Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Phantom LiveCD - Clonagem de sistemas

Há algum tempo foi publicada aqui uma notícia sobre o Phantom, uma alternativa livre ao Ghost da Symantec, assim comparado justamente pelo fato da simplicidade de uso. Após o chamado para desenvolvimento e hospedagem, hoje temos o fruto da colaboração da comunidade open-source: O Phantom Live CD.

Um sistema-base desenvolvido pelo Marcelo Barros (e já com alguma colaboração minha :-), justamente para o phantom e que possui hoje apenas 7.2MB. Em adicional e não menos importante, a hospedagem cedida generosamente pelo Gustavo Vasconcelos, com um bom espaço em disco, em http://phantom.nasheer.net. Estava esperando um pouco mais de recursos e melhorias no sistema, mas foi por tê-lo disponibilizado que chegou ao ponto em que está. Atualmente é possível restaurar imagens guardadas em rede, disco local, hd externo, pendrive, CD e DVD e armazená-las em todas essas mídias, de forma direta e indireta (no caso de CDs e DVDs). Mas existem vários outros recursos que só baixando para ver. ;-) Sugestões e críticas podem ser direcionadas para o Marcelo Barros ou para mim (contatos no site ou diretamente nesse mail). Recomendo a gravação em cdrw pois o atualizamos com muita freqüência.
” A nota foi enviada por Djames Suhanko (djames·suhankoΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Parece interessante, mas: Parece interessante, mas alguem sabe dizer que utilitário cria as imagens ? (partimage,g4linux,...)
Comentário de suhanko
A imagem é gerada com partimage: A imagem é criada pelo partimage, as tabelas de partições pelo sfdisk e a mbr pelo dd. A tabela poderia ser salva diretamente com o dd (copiando apenas dos bytes 446 ao 512), mas não o é.
A recuperação das partições é feita pelo testdisk e recuperação de dados em hds com badblocks é feita com o dd_rhelp.

Djames Suhanko - LinuxUser 158.760
Uranet CallCenter - www.uranet.com.br
Comentário de Tango
Onde está escrito "Gustavo: Onde está escrito "Gustavo Vasconcelos" favor ler "Tango". O pseudônimo é mais conhecido que a pessoa real. ;)

--
Este espaço está disponível para publicidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004