Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Phantom - alternativa livre ao Symantec Ghost

Escreve o Djames Suhanko (djames.suhankoΘgmail·com) “Muitos conhecem o Ghost, da Symantec. Se trata de um sistema para recuperação/criação de imagens do sistema operacional - exatamente um clone. Enquanto para instalar (ou reinstalar) um sistema com as devidas configurações e atualizações pode levar horas, com a clonagem de disco, em poucos minutos (2 ou 3 minutos por GB) um sistema clonado já estará pronto para ser utilizado. Para Linux, há mais de uma maneira de se clonar o disco, seja usando dd, partimage ou scripts que façam uso de um deles, como faz o G4L. Agora há também o Phantom, cuja interação criei em shell.



Devido à necessidade de restauração rápida de sistemas e à diversidade de configurações diferentes, foi necessário que criasse na empresa em que trabalho, um sistema para tal, de forma que fosse uma operação simples para os técnicos responsáveis pela manutenção de sistemas operacionais. De início, criei um sistema que armazenava a imagem em um servidor, porém servia apenas para máquinas com HD IDE, pois usei como base o Kurumin 2.0 ou um pouco maior. Posteriormente, os novos lotes de máquinas passaram a vir com HDs SATA, me obrigando a criar uma nova imagem para HDs SATA. O problema era que isso criava confusão, pois às vezes os CDs eram trocados e ao invés de restaurar a imagem, obtinha-se um absoluto nada; nem mensagem de erro.Mas não era só esse o problema; na hora de diagnosticar, percebia que o HD estava como slave, o HD estava desconectado, a placa de rede estava desconectada, etc. Para evitar a necessidade de diagnósticos, fiz então uma versão definitiva desse sistema, com auto diagnóstico e com um nome, para que parassem de dizer: "gere um ghost dessa máquina". Eis o Phantom 1.0 !


Veja abaixo o restante da apresentação do Phanton pelo seu autor. O Djames está interessado em disponibilizar a ferramenta para download, mas não tem os meios para hospedar a imagem com qualidade. Interessados em colaborar com ele ou dar sugestões de alternativas podem escrever diretamente para djames.suhankoΘgmail·com.




Baseado no Kurumin 6, ao boot do CD, primeiramente é feito um diagnóstico:
- Verifica se a placa de rede existe e se tem IP.
- Verifica se o HD está como master primario.
- Abre um informativo antes do menu principal.
- Abre o menu principal.

As opções são:

Save
Salva uma imagem de qualquer partição selecionada em qualquer disco. Os discos são automaticamente selecionados e apresentadas as partições através de um outro menu em dialog. A única coisa a se digitar é o nome que se atribuirá à imagem.

Restore
Restaura qualquer partição encontrada no sistema, apresentadas em um menu em dialog. Nessa parte, nada a digitar.

BkpALL
Backup de todas as partições, tabelas de partições e mbr.

RestoreALL
Restauração de todas as partições, tabelas de partições e mbr.

Reboot
...

PowerOff
...

Clone
Clonagem de disco para disco. Às vezes pode não ser possível restaurar uma imagem gerada a partir do partimage (que é a engine das gerações de imagem), por isso, há essa opção de clonar de disco para disco, sem compressão em um nível mais baixo, usando o disk dump. Esse processo é bastante demorado, porém ainda assim é mais rápido do que instalar e atualizar um sistema inteiro, além dos tunnings necessários em cada situação.

SaveData
Existe uma modificação do dd, chamado dd_rescue. Também existe uma modificação do dd_rescue, chamado dd_rhelp. Ambos servem para recuperar dados de hds com badblock, estando a diferença no modo a se tratar o disco. O dd_rescue tenta ler N vezes a mesma área do disco, podendo por em risco outras áreas danificadas e podendo por fim, perder dados que ainda seriam restaurados. Já o dd_rhelp tenta ler o disco de ponta a ponta, recuperando o que for legível e fazendo leituras menores nas áreas danificadas, passando por elas diversas vezes, restaurando assim uma quantidade maior de dados (ou nenhuma, dependendo do estado do disco). Esse item do menu usa o dd_rhelp para recuperar os dados, gerando um arquivo em outro disco que contenha uma partição em reiserfs (a indicar via menu). Para montar essa imagem posteriormente, deve-se usar: mount -o loop arquivo_de_imagem /path/para/montar/arquivo. Uma entrada no menu para montar a imagem será criada numa próxima versão.

DVD2Disk
Com essa opção, consegui tornar esse sistema o mais genérico possível.
Após criar uma imagem no servidor, basta gravar o respectivo diretório em um DVD e pronto! Lá estará um "servidor portátil". No caso da empresa, temos um gravador que está em uma gaveta com conexão USB, mas poderia estar em uma baia qualquer do computador.

Assim, esse sistema é 100% utilizável em qualquer situação, bastando para tal uma máquina Windows/Linux chamado "srvimg" e uma pasta compartilhada chamada "imagens" ou um DVD.

Algumas de suas vantagens
- Não depende de configurações especiais do lado servidor, pois todo o processo é feito a partir do CD de boot.
- Não há a necessidade de compilações de boot, pois suporta a grande maioria de placas de rede do mercado
- Funciona para HDs SATA e IDE, detectando seu tipo automaticamente
- A velocidade de geração de imagem, em todos o casos, foi maior do que a geração de imagem com o Ghost
- Nunca mais disquetes (Iúpi !!!)
- A imagem pode ser restaurada também a partir de um pendrive.

Na próxima versão, colocarei também a opção de configuração manual, pois hoje é necessário que na rede haja um servidor DHCP, o nome da máquina TEM que ser srvimg e o diretório DEVE se chamar imagens.

Gostaria de colocá-lo para download, porém não tenho como. Se alguém se intessar em fazê-lo, entre em contato comigo (djames.suhanko@gmail.com) A imagem ainda está grande, infelizmente. São 280MBs, que foi onde consegui chegar ao depenar o sistema de 509MB.
Sugestões, críticas e elogios são bem-vindos.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de IGNUMATICKS
Sugestões, críticas e elogios são bem-vindos: Esse item do menu usa o dd_rhelp para recuperar os dados, gerando um arquivo em outro disco que contenha uma partição em reiserfs (a indicar via menu).

Por que tem que ser reiserfs? Todo administrador sério sabe que o reiserfs ainda está em desenvolvimento e não é confiável. Por que não posso usar uma partição ext3?
Comentário de Djames
Por quê não ext3...: Bem, se eu tivesse trabalhado um pouco mais, permitiria inclusive formatar a partição no sistema de arquivos preferido. A resposta é chata; tive apenas 7 dias pra fazer o sistema e não pude deixá-lo tão bom quanto pode vir a ser. ;-)
Comentário de Randolph Oliveira
Uma feature interessante ia: Uma feature interessante ia ser permitir o boot via PXE.

Você conhece o systemimager? Já o utilizei e na minha opinião é o melhor software para linux para gerenciar instalações/atualizações automáticas.
Comentário de suhanko
boot por PXE: "The PXE (Preboot eXecution Environment) as described in the [ftp://download.intel.com/labs/manage/wfm/download/pxespec.pdf specification (v2.1)] published by Intel and Systemsoft is an environment to bootstrap computers using a network interface card independently of available data storage devices (like hard disks) or installed operating systems (like GNU/Linux). ...
en.wikipedia.org/wiki/Pxe"
Parece fugir ao conceito desse sistema, que é ser independente de um lado servidor. Além disso, o recurso pertence à Intel. ;-P
Djames Suhanko - LinuxUser 158.760
Uranet CallCenter - www.uranet.com.br
Comentário de tomas.waldow
Detalhes...: "Todo administrador sério sabe que o reiserfs ainda está em desenvolvimento e não é confiável."

Poderia passar em detalhes de como e onded se baseou para essa afirmação?
Grato.
Comentário de Patola
Um script pra substituir o GHOST?: Com o devido respeito, e salientando que não conheço suficientemente bem o GHOST, mas isso não é um pouco de megalomania, dada a complexidade e multifuncionalidade dele? Uma das principais utilidades do GHOST não é justamente permitir a auto-restauração de imagens bootáveis, o conceito de "image backups", que pelo visto esse script não faz?

Para esses propósitos, eu costumo utilizar o excelente http://www.mondorescue.org/. Uma das melhores coisas dele é o suporte a múltiplos tipos de sistemas de arquivos e até a LVM. Sweet.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de suhanko
Não é o script que substitui o Ghost: O script não é para substituir o ghost, e sim a mão-de-obra que é fazer esse trabalho em Linux. Quando a CDs auto-bootáveis, fiz um sistema assim há uns 3 anos, inclusive escrevi artigos a respeito.
E realmente, o ghost é complexo; para cada placa de rede, gere dois disquetes antes de usá-lo. Pegue a versão 10 e faça um cd de boot com essa placa de rede. Corra no servidor e dispare uma permissão para enviar a imagem. Corra no cliente e clique para iniciar a transferência. Não é tão prático quanto esse "mero script sem vergonha", como você o nomina. Mas claro, menosprezar é muito mais prazeroso do que fazer, afinal, não vi nesses comentários um elogio ao menos pela boa vontade. Mas não tem problema. Quem se interessa está se comunicando por mail. Qualquer crítica ríspida, estejam a vontade.

Djames Suhanko - LinuxUser 158.760
Uranet CallCenter - www.uranet.com.br
Comentário de Patola
Entendi agora.: Não é tão prático quanto esse "mero script sem vergonha", como você o nomina.

Não chamei seu script disso.

Mas realmente, agora entendi o objetivo. Nesse contexto, é realmente útil. Mas veja que o título apresentando como uma "alternativa ao GHOST" é enganoso. Eu colocaria, talvez, como "alternativa simplificada a..." e citaria outro produto, algum cuja função principal não fosse fazer image backups.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de suhanko
O título: Ora, mas o título não é enganoso. Veja: Um usuário comum não tem alternativa ao ghost, pois se não souber os conceitos e operação do dd, partimage, sfdisk, fdisk barramento ide e sata no linux, devices e afins, ele não tem como gerar as imagens (ainda mais em rede). Portanto, o Phantom é uma alternativa ao ghost, pois o usuário precisa saber tanto quanto, para usá-lo, entendeu?
É isso. :-)
Djames Suhanko - LinuxUser 158.760
Uranet CallCenter - www.uranet.com.br
Comentário de GBraga
Parabens pelo artigo...: Parabens Djames Suhanko ..
Olha mesmo que o script nao seja la grandes coisas ou que tenha milhoes
de opcoes melhor que ele.
EU nao concordo com as pessoas que ao inves de
dar apoio ou dicas de como melhorar ficam criticando .
sera que todo script,software ou mesmo distribuicao que é feito ja fica
otimo ou a melhor na primeira versao?
se toda vez em que alguem gastar seu tempo postando alguma coisa que
gastou seu tempo para poder produzir, receber este monte de criticas..
a comunidade vai crescer muito viu....
cara o seu script resolve seu problema, e com certeza vai ajudar muitas
pessoas, e alguem vai te ajudar a melhora-lo para poder criar
nova versao mais enchuta e com mais opcoes..
novamente Meus parabens pelo esforco e pelo tempo gasto postando a sua
mensagem ..
Comentário de Djames
Muito obrigado!: Fico muito contente pelo seu comentário! Obrigado e, espero que também lhe possa ser útil esse sistema. Consegui hospedagem com uma pessoa que ainda não vou revelar o nome ;-)
E também vários emails que me incentivaram, tanto que, já fiz algumas modificações, como:
-possibilidade de reconfiguração da placa de rede, caso o servidor não possua dhcp server
- possiblidade de trocar o nome da máquina e diretório compartilhado
- diversos ajustes.
Também, diversas pessoas se interessaram em ajudar e creio que será muito prazeroso ! ;-)
Abraços!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004