O LinuxNaRede
informa: "O
serviço de distribuição gratuita de CDs do Ubuntu chamado ShipIt está se preparando para o lançamento da nova versão 7.10 (Gutsy Gibbon), que sai este mês. Quem quiser poderá solicitar seus CDs originais do Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon", ficando atentos à disponibilidade na página do ShipIt. O serviço deixa claro que há um prazo a ser aguardado para o recebimento, mas haverá também a opção de download na mesma página."
Qualquer pessoa pode
solicitar o envio de CDs gratuitos do Ubuntu, mas como eles são enviados do exterior e (segundo a FAQ) não têm declaração de valor, eventualmente a Receita (federal ou estadual) cobra, possivelmente pelo valor estimado - principalmente nos casos em que a encomenda é de uma grande quantidade de CDs. O
FAQ do ShipIt tem algumas informações úteis (procure pelo título "Will I have to pay taxes/duties?") para quem tem dúvidas sobre o assunto ou recebeu o aviso de cobrança da Receita. Há até um exemplo de carta para enviar às autoridades responsáveis para explicar a situação e solicitar a isenção, além de outras dicas. Informações adicionais podem ser vistas no artigo "
O que fazer quando a Receita cobra impostos sobre os CDs gratuitos do Ubuntu?", aqui no BR-Linux.
O André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) também enviou uma
referência adicional (linuxvswindows.com.br) sobre o assunto.
Saiba mais (br-linux.org).
We'll be back in a few days, shipping Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) CDs.
:-(
Marcelo Vivan Borro