Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pivot: um sistema de gerenciamento de blogs que não exige servidor de banco de dados

O Pivot é um software livre para administração de blogs que se destaca entre as demais ferramentas desta categoria por não requerer um servidor de banco de dados externo e nem bibliotecas adicionais, sendo assim muito mais fácil de alcançar seus requisitos mínimos e instalar, segundo a análise do Linux.com.

Embora ainda esteja no início de seu ciclo de desenvolvimento, sua flexibilidade e a facilidade com que pode ser instalado o tornam ideal para quem é novo na arte de manter seus próprios sistemas de blog, também segundo a análise.



Para usar o Pivot, você precisa de um servidor rodando PHP 4.1.0 ou superior. Ao contrário do Wordpress ou do MovableType, não é necessário dispor de um servidor MySQL ou equivalente: o Pivot armazena seus dados em arquivos XML.

O BR-Linux operou durante anos em um sistema de blogs que não usava servidor de bancos de dados externo, com desempenho aceitável e boa escalabilidade. Em um determinado momento este modelo alcançou seu limite, mas durante 3 ou 4 anos tolerou bastante bem a carga e as demandas do site.

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Orvalho J Augusto
Estas coisas: Eu sou adepto de tecnologias sempre; Sao bem vindas para mim boas ideias.

Neste caso sinto-me meio estranho ao ponto de dizer que nao me parece que pivot nao use uma base de dados. Sim, depende de como queres armazenar teus dados numa base dados.

A tua base de dados pode ser qualquer coisa incluindo XML. Apenas e a conveniencia de como tu chamas isso.

E o que acho...

Comentário de brain
Base de dados: Orvalho, me parece que o artigo não afirma isto que você está negando. O Pivot não precisa de um servidor de banco de dados externo, mas é claro que ele armazena a sua base de dados. Ele o faz em arquivos XML.
Comentário de lagaz
cara!!: cara!!

adorei!

já testei e funcionou beleza. só que como o servidor estava com o safe_mode do php em on,
tive que mudar algumas coisas seguindo isso:
http://pivotlog.net/docs/doku.php?id=dealing_with_safe_mode
Comentário de Marcelo Jorge Vieira (metal)
base de dados do pivot: O pivot não usa XML como base de dados, tá errado isso!
Ele usa "serialized PHP arrays".
abraços,
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004