Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pesquisa DesktopLinux 2007 traz resultado favorável ao GNOME

A dica vem do NoticiasLinux: "Não é tão surpreendente que o Ubuntu ficou em primeiro na pesquisa do Mercado de Desktop Linux de 2007 conduzida pelo site DesktopLinux.com, ou que o Firefox ficou em primeiro dentre os navegadores. Mais interessante é que pela primeira vez nas pesquisas anuais do site, o GNOME ultrapassou o KDE entre os ambientes de desktop (45% contra 35%), com Xfce em terceiro (8%)." Confira a pesquisa completa com gráficos no link a seguir.

Saiba mais (desktoplinux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Heitor Moraes
Culpa do Ubuntu: ...e da demora do KDE4.
Comentário de Sonolento
Talvez..: ...devido também ao fato do Gnome ter os efeitos 3D bem integrados.

Já no KDE no máximo ouço gente falar que funciona com muito esforço e assim mesmo, longe de ser tão bem adaptado ao ambiente quanto no Gnome.
Comentário de Wallacy
Sim e não, aqui no meu: Sim e não, aqui no meu openSuSE 10.2 com KDE não tenho "nenhum" esforço, só instalo o pacote da placa de video, o compiz/beryl e pronto, preciso nem dar o nvidia-xconfig no terminal porque o yast já executa ele também...

Mais quando o projeto era mais "novo" ainda só compiz / xgl sim, dai era um pouco mais trabalhoso, mais nada de sacrifício, pelo menos não foi pra min...

Creio que é mais devido ao fato do ubuntu mesmo, apesar de ter o kubuntu, até eu que gosto muito do kde não trocaria o ubuntu pelo kubuntu.... E também que essa de beleza (muito falada) é bem relativa, já que tem temas ótimos para o gnome....

Mais ainda assim amo meu kde, mais fico feliz pela grande popularidade do gnome, é assim que as coisas são né, as coisas ficam mais saudáveis quando a "liderança" entre os mais usados é alternada, quem sabe com o kde 4, ele não volte ao topo, e depois em um próximo gnome, ele de novo.. é sempre bom uma "concorrência".

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crian
Comentário de tenchi
A cura para todo mal: Acho que é basicamente por isso.
O Ubuntu, assim como distros como Fedora etc, estão utilizando o GNOME como ambiente padrão. Só isso. E também estão trabalhando mais em cima do GNOME. Se você utilizar o GNOME e o KDE que vem no Fedora, vai ver q o famoso bluecurve está presente somente no GNOME, deixando o KDE com cara de cru (de cru, ouviu).
Acho que isso não vai mudar com o KDE4. O ubuntu, que é a distro mais utilizada, continuará usando o GNOME, trazendo muitos usuários para o GNOME. Quanto ao kubuntu... bem, o kubuntu, queira ou não, não é tão bom quanto o ubuntu (não por causa do KDE), basicamente por não ter suporte oficial.
Mas, se vocês verificarem, perceberão que o amarok é o player mais utilizado, mesmo no GNOME. Ou seja, o que vemos é meio que uma "mistureba" de coisas. Assim, se essa mistura continuar, vamos é acabar perdendo o conceito de ambiente...

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Flamer
Não desejo iniciar uma flame war: No entanto, não entendi essa questão de efeitos 3D integrados. A filosifa do GNOME não era algo como LESS IS MORE?

Apenas para registro, eu uso o sawfish, porque eu posso configurá-lo em LISP :-)


Comentário de Wallacy
Acontece que o o compiz: Acontece que o o compiz quando foi feito foi a principio adaptado ao gnome, com a glib, o gtk-window-decorator, e por ai... Isso foi por causa que o pessoal que cuidava dessa parte do projeto também tinha relações com o projeto gnome dentro da empresa, e se não me engano, na mesma época a novel havia comprado uma empresa que só trabalhava com gnome, e ela também foi alocada em parte nesse projeto, (não lembro do nome da empresa agora)..

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de welrbraga
Apesar de ser usuário do: Apesar de ser usuário do gnome, gostar dele e programar nele, eu concordo que a a culpa é disso é que as distros mais usadas atualmetne vem com o gnome como desktop padrão.

Eu apoiaria com muita satisfação se as distros tivessem uma opção na instalação onde o usuário poderia optar por instalar o gnome ou o KDE como ambiente. Isso além de comodo e prático acabaria com essa injusta desvantagem.

--
--
Se Tostines fosse GPL todo mundo saberia o seu segredo!
User Linux: #253605

Comentário de Wallacy
Mais isso existe, no caso do: Mais isso existe, no caso do openSuSE a versão em DVD/Multi CDs proporciona isso, e muitas distribuições com versões em DVD também, acontece que fica "muito apertado", fazer isso em versões com CD.

O que poderia ser feito é... bem, o que já é feito por muitos, experimentar distribuições diferentes, com desktops padrões diferentes, garantindo máximo suporte para a escolha.

Comentários a parte, uma coisa muito triste que vejo hoje é que muitos usuários só utilizaram na sua vida, ubuntu/gnome e os veneram, ao menos sem ter experimentado alternativas, estou cansado de conversar com pessoas que só utilizaram o ubuntu, e percebo que são um monte de "papagaios" que repetem as qualidades que o sistema ubuntu/gnome pode proporcionar sem ao menos ter tido experiência com outras distro e gerenciadores de janela, assim como os toolkits GTK e QT conseqüentemente.É claro que muita gente já testou ambos e tem preferência por algum, mais isso é pessoal o problema é quando ela tenta utilizar suas preferências para convencer os outros.

O "grande lance" é deixar rolar e deixar cada um escolher o que gosta mais!!

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de Buscator
Só falta um gravador/queimador de midia....: Desde que me converti ao OpenSuse só uso Gnome. Mas sinto uma falta enorme de programas da estatura de um K3B e um K9Copy no Gnome. E o pior que quando instalo os dois no Gnome vem aquelas trocentas bibliotecas do KDE, deixando o menu na maior mistureba...
Comentário de Neribh
E os norte-americanos...: Não pude resistir ao comentário.

Enquanto isso os norte-americanos vão dominando largamente, e nós aqui batendo palmas...


Comentário de eje del mal
Ein!?: O Gnome é Mexicano, o KDE é alemão ... se os americanos estão dormindo só significa que estão erdendo terreno...
Comentário de eje del mal
Ein!?: O Gnome é Mexicano, o KDE é alemão ... se os americanos estão dormindo só significa que estão perdendo terreno...
Comentário de tenchi
Isso sem contar...: ... programas como o k3b.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de nemesis
engraçado... qual é o: engraçado... qual é o problema em arrastar e soltar pastas e/ou arquivos para a mídia?

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Grobsch
Xfce em TERCEIRO... Viva!!: Não gosto do Gnome, o KDE continua sendo superior, entretanto testo muitas coisas do primeiro para deixar o Xfce mais poderoso, gosto sim e muito do Xfce, mas vivo com as limitações deste ser parecido em muitos aspectos ao Gnome, como por exemplo o volume manager. O Resultado de Gnome ou KDE a frente é esperado, o grande resultado é o crescimento do Xfce.
Testei dezenas de programas para gravar cd/dvd e, sinceramente, não fiquei fã de nenhum, o K3b continua sobrando. Gosto de ter um Xfce bem preparado, um KDE e um mais leve como Fluxbox ou WindowMaker na máquina.
OBS: No distrowatch.com o PCLinuxOS já se aproxima do Ubuntu, entretanto na pesquisa do desktoplinux.com recebeu pouquíssimos votos.
--
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de EduardoMartins
Gnome crescendo: Não acho.
Simplesmente as pessoas que testam o Linux pela primeira vez são seduzidas pelo visual clean e objetivo do Gnome no Ubuntu.

O KDE é bonito, mas é meio poluído visualmente.

É mais ou menos como o Firefox e a Mozilla Suite (atual Seamonkey). A simplicidade do FF seduz os usuários menos experientes que se assustam com muitas coisas e opções na tela no KDE, assim como nas configurações e opções avançadas do Seamonkey.

Como disse o amigo abaixo, o Ubuntu tem o Kubuntu, mas o pessoal vem preferindo o Gnome.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004