'s
Comentário de tiagocruz
eu? macomo? :): eu não... algum doido nonsense com tempo sobrando....rsrsrs
Comentário de The Darkness
Antes do 2.6 muitas coisas: Antes do 2.6 muitas coisas ainda eram novidade e ocorriam muitas mudanças radicais e isso quase sempre quebrava algo, por isso era imprescindível ter uma versão de desenvolvimento separada para fazer testes.
Mas na 2.6 as coisas estabilizaram ao ponto de não haver mais tanto risco de quebrar coisas com a adição de novos recursos.
Talvez não seja boa idéia usar sempre a última versão (embora isso nunca tenha sido) mas se houver algum problema com ela ele irá aparecer e ser corrigido em poucos dias.
Basta tratar apenas as novidades como em desenvolvimento em suas primeiras aparições (ex: KVM no 2.6.20) e tudo fica tranqüilo.

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de rafaelpitrovski
Meu comentário cético: Não vejo nenhuma grande mudança que justifique uma alteração de versão. Da versão 2.4 para a 2.6, a estrutura de trabalho dos desenvolvedores mudou.

Acredito que da forma que está agora dá mais credibilidade ao kernel. Quando houver uma grande mudança, assim como teve da 2.4 para a 2.6, acho que será justificado o "update" para 2.8.
Comentário de rafaelpitrovski
Desentendimento: Foi o que eu entendi. Mas, devido ao comentários pró-reiser, estava sendo persuadido.
Comentário de Melancia
Puxa saco: Olá,

Não sou puxa saco de nada. Nem torcedor de futebol. Apenas é essa a impressão que tenho quando ouço os discursos dessas duas pessoas. Só dessas pessoas, não da comunidade que elas representam.

Lembro uma entrevista com o ex-presidente do gremio, o reporter perguntava uma coisa e esse ex-presidente respondia outra completamente diferente que nada tinha a ver com coisa alguma. Era igual esse Fabuloso gerador de lero-lero.



Comentário de Padrão
Fala seu pucha saco!: Fala seu pucha saco!
Era tão lambe saco do morimoto que se ele fosse para a praia você morreria afogado!
Quando vai parar de ser lambe rola?
Que falta de bom senso.
rsrsrsrsrs
Comentário de hamacker
Talvez venha a 2.8: Talvez venha a 2.8 suportando o novo computador quantico. :)
Comentário de Daniel Dantas
O Linus já comentou que ele: O Linus já comentou que ele está impressionado como a versão 2.6 está estável e que nunca sentiu a necessidade de criar uma versão 2.7, como antigamente. Isso significa que o Linux já está maduro e que grandes modificações não são mais necessárias. Por tudo isso, não existe uma versão 2.7 até hoje, mas o Linus já falou também que já está começando a sentir necessidade de uma versão 2.7.
Comentário de Bruno Laturner
Pra você ver como são as: Pra você ver como são as coisas.

Ext4 começou a ser desenvolvido em Junho de 2006, e foi colocado no mainline em Outubro.

Reiser4 tá aí desde 2004, e até hoje nada. Dificuldades técnicas? tá...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004