Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

phpGroupware: análise e guia de instalação

O phpGroupware é uma ferramenta de escritório virtual e colaboração escrita em PHP e integrante do projeto dotGNU. Ele oferece aplicativos tais como agenda, catálogo de endereços e contatos, gerenciamento de projetos, lista de pendências, e-mail e gerenciador de arquivos.

Em uma seqüência de artigos, o BlueGNU analisou o phpGroupware e descreveu como instalá-lo. Se você está procurando soluções de groupware para sua organização, confira!

Saiba mais (blue-gnu.biz).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de welrbraga
Eu estou confirando um novo: Eu estou confirando um novo servidor de e-mails para a instituição que trabalho e após configurar todo o "backend" (postfix, courier, openldap, amavis etc) eu entrei num dilema sobre qual webmail instalar.

Testei o Squirrelmail (por não usar base de dados, como um sistema emergencial) - Mas é fraco no quesito recursos.

Testei o Roundcube (por usar Ajax) - Mas ele ainda precisa tomar muito "todinho" e "nescau" para virar uma ferramenta para uso em larga escala.

Testei o Expressolivre que é baseado no eGroupware, que por sua vez o é no phpGroupware

e por fim testei o eGroupware. O egroupware peca no Filamimail que é o webmail dele. O sistema como um todo é excelente mas o Filamimail é um fracasso total e diversas mensagens HTML que ele não consegue interpretar são exibidos o código fonte, isso quando mostra alguma coisa que não uma mensagem de erro.

No caso do Expressolivre ele tem um instalador que enfia tudo no mesmo servidor (opanldap, cyrus, postfix, mysql etc) então se quiser instalar tudo separado terá que fazer tudo na mão, mas isso será bastante penoso. Sem contar que ele é baseado na versão 1.0 do egroupware (que já está na versão 1.4) e por isso apesar das excelentes melhorias que o pessoal do EL desenvolveram ele está muito defasado em relação ao o seu "projeto pai" impedindo assim o uso de módulos interessantes daquele projeto.

Eu também dei uma olhada no phpGroupware, mas esse eu não testei. Pelo que li neste 'review' há algumas críticas quanto a importação de dados, infolog que não atualiza algumas tarefas. MAs o principal (pra mim, que seria o sistema de webmail e tickets) não li nada. Alguém tem um ponto de vista não tendencioso e que possa elogiar e também criticar (sem flames) os prós e contras desta ferramenta? E até se possível sugerir outras (preferivelmetne em PHP).
--
--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605
http://g

Comentário de hardware
na fila: tambem estou em busca de um Webmail em PHP. Se alguem puder indicar um que suporte POP3, IMAP, redirecionamento e download e upload de arquivos anexados, sou todo ouvidos...
Comentário de jczucco
Testou o horde imp: Testou o horde imp ?

--
Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com

Comentário de hardware
Nao: Nao conhecia. Dei uma olhada no site oficial do projeto (http://www.horde.org) e parece ser o que preciso. Vou baixar e testar.

Valeu! Abraco!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004