Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Petição para uso preferencial de software livre na cidade do Rio de Janeiro

Foi divulgada essa petição na lista Debian-RJ por Ricardo Fernandes, e achei legal compartilhar.   Segue trecho: 'Exmo. Sr. Prefeito Cesar Maia, Solicitamos sua atenção para o Projeto de Lei nº 324/2005, de autoria da Vereadora Aspásia Camargo (PV-RJ), que “DISPÕE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS E PROGRAMAS DE COMPUTADOR ABERTOS”, definindo a preferência, para o Poder Público Municipal, pela utilização do software livre. Este Projeto foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, tendo sido, entretanto, vetado por V. Exª. Ora, este projeto, ao contrário do que afirma a justificativa do veto, é altamente benéfico para o Poder Público e a Cidade, além respeitar integralmente as normas legais e constitucionais. O movimento do software livre tem avançado largamente e vem sendo apoiado, inclusive através de Lei, pelos mais diversos órgãos e entidades públicas no Brasil. '” A nota foi enviada por Vinícius Medina (viniciusmedinaΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Profano
Excelente iniciativa, a tua: Olá, Medina;
- Excelente a tua iniciativa!!!
- Estou me associando à ela, e esperando o apoio de outros membros da comunidade linuxista, principal e especialmente de todos aqueles que habitam estas pairagens cariocas, pois, com os impostos e demais tributos que recolhemos aos cofres públicos - e não são poucos, teríamos a oportunidade de sentir a aplicação desses recursos em programas de obrigação do Poder público e que estão aí a ser manchetes nefastas e negativas, por falta da devida atenção e aplicação.
- Infelizmente, não só na área Municipal da ex-Cidade Maravilhosa, como também na esfera do Estado do Rio de Janeiro, a desatenção e desrespeito ao povo fluminense é impressionante.
- Da União, de outros Estados e Municípios nos chegam notícias da economia gerada pelo implemento do Software Livre, permitindo maior dotação dos recursos nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, etc... Vide exemplos do Estado de Santa Catarina - adotando o Famelix; Fortaleza/CE, que conta inclusive com o apoio da Fundação Demócrito Rocha e o jornal O Povo; para não citar tantos outros exemplos.
- Sinto-me um excluido social, a quem é negado o direito de ver um futuro para os meninos e meninas que povoam os guetos e sinais de trânsito, senão o mergulho na criminalidade.
- De outro modo, acredito que a iniciativa alavancada pela Vereadora Aspásia Camargo foi denegada em razão de ser ela integrante de um Partido opositor à atual Administração Municipal, embora o discurso da sansão tenha tido um arrazoado diferente.
- De qualquer maneira, repito, apoio a tua iniciativa, esperando adesão de outros a esta causa.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004