Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pesquisa afirma que o Windows perde terreno com desenvolvedores


“Estudo aponta que, nos Estados Unidos, sistema operacional da Microsoft não é a base preferida para criação de aplicações”


Enviado por elton.slacker (slackware_todayΘyahoo·com·br) - referência (pcworld.uol.com.br).

Trecho:

“Atribuímos o declínio ao aumento de desenvolvedores focando suas aplicações em Linux e nas suas distribuições. Tanto Novell quanto a Red Hat são duas das mais dominantes hoje”, disse John Andrews, CEO da Evans Data. De acordo com o executivo, a chegada do Windows Vista só vai tornar as coisas piores. “Vejo o Vista como um dos responsáveis por parte da queda”, diz Andrews. A expectativa do instituto é que, no próximo ano, o Windows perca mais dois pontos percentuais.

O foco em Linux pelos desenvolvedores aumentou para 11,8% em 2007, salto perante os 8,8 do ano anterior. De acordo com Andrews, esse valor vai ficar em 16% em 2008.

Andrews afirma que a situação é resultado da batalha do Windows contra o código aberto, na medida em que as soluções de código aberto estão amadurecendo. Mas o Windows continua na liderança. “Não há dúvida, eles ainda dominam”, termina Andrews.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de AHAHAAHAHAH
Isso é D+: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAH....é um tapa na cara para aqueles que ovacionam as "fantásticas novidades" da microsoft!. Esse tal de silverlight está sendo anunciado no meio bit como o santo graal da web 2. AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHAHAHAHAH. Crítico, coloca isso lá no teu blogzinho...Tô nem aí, tô nem aí....o balmerzinhos do meio bit agora vão ter o q falar...
Comentário de Avelino de Almeida Bego
Pois é...: ... nada mal pra um SO de brinquedo, ou, como disse um executivo da M$ aqui do Brasil: "Encontramos o Linux em caixas de sucrilhos".

Abraços.
--
Avelino de Almeida Bego
Comentário de Roger de Almeida
Toda mudança consistente e: Toda mudança consistente e duradoura requer um tempo. Diante disso, a questão de se usar o Linux como plataforma de desenvolvimento está ligado diretamente com o amadurecimento das ferramentas, seja por qualidade e recursos.

Um outro dado importante que deve ser levado em consideração, é a migração dos sistemas que são instalados no micro para sistemas que usem navegadores Internet ou feitos em Java. Com isso, a plataforma passa para um plano secundário e pode ser que ai o Windows esteja perdendo força. Não é atoa que estão investindo pesado em propaganda na plataforma .NET.

Além disso, o WINE não pode ser desconsiderado. Este software num futuro próximo vai abrir espaço para que mais e mais desenvolvedores usem a plataforma Linux.


Roger()
Comentário de bagatelo
Gostaria de saber como se: Gostaria de saber como se comporta no wine aplicativos thinstalled, ou seja, feitos no thinstall. Quem não conhece, vale a pena pesquisar. Eu mesmo já fiz um aplicativo que juntam todos arquivos e registros na instalação de do aplicativo alvo, e constroi um único executável, que tem a facilidade de ser portável, pode ser levado ele para qualquer máquina windows, que vai rodar sem problemas.
Comentário de popolony2k
O que o "Mr.Developer Balmmer" não sabe ....: ...é que Linux nas caixinhas de sucrilhos é parte da estratégia.

E esses números apenas confirmam a estratégia !!

Na época ele não entendeu...agora deve estar com as ulceras explodindo por causa desse erro de análise !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
É o começo do fim....: ...para a M$ !!!

Pois é conhecido que a longevidade de uma cultura só é ampliada quando existe divulgação e popularização através de novas gerações de pessoas !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de joaoemanuel1981
Não só ao amadurecimento: Não só ao amadurecimento das ferramentas, como o melhoramento das documentações das APIs. E já falando em APIs o declínio também é gerado porque os desenvolvedores perceberam que com Linux, BSDs e outros, você pode usar todas as APIs do sistema e as próprias APIs dos desenvolvedores conversam bem melhor com os sistemas abertos do que com o Windows.
Além disso tudo, os desenvolvedores estão a cada dia com mais desconfiança da Microsoft, pois a Microsoft já no passado sacaneou muitas empresas para criar seus produtos, como o Money por exemplo. E já foi demonstrado várias vezes que quando a Microsoft lança um produto os usuários do Windows preferem estes a produtos de outros desenvolvedores, um exemplo clássico é o IE X Netscape.
Comentário de silveira
Bill Gates não é mais o homem mais rico do mundo: Será por isso que o Bill Gates não é mais o homem mais rico do mundo?

A MS tem dado muitos tiros nos pés e isso tem prejudicado eles. Como o Mark Shuttleworth disse, eles ainda tem a visão nos anos 80.

Eu tenho sorte. Passo meses e meses sem nem encostar num Windows, em casa ou na faculdade.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Elias Amaral
Também tenho sorte..: Idem. Na universidade (UFRN) eu uso 2 laboratórios (o do curso de ciências da computação, e o do curso de engenharia de computação - usam ubuntu dapper[1] e fedora 3, respectivamente). Em casa, eu só tenho instalado algumas versões do ubuntu (edgy 64 bits e feisty 32 bits). Pretendo comprar um pczinho a menos de 500 reais (alguém sugere algum? =D) e instalar um linux from scratch nele, e acho que é isso.

Rodo jogos windows usando cedega e wine; não necessito do windows pra *nada* no momento. No meu caso, não é só questão de sorte -- é questão de necessidade. O windows (xp ou vista) não vem com driver para o meu HD SATA, e eu não tenho drive de disquete:) (sim, existem uma série de opções para conseguir instalar. eu tentei algumas delas, mas me conformei em usar vmware ou qemu sempre que eu *realmente* precisar rodar windows)

[1] se quem que, ultimamente, está em dual boot -- ubuntu dapper e windows xp. depois de anos numa bem-sucedida rede só com gentoo nos clientes e debian no servidor, mudaram pra ubuntu nos clientes e alguns professores aproveitaram pra logo depois colocar windows xp (de uma forma um tanto que unilateral)

[2] eu conheço um caso parecido: cuba é um modelo de agricultura orgânica pela falta de pesticidas e agrotóxicos, por causa do embargo dos EUA
Comentário de Roger de Almeida
É elementar meu caro: É elementar meu caro bagatelo!!

Basta instalar o GNU/Linux de sua preferência não esquecendo do pacote WINE e depois executar a instalação do seu aplicativo, utilizando o aplicativo citado. Aproveite e crie uma documentação caso obtenha sucesso. Assim, outras pessoas poderão se beneficiar e enriquecer o seu trabalho.

Boa sorte!!!

Roger()

Comentário de Gilberto Silveira
Eu queria meter os pés pelas mãos assim em meus negócios: As vendas anuais só aumentaram de 2001 pra cá:
(Em milhões de dólares)

Total Revenue:
----------------
2001 - 25,296.00
2002 - 28,365.00
2003 - 32,187.00
2004 - 36,835.00
2005 - 39,788.00
2006 - 44,282.00

Gross Profit :
----------------
2001 - 21,841.00
2002 - 22,666.00
2003 - 26,128.00
2004 - 30,239.00
2005 - 33,757.00
2006 - 36,632.00

No fim do trimestre fiscal (3 months Ending 2007-03-31) eles já estavam assim:
Total Revenue: 14,398.00
Gross Profit: 12,258.00

Mkt Cap: 287.20B

Net Profit Margin: 28.45% (!)

Mesmo que eles fechem tudo hoje e fiquem gastando cinco bilhões de dólares por ano (o quê é um absurdo para uma empresa de software), ainda viverão entre nós por mais 10 anos. Então, esqueçam - eles não vão desaparecer tão cedo e nem se tornar irrelevantes tão cedo (a IBM demorou dez anos para se tornar irrelevante no mercado, depois de uma série de erros, como o OS/2 EE, a RS/6000, Office Vision, parcerias falhas com VARs, o thinkpad, etc.). A Microsoft não cometeu um erro sequer nos últimos quinze anos.

Fonte: http://finance.google.com/finance?q=MSFT

Comentário de Manoel Pinho
Estatísticas: Nada demais. Apenas mantendo o monopólio no desktop e vendendo windows e M$ Office, o crescimento natural do número de computadores do mundo já vai implicar em aumento da receita. Houve também uma tendência de aumento real do custo das licençcas desses (e outros) programas da Microsoft. É como olhar os números brutos do PIB de um país e dizer que em 50 anos houve um aumento de 200% e a população aumentou 300%.

A M$ já errou várias vezes em estratégias e vários produtos dela falharam. A diferença é que ela sabe reconhecer quando isso acontece e tem sido esperta para mudar o rumo em tempo hábil.
Comentário de Manoel Pinho
RAD: A M$ mantém ainda grande parte da mente dos desenvolvedores, especialmente nos países subdesenvolvidos, por fazer ela mesma soluções "empacotadas" e geradas rápida e porcamente através de wizards das suas ferramentas de desenvolvimento. Suas ferramentas RAD e linguagens "para dummies" tipo VB fazem ainda sucesso entre desenvolvedores com pouca ou nenhuma formação teórica, a maioria no Brasil.

O linux realmente precisa de uma ferramenta RAD "tipo Delphi" para conquistar a mente desse pessoal (sim, existem alguns ambientes RAD livres mas esse povo não conhece). Qt, GTK+, wxwidgets e cia fazem tudo mas o povo não sabe C/C++ direito e linguagens como Python, Perl, etc não são populares fora do mundo acadêmico. PHP e Java são as linguagens mais usadas para quem pensa em programar aplicativos para linux. A M$ pagou para a Borland enterrar o Kylix e criou o .Net/C#/aspx para tirar a atenção do Java e PHP. Pelo menos na área de aplicativos via web e aplicativos em linguagens que usam máquinas virtuais a M$ tem uma boa concorrência.
Comentário de Risivel
Me perdoem...: Olá,

Me perdoem, mas sempre que leio comentários desse site me pergunto:

Em que mundo vocês vivem? Chega a ser constrangedor...




Comentário de popolony2k
Felizmente vivemos no mundo....: ...que não tem as "facilidades" que certas empre$as vendem !!!

Vc ainda vai descobrir que aquele pedaço de carne suculento que vc está seguindo faz tempo e que quando vc está prestes a agarra-lo ele "inexplicavelmente" foge de suas mãos, na verdade está amarrado a uma linha de Nylon que estava sendo puxada todo esse tempo por um predador, que a partir de agora está com uma "calibre 12''" apontada bem no meio de sua testa !!!!

Aí pode ser tarde !!! Aproveite o momento que vc é livre para abrir os olhos !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Oksigeno
Sem dúvida: Para o cara suficientemente inteligente para dar preferência para a embalagem em deterimento do produto o Vista dá show de bola na minha opinião. Pena não venderem só a embalagem :-P
--
Engli$h = discriminação e hegemonia cultural
Esperanto = cultura -100%- livre

Comentário de Roger de Almeida
Você deveria ser mais: Você deveria ser mais objetivo, contra-argumentando os comentários com fatos e uma análise científica que possa comprovar o seu constrangimento, seja contra ou a favor do software livre.

Roger()

Comentário de Oksigeno
O "virus": Pior pra eles é que o GNU/Linux está invadindo tudo: PC's, consolas, celulares, tv-boxes, BIOS, robótica, automação industrial, tocador de música..., ...
Tadinhos, eu tenho pena :-(

--
Engli$h = discriminação e hegemonia cultural
Esperanto = cultura -100%- livre

Comentário de Roger de Almeida
Dizer que a MS não errou: Dizer que a MS não errou nos últimos 15 anos é uma argumentação que precisa de uma comprovação. Você está se baseando em quais fundamentos? Quais são as hipóteses e conclusões? Na coleta de dados você levou em consideração a demanda e oferta? Analisou os dados financeiros considerando a inflação do dólar americano? O Windows Millenium foi um grande acerto da MS? O Windows Vista é um sucesso absoluto?

Roger()

Comentário de emxavier
Mundo real: Se olhar com cuidado, percebe-se que boa parte dos leitores do Br-Linux vive no mundo real, que é aquele onde as contas devem ser pagas até o dia 10 de cada mês.
Comentário de Bruno Laturner
Ainda estou para conhecer um: Ainda estou para conhecer um desenvolvedor de aplicações comerciais/sob medida exclusivamente para SOs !Windows.

Vejo .Net, Delphi, Java e no máximo um PHP aqui ou acolá.

O mercado é ou Windows ou Windows + multiplaforma.
Comentário de Manoel Pinho
Sim, é verdade. Hoje ainda: Sim, é verdade. Hoje ainda é suicídio financeiro desprezar a possibilidade de um aplicativo comercial não rodar no windows pela enorme base instalada e pela quantidade de "proficionais" (com c mesmo) que não conhecem outra coisa, mas só o fato da proporção de sistemas via web e sistemas multiplataforma (inclusive windows) já ser significativo e ter uma clara tendência de aumento já é um ótimo sinal de que os programadores estão começando a pensar em se livrar das algemas que os aprisionam quando usam as tecnologias M$.

Coitado do programador que depois de tudo que já viu ainda cai na armadilha do .Net, que embora tecnicamente possível, nunca foi criado na realidade para ser multiplataforma.

Nunca se esqueçam do mantra "developers, developers, developers" cantado pelo Steve Balmer da M$

http://www.youtube.com/watch?v=8To-6VIJZRE

O mesmo idiota, digo, cara que pode vender Windows como quem vende um AB Shapper na TV

http://www.youtube.com/watch?v=tGvHNNOLnCk

Comentário de Caprinus Bode
Outro mercado milionário: O mercado de games!
Bem que o Mark "Space" Shuttleworth podia investir num Videogame de ultima geração, baseado em PC em parceria com a NVIDIA ou ATI. Depois soltasse Kits de desenvolvimento junto dos futuros Ubuntus... sonhando...
Comentário de Elias Amaral
Hmm..: Acho que moro na terra.

(Não posso falar pelos outros, apesar)
Comentário de Urubu-Rei
Podem chorar, Linuxeiros: Todo ano desde 2000 vocês dizem "Esse será o ano do Desktop Linux". O ano termina e mais uma promessa é quebrada com esse SO tosco de vocês.

Enquanto isso, o Vista vai fazer igual ao XP: Vai comendo pelas beiradas até se estabelecer em 90% do mundo. Não tem como isso não acontecer - a MS tem +90% do mercado. Enquanto o Linux perde até para o MacOS X em participação de mercado.

Com o Win2000, o 2003 e o XP foi a mesma coisa. E vai ser a mesma coisa com o Vista e com o Windows 2008 também. Em qualquer campo (desktop ou servidor), a MS é vencedora.

Aceitem e se conformem em ficar com 1% do mercado.
Comentário de Urubu-Rei
E a qualidade dos jogos?: Você acha mesmo que sem investimento financeiro você vai ter algum apelo junto aos consumidores? Cada um dos videogames que fizeram sucesso tiveram um jogo fantástico (ou acessório, no caso do Wii), que custou milhões para ser desenvolvido. Como concorrer com o XBox360 e seu Gears of War? Wii com seu controle revolucionário? Playstation com as séries Final Fantasy e Metal Gear, que sozinhas vendem os consoles?

Além disso, vgs sempre são subsidiados e a empresas ganham nos jogos. Se você libera grátis o SDK, vai lucrar com o quê?




Comentário de Roger de Almeida
Por favor!!: Por favor!!

Comprove os seus dados cientificamente!! Não use o "senso comum".


Roger()
Comentário de Covarde anônimo
Manifesto meu apoio ao: Manifesto meu apoio ao comentário postado pelo colega Risível. Roger de Almeida, como se faz uma "análise científica" do constrangimento? Constrangimento pode ser medido?
Comentário de laurocesar
Pesquisa afirma que o Windows perde terreno com desenvolvedores": Porque será que as vezes acho que estou lendo um texto diferente de algumas outras pessoas?
Pesquisa afirma que o Windows perde terreno com desenvolvedores
Neste caso além do texto, até o título parece não deixar dúvidas: O Windows está perdendo terreno. Não é dito que ele já tenha sido ultrapassado ou algo parecido, no que se refere a preferência / uso pelos desenvolvedores. :(

Um abraço a todos.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004