“Eu sou assinante do provedor UOL há muito tempo e, em alguns casos, gosto do suporte que esse provedor dá ao Linux, como páginas que funcionam bem no Firefox, barra de ferramentas específicas para o Linux, publicador de fotos em Java para o blog e até um messenger de código aberto.
Hoje, no GigaBlog, um blog dos editores do UOL Tecnologia, há uma referência a uma máquina que está ligada há 45 dias rodando Ubuntu 6.06 direto do CD. O único ponto negativo citado é que não conseguiram redimensionar a partição NTFS do Windows instalado para instalar o Ubuntu direto no HD, provavelmente porque a partição Windows está marcada com erros ou está muito fragmentada, normal. Vale dar uma lida.”
Minha experiência com o UOL é bem diferente, especificamente no que tange a área de "Sites Pessoais"[1].
Algumas semanas após eu ter criado um site obedecendo os padrões W3C e utilizando CSS, o UOL faz uma atualização em um dos servidores e os arquivos .css passam a não mais serem identificados como 'text/css', mas sim como 'text/html' --fui descobrir este problema "sutil" depois de muita pesquisa[2-4]. Como o site estava sob conformidade estrita com o W3C, o Mozilla, Firefox, Konqueror e outros navegadores simplesmente pararam de carregar a folha de estilo, pois o seu tipo estava inconsistente. Aí veio o tormento, ao tentar explicar-lhes o que estava acontecendo e que o problema era de sua responsabilidade. Primeiro recebo respostas genéricas, daquelas que nem sequer leram o primeiro parágrafo da minha mensagem. Com muito custo encaminham o problema ao corpo "técnico". Juravam que a questão não era com eles, mesmo após argumentar e detalhar incansavelmente o problema, fornecendo sempre referências. Meses se passaram, e nada foi resolvido, a solução foi hospedar o arquivo .css em um outro servidor, o que tornou o carregamento da página bem mais lento.
Mais recentemente, por causa da política e gerenciamento estranho dos arquivos do site --p.e., não é possível usar ftp, e vários tipos de arquivos têm hospedagem proibida[5]--, ocorreu que o meu index.html passou a ser encarado como um arquivo de extensão proibida, assim como .exe, .zip e outros! Ou seja, a home page simplesmente não carregava mais, em vez disso era redirecionada para uma página de erro. Mais uma vez tentei contactá-los, e novamente uma enxurrada de respostas genéricas. Semana retrasada disseram encaminhar para os tais "técnicos", mas dessa vez nem se deram ao trabalho de responder.
Enfim, fui obrigado a migrar de hospedagem para ter o site em operação. Frente a isto, acho que o UOL está bem distante de ter um suporte decente, tanto no que concerne os padrões de desenvolvimento de sites como aos clientes.
1. http://sites.uol.com.br/
2. http://www.communitymx.com/content/article.cfm?cid=67EEA
3. http://developer.mozilla.org/en/docs/Incorrect_MIME_Type_for_CSS_Files
4. http://css-discuss.incutio.com/?page=MozillaCssMimeType
5. http://sites.uol.com.br/aviso_pop_disco_virtual.htm