Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pingüim verde: Linux Ecologicamente Correto


“Lendo um artigo do Matheus Zeuch, descobri que o DropsTech fez um post comentando sobre o quanto Linux pode ajudar a preservar a natureza! A notícial (inspirada em artigo do EcoGeek) mostra como Linux pode reduzir a velocidade da obsolescência dos computadores - se é que tal palavra existe :) Dêem uma olhada!”


Enviado por Adam Victor Nazareth Brandizzi (brandizzi+br-linux·orgΘgmail·com) - referência (dropstech.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tobias_felipe
Obsolescência: É lógico que obsolescência existe, está dicionarizada inclusive.
O Linux faz o seu papel contra ela, sendo compatível e utiilzável em máquinas que a indústria considera obsoleta. Mas o usuário tem um papel ainda mais importante nesse caso, medindo sua real necessidade de uso, afinal processadores mais rápidos consomem mais energia (não necessariamente mas geralmente sim) mais memória consome mais recursos (naturais mesmo, silício por exemplo) e assim segue uma longa lista.
Maioria das pessoas que conheço se sairiam muito bem com uma máquina a 300mhz e 128 de RAM (com Linux como SO é possível) e 20 Gb de HD. Afinal, é só usado como máquina de escrever de luxo.

Uma segunda coisa a ser pensada também é que a grande pressão sobre o ciclo de obsolescência de hardware é a indústria de jogos, produzindo verdadeiros devoradores de energia. Vide o caso do PS3 e do Xbox360 (criado pelos borgs), que são veradeiras saunas, desperdiçando praticamente toda energia que consomem com dissipação de calor. Placas de vídeo para PCs também estão na mira dos ecologistas, uma plaquinha de vídeo PCI-Express pode gastar tanta energia quanto um computador inteiro!


--
Tobias Felipe
Comentário de Henrique Vicente.
"O Linux faz o seu papel: "O Linux faz o seu papel contra ela, sendo compatível e utiilzável em máquinas"
Ainda bem...

"que a indústria considera obsoleta."

uh? Pra mim isso é um pensamento pra lá de comunista. Maquinas VELHAS são boas para serem usadas em algo mais 'underground', com usos bem específico... A indústria não deve ficar atrelada a elas, mas lidar com o avanço da tecnologia.


"Mas o usuário tem um papel ainda mais importante nesse caso, medindo sua real necessidade de uso"

verdade...

"afinal processadores [mais novos]... consome mais recursos (naturais mesmo, silício por exemplo) e assim segue uma longa lista."

Mais? Compara o poder de processamento e você vê que é cada vez menos =P

Certo, para o caso de digitar só texto acaba sendo mais... Mais lembre-se que computadores só não estão em casa. E o fato de você comprar uma placa de vídeo fuderosa estará ajudando o progresso científico e da democratização da tecnologia.

"Maioria das pessoas que conheço se sairiam muito bem com uma máquina a 300mhz e 128 de RAM (com Linux como SO é possível) e 20 Gb de HD. Afinal, é só usado como máquina de escrever de luxo."

Fala sério... Eu diria o seguinte...

Considerando isso verdade:
não vale a pena investir em algo assim, HDs assim ou são velhos (riscos de perda de dados, etc, devido a idade, acho que você não quer isso ainda que o HD seja de uma marca bem renomada...). Memória, processador também seriam usados... (riscos) e novos não vale existir. Eu quero um processador assim em meu relógio de pulso (nem uso) e olhe lá. Não há razão para perder tempo produzindo computadores menos potentes se podemos produzir mais potentes e assim, mais baratos (visto que o conhecimento avança mais rápido), mais inteligentes, etc.



"Uma segunda coisa a ser pensada também é que a grande pressão sobre o ciclo de obsolescência de hardware é a indústria de jogos"

Acho que não hem... ? Pense no uso científico, de produção em ambientes corporativos (processamento de dados em empresas, governos)...

" produzindo verdadeiros devoradores de energia."
Caso de jogo... Não vale falar em devorador de energia para outra coisa...

"Vide o caso do PS3 e do Xbox360 (criado pelos borgs), que são veradeiras saunas, desperdiçando praticamente toda energia que consomem com dissipação de calor."

E lhe divertindo...


"Placas de vídeo para PCs também estão na mira dos ecologistas, uma plaquinha de vídeo PCI-Express pode gastar tanta energia quanto um computador inteiro!"

Sério? Que ecologista? E se na mira, na mira para produzirem coisas melhores (que gastem menos recursos e sejam melhores) ou para produzirem coisas mais simeples? Mesmo placas de vídeo possuem importância bastante relevante fora do mundo dos jogos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004