Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto Mono quer que o Moonlight seja o Silverlight no Linux


“"Para quem ainda não conhece, o Silverlight é um novo produto da Microsoft que veio para concorrer com o Flash, da Adobe. Eis que o pessoal do projeto Mono não perdeu tempo para cumprir sua intenção. Já está sendo desenvolvido o projeto Moonlight, que é uma implementação do Silverlight Open-Source. Como a biblioteca do Silverlight é baseada no .NET 2.0, isso facilita a implementação do mesmo no Linux."”


Enviado por Fernando (alocmeyΘbrturbo·com·br) - referência (sykey.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Tem que falar para os caras: Tem que falar para os caras do Mono terem cuidado.
Seus amiginhos da MS podem querer processar eles por uso indevido de patentes.
:P
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de popolony2k
Miguel de Icaza & CIA ......: ...não passam de baba ovo da M$ que idolatra e acha que tudo o que a M$ faz é santo graal da computação....esse turma vem trazendo lixo pra dentro de casa e se acham demais.

O mono, moonlight e similares não deveriam nem ter adeptos pelo pessoal do SL.

Quanto menos espaço der para tecnologias M$ menos chance de ter bebados desvairados como os Steve Ballmers da vida, falando besteiras !!!!!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de semsono
É uma roubada apoiar essas: É uma roubada apoiar essas tecnologias da M$.

A MS só lança esses padrões quando vê que algo está fazendo sucesso e não é dela própria.

Vide o próprio .NET, um java requentado.

Agora com esse "MS-flash".

## Seção a lá mãe-diná...##

-Especificação do Silverlight versão 10 lançada com maravilhosos recursos.

-Somente o IE 11 terá suporte ao Silverlight 10.

-Inúmeros sites que adotaram Silverlight de versões anteriores julgam muito custoso migrar de volta para o Flash ou manter duas versões de seus banners ou sites.


Parece que ninguém aprende nada mesmo com o passado. Agora que os sites começam a ser menos "IE Only" a MS vem com essa.

Lamentável não é a MS lançar isso, e sim ter gente do mundo Open Source emocionada com isso.

Comentário de maiconfaria
Parafraseando nosso colega: Parafraseando o colega "popolony2k¨ , mono-silverlight-*light, no thanks !
Comentário de t_alex
Miguel de Icaza: esse negócio de o Miguel "se inspirar demais" na M$ ainda poderá custar caro ao Linux...

Pq ele não larga mão desse .net e não ajuda a comunidade a consolidar o java (q está em processo de 'gplização') no Linux?


[]s
Comentário de popolony2k
Apolonio ???: #.D
#.D
#.D
#.D
#.D


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Blz....: ...comentei antes de vc corrigir.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de llp
pq não Ruby, CommonLisp,: pq não Ruby, CommonLisp, Python... que já são livres a séculos?
Comentário de FkJ
Novell: Tinha que ser coisa da Novell mesmo...
Comentário de Copernico Vespucio
Porque...:

Pq ele não larga mão desse .net e não ajuda a comunidade a consolidar o java


...ele é um dos *inimigos* dessa tecnologia. Não percebeu até agora?

Java não é controlada pela empresa que ele idolatra. Ao contrário, fazem parte de sua comunidade (e do JCP) não só milhões de desenvolvedores independentes (a palavra "independentes" para a M$ é um palavrão) como todo o resto do mercado, empresas como a IBM, BEA, Sun, Google inc., Oracle, etc. que são adversárias da M$.

De Icaza é um lobo com uma pele de cordeiro bem curta. Não está do lado do Linux ou do software livre e não se importa nem um pouco em deixar cavalos de tróia como o Mono/Silverlight para serem distribuídos com ele.
Comentário de Copernico Vespucio
Porque...: Ruby não tem séculos de idade. Ao contrário, só agora está dando seus primeiros passos.

CommonLisp e Python não tem o volume de adoção necessária pela indústria atual.

Nenhuma das plataformas citadas tem o nível de maturidade encontrados na plataforma Java hoje.
Comentário de ivansb
Quantas patentes?: Quantas patentes será que eles estão violando??? ;-p

Boicote ao Mono já!
Comentário de Ricardo NY
Boicote: Tudo ligado a Novell: Gnome, Mono, Icaza, Suse. Ja ficou claro de que lado estao.
Comentário de gwt25
Radicalismo as vezes atrapalha: Infelizmente a maioria dos usuários de Desktop estão na plataforma Windows e se quisermos atrair futuros novos usuários para a plataforma Linux precisamos permitir que isso seja feita da maneira menos traumática possível, nisso o Mono irá ajudar muito.

Para quem tem um conhecimento maior de informática é fácil migrar para o Linux, mas para o usuário normal ainda é muito difícil, só de mudar o papel de parece o pessoal do suporte já fica doido.

Ainda faltam muitos softwares no Linux para que possamos realizar uma migração em massa. Não adianta bater o pé e não usar Windows, pq uma empresa não pode deixar de usar totalmente se o seu ERP feito em VB não roda no Linux ou pq aquela aplicação da Caixa Econômica também não e etc. Uma empresa não pode ser radical a este ponto.

Na minha opnião, não é questão de copiar a Microsoft e sim, tornar o Linux mais atraente aos usuários e empresas, estimulando-os a migrarem.

Se tentarmos convencer todas as softwares houses a migrarem suas aplicações para uma linguagem multiplataforma como python e java, morreremos esperando, então temos que fazer ao máximo possível para pelo menos permitir que a linguagem que eles utilizem seja compatível com Linux.
Comentário de Marcelo Mendes
GNOME??? Acho que ele não: GNOME??? Acho que ele não merece estar nessa sua lista negra aí.
Comentário de net.berto
excelente: A CLR do mono já é ótima. Em alguns anos o linux será inundado por programas mono como os que já vem no ubuntu. Só não está claro se esse moonlight vai tirar pessoas da implementação normal do mono.
Comentário de popolony2k
Balela....: ....se fosse assim estariamos repletos de aplicações do Windows e que usam tecnologia M$ "bombando" no Linux essa hora, pois não sei quanto tempo vc está nessa de SL, mas o Sr. Miguel de Icaza lá por 1997/1998 teve a brilhante idéia de portar a tecnologia COM da M$ para o Linux através do Gnome, criando assim o famigerado Bonobo e após quase 10 anos por acaso vc vê alguma belezura de software que roda no Ruindow$ e que usa e abusa desse COM maldito, rodando com maestria no Linux ???????????

Na sequencia veio essa bomba de .Net e eles decidiram criar o Mono em cima do meia-boca Bonobo que é cópia do meia-boca M$ COM.

Agora essa de Silverlight.

Se liga, isso se chama CAVALO DE TRÓIA.....vc vai aceitar esse presente ???????


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de ROliveira
Concordo!: Concordo 100%. Penso que muitas empresas não migram para o Linux porque seus principais softwares são feitos para rodar somente no Windows, não há equivalentes no Linux ou não há como portá-los(de maneira rápida) para o Linux.

Além disso, ainda não temos ferramentas RAD como o VB ou Delphi no Linux que fazem ainda bastante sucesso no Windows e de certa forma "prendem" muitos usuários e programadores na plataforma Windows. Acredito que quando houver ferramentas RAD iguais às do Windows no Linux aí sim a migração poderá ocorrer mais rápida e de forma menos traumática.


Comentário de hamacker
Bonobo ??? não é CORBA ao: Bonobo ??? não é CORBA ao inves de COM ?

Acho que por causa do freedesktop agora kde e gnome usam d-bus.
--
http://hamacker.wordpress.com

Comentário de Windows Killer
Algumas verdades incovenientes: Eu já achei o Mono "bonitinho". Mas raciocinando melhor e com essa do silverlight, percebi uma coisa: realmente se fizerem isso estão tentando fazer com que coisas que a Microsoft faz para funcionar exclusivamente no Windows funcionem no Linux. Ou seja, toda vez que a Microsoft lançar algo que ela mesma alardeia como extraordinário, o pessoal do Mono estará correndo atrás para implementar no Mono. Mas a Microsoft sempre chegará na frente, pois ela quem fez as especificações e assim, domina a implementação. Mas fica uma pergunta: há muito tempo o Flash vem ganhando mercado sem concorrentes, porque a comunidade do software livre ou empresas que apoiam o software livre não criaram algo à altura, algo que superasse o flash? Aí vem a Microsoft, uma empresa cujos negócios são calcados no software proprietário, na venda de licenças a preços exorbitantes e anuncia uma tecnologia milagrosa, que vencerá o flash ou qualquer outra coisa que se ponha no caminho. Verdade vos digo caros, a mesma coisa aconteceu com o .NET. O Java apareceu como sistema proprietário gerenciado durante muito tempo e a comunidade não se mobilizou em produzir um ambiente de desenvolvimento gerenciado com uma linguagem de programação poderosa, orientada a objetos e orientada a componentes. Não precisava ser .NET, poderia ser algo como GNU Development Enviroment (GDE). E a linguagem poderia GNU-L. Apesar da viagem, o ponto é certo: parece que a dinâmica do software livre precisa ser revista. Porque a comunidade não desenvolve algo superior ao Visual Studio. Hoje, lendo um artigo aqui do Br-Linux, descobri que existe uma software (syncliente) que desabilita o bendito TabButton do meu TouchPad. Esse software, na verdade, configura muitos outros aspectos do TouchPad. Precisa algo tão útil assim, ficar tão escondido? Ao ponto de após uns 6 meses de utilização de Ubuntu no Notebook, eu descobrir agora que existe um tal de syncliente que resolve meu problema. Vou desenvolver uma GUI para ele, quando estiver pronta publico. Desculpe-me os entusiastas se pareci troll, apenas quis ajudar a identificar os pontos fracos. Sou usuário e defensor do software livre, mas sou realista.
Comentário de popolony2k
No no no .....: ....Bonobo é COM "Sim senhori positoni", só que é o COM que tenta ser igual ao CORBA e que é mais conhecido como DCOM (como sempre a M$ tentando duplicar padrões abertos).

Sendo CORBA uma tecnologia aberta, qual a vantagem do BONOBO em relação ao Corba oficial ?????

Como sempre os lixões vendidos por Icaza & CIA vem com a famosa tática de marketing, "a lá" M$ de que é bom para futuramente poder integrar aplicações Window$ com outras plataformas.

Balela !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Everaldo Canuto
MonoDevelop: Dá uma olhadinha no MonoDevelop (http://www.monodevelop.com/) ainda não é um Delphi mas está bem legal no momento, tem designer de formulários e a possibilidade de criar componentes (controles/widgets) e depois reutiliza-los no designer.

Tem umas outras coisinhas legais, vale dar uma olhada :)
Comentário de net.berto
Paint.NET: Aproveitando o assunto, o Miguel de Icaza anunciou hoje um esforço para fazer o Paint.NET rodar no mono.

O Paint.NET é um sofware livre para Windows (licença MIT) que roda apenas no .NET 2.0. A idéia é implementar o que falta no mono e substituir algumas chamadas a pontos do Windows.

Será uma opção para quem não simpatiza com o GIMP. Acredito que tem potencial para vir como default no Ubuntu 8.x. ;)

Mais detalhes aqui:
http://tirania.org/blog/archive/2007/May-15-1.html

Comentário de Douglas Augusto
Aos que são contra o Mono/Moonlight: Gostaria sinceramente de saber os motivos (com justificativa) pelos quais vocês repudiam a iniciativa de criarem versões livres de idéias/softwares da Microsoft. Por que "cavalo-de-tróia"? Perigo de patentes? Especificações controladas pela Microsoft? Porque o software em questão estará concorrendo com algum de sua preferência (Mono x Java, por exemplo)? Ou simplesmente aversão a tudo relativo à Microsoft?

Também têm o mesmo repúdio por projetos (e portanto não usam) como AMSN, Kopete ou Gaim, por implementarem o protocolo MSN?

Quão pior seria o Silver/Moonlight em relação ao Adobe Flash? Lembrem-se que implementações alternativas compatíveis com o Flash (p.e. Gnash) só são viáveis por engenharia reversa, pois a Adobe não fornece especificações. E se a Microsoft abrir as especificações suficientes para implementar visualizadores livres, assim como fez com parte do .Net? Na minha máquina GNU/Linux (AMD64) a Adobe não fornece plugin Flash, ao mesmo tempo a comunidade sofre para conseguir implementar soluções livres, pois não há especificações abertas. Frente a isso, não poderia o Moonlight ser uma melhor opção?
Comentário de nobody
Sputnik popolony2k...você: Sputnik popolony2k...você está muito parecido com um radical de esquerda...rsrsrs, está sendo bem instrutivo ler o que você escreve.
Comentário de nobody
Dicas de compilação ???: Preciso instalar essa ferramenta, mas tem ocorrido muitos problemas. Se você souber de pacotes prontos para Slack melhor ainda.
Comentário de popolony2k
Amigo nobody......: ....tem horas que sou um radical de esquerda, outras vezes estou mais centrado e algumas vezes sou direita neo-liberal .......

Ou seja, me chame simplesmente de PopolonY2k, o único.

Com toda a humildade, característica de minha pessoa, é claro !!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Everaldo Canuto
Bem, ainda não instalei no: Bem, ainda não instalei no slack mas acredito que tendo as bibliotecas do gtk mais o Mono 1.2.3 você consiga instalar sem problemas.

Sem ver as mensagens dica difícil te dizer qual o problema, se precisar de ajuda é só entra no canal do #mono no gimpnet ou mesmo no canal #simios para "falar" em portugues, eu tento te ajudar. Qualquer coisa me envia um mail em.
Comentário de Everaldo Canuto
É verdade, inclusive o: É verdade, inclusive o Paint.NET já roda em Linux com o Mono, o que acontece é que até a versão 2 do Paint.NET nós não havíamos publicado nada. O que está sendo feito agora é o porte da versão 3.0 do mesmo, já está inclusive rodando.
Comentário de laurocesar
Lazarus: E o Lazarus ? Parece bastante interessante. Já usei em aulas de programação no lugar do Delphi, além de bastante parecido com o primeiro é totalmente livre e usa o Freepascal.





=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Felipe Raposo
Gsynaptics: Tem o Gsynaptics.
Felipe Raposo

Comentário de KenA
oi Windows Killer, vc falou: oi Windows Killer, vc falou bem ... a real eh que existe a confusao entre o lado 'organico' da coisa e o lado 'business' ... em geral o pessoal do sw livre eh mais 'organico' do que 'business' e enxerga o lado business da coisa como algo malefico ... imho, o grande lance eh unir os dois e a Microsoft vem fazendo isso ja a muito tempo e em geral o pessoal do sw livre nao ve ou nao quer ver isso ...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004