Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MCT confirma: Computador para todos pode ter dual boot. E as primeiras máquinas chegam às lojas

Você lembra da pergunta final do editorial do BR-Linux na semana passada? Vou reproduzi-la aqui:


Está fazendo 2 semanas que noticiamos a informação, confirmada oficialmente pela autoridade responsável, que alguém "esqueceu" de fazer referência a dual-boot na portaria que instituiu o Computador para Todos, e que os fabricantes já descobriram esta brecha e encaminharam consulta oficial para que se confirme que eles podem mesmo comercializar micros rodando Windows XP (e mais uma pequena partição com Linux e outros softwares livres) usando os benefícios e incentivos do programa governamental. Desde então, aparentemente não se divulgou mais o andamento da questão. Será que ainda demora muito para confirmarem ou negarem isto? E será que quando os fabricantes puderem vender estes micros com Windows XP, eles vão caprichar um pouco mais na configuração de hardware?


E hoje o IDGNow se encarregou de oferecer uma resposta detalhada:

'Fabricante Epcom Eletrônica coloca à venda nas lojas da rede Magazine Luíza o computador com dual boot ao mesmo preço da máquina só com Linux, contrariando as expectativas dos defensores do código aberto.' Navegando me deparei com esta notícia que a meu ver, mostrou uma falha grotesca na redação da lei do Computador para Todos.” A nota foi enviada por Julio Nascimento (juliocabofrioΘpop·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Mais trechos:

Os integrantes do governo federal que defendiam a exclusividade dos sistemas operacionais de código aberto no programa de inclusão digital Computador para Todos, ao que parece, perderam a batalha. Desde a última segunda-feira (07/06), a fabricante Epcom Eletrônica – credenciada no programa – já vende a 1.399 reais um computador com dois sistemas operacionais (dual boot), uma distribuição Linux e outra Windows Starter Edition, da Microsoft. De acordo com Silvana Rossini, gerente comercial da Epcom, as máquinas estão à venda na rede Magazine Luíza a 1.399 reais, mesmo valor daquelas comercializadas apenas com a distribuição de código aberto da Metasys. Segundo a executiva, a companhia fez uma consulta ainda no mês de fevereiro ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e teve o sinal verde para incluir o dual boot. “Isso [inclusão dos dois sistemas] não fere a lei. Estamos seguindo 100% das exigências do programa de código aberto e oferecendo ainda mais opções aos clientes”, ressalta a executiva.

O debate sobre a possibilidade ou não de inclusão de dual boot já acontecia no governo federal há alguns meses. (...) Em entrevista ao COMPUTERWORLD na ocasião, Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República e coordenador do programa, reconheceu que o governo pode ter falhado na redação da portaria e considerou alterar até mesmo o texto do documento.



Mesmo tendo sido cometida uma omissão tão séria na redação original, se ele considerou o assunto enquanto ainda dava tempo, é de se perguntar por que não colocou em prática a correção, ou o que conseguirá fazer agora que as vacas já saíram do cercado.

Mais um trecho, agora sobre o preço - e o PC com Windows vem com 256MB de RAM...


Outra situação polêmica que foi questionada por integrantes do governo federal antes mesmo do surgimento do equipamento com dual boot foi o preço. Alvarez, por exemplo, acreditava que seria muito difícil o fabricante incluir o dual boot e manter o mesmo valor para o produto em virtude de suporte e da própria licença. A Epcom, no entanto, manteve o mesmo patamar de preço, e atribui a possibilidade à negociação com os diversos fornecedores. “Houve um comprometimento de nossos parceiros para todos os itens do que equipamento, de maneira a manter o mesmo preço”, diz.

O novo equipamento traz processador Celeron D315, disco rígido de 40 Gigabytes (GB), 256 Megabytes (MB) de memória, gravador de CD e distribuições Linux (Metasys) e Windows Starter Edition. Segundo a executiva, é possível inclusive que, posteriormente, os compradores do novo PC popular façam a atualização inclusive para o Windows XP Home.

(...)

Procurado pela reportagem, o coordenado do programa, Cezar Alvarez, ainda não se posicionou sobre o assunto.”



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
É isso aí. No país do: É isso aí. No país do futebol, em plena época de Copa do Mundo, alguns seres não descansam e conseguem dar "mais opções" aos seus consumidores.

Agora esquecem que fazem isso em cima de um produto que é parcialmente pago com recurso público (ou estou enganado?).

E tem mais (assim como aconteceu com o surgimento de laptops milagrosamente baratos e funcionais depois do prtótipo funcional do OLPC), como é que só agora algumas lojas conseguiram acordo para baixar preço de peças com fonrnecedores a ponto de deixarem o preço final de um PC com Windows no mesmo valor de um PC com Linux? Alguém me ensine essa lábia.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de puelocesar
Quero algo bem configurado, bem customizado, bonito e rápido: Se instalassem um Linux bem configurado, bem customizado, bonito e rápido, as pessoas talvez prefeririam continuar no Linux.

Mas colocam uma coisa feia, sem suporte e mal customizada! Se eu não conhecesse linux muito bem diria que Linux é um lixo, pois aquilo para mim é.

Um grande problema do Linux, o outro lado da moeda do seu ponto mais forte, é que uma instalação Linux pode ser tremendamente horrível e nojenta, mas também pode ser fantástica.

Por que não existe nenhuma máquina com um Ubuntu 6.06 ou um Suse 10.1 com mp3, java, flash pré-instalados, uma placazinha geforce mx tosca, que é baratinha e com um XGL instalado? Um usuário leigo se vê um Linux assim vai dizer que o Windows é um lixo, e não o contrário como está acontecendo.

Mais uma coisa, o pessoal do linux tem que parar de subestimar a força de um apelo estético. Muita coisa para linux é feia, pois é feita por programadores, e estes, salvo raras excessões, não tem senso estético nenhum.

Tem tanto designer bom no Brasil, por que não existe bons profissionais de design de interfaces nessas empresas que criam as distros do PC Conectado?

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
Windows uma unanimidade: não tem jeito, Windows está em toda parte, é como Deus.

Me lembro de quando fui comprar meu micro e fui jogando algumas partes de hardware fora para ir baixando o preço. Quando chegou a parte do sistema operacional, eu disse que não precisava do Windows. Então, o vendedor insistiu um pouco e eu me mantive firme. Por fim, ele propôs instalar um pirata que não ia me custar nada. Negativo. Bem, o Windows não veio instalado, realmente. Mas ainda havia sobras dele lá, em uma partição NTFS. Isso pq para testar o hardware, os técnicos o utilizam, não sabem usar mais nada. Enfim, usuários usam pq todo mundo usa e técnicos insistem que usuários usem pq é o que sabem usar para testar a máquina.

Quanto ao mesmo preço da máquina dual-boot, eu só encontro duas explicações: 1) o preço já estava inflacionado com Linux; 2) M$ está praticando dumping. E as duas não são mutuamente excludentes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Jairo
Coito interrompido: Este é o país do "coito interrompido". Quando achamos que estamos "quase lá"... a coisa mela! Foi assim com a candidatura do atual presidente, que ingenuamente pensei que dessa vez chegaríamos lá. Foi assim com o Sérgio Amadeu, até chegar o Hélio Costa com sua cara de legítimo representante do "lado negro da força". Foi assim com o Computador para todos. Mas um dia haveremos de gozar. Espero estar vivo até lá.
Comentário de mtarcinalli
pirataria: Da forma como está sendo feito eu acredito que a grande maioria desses computadores que estão sendo vendidos com Linux estão hoje rodando um xp pirata que qualquer lojinha de informática instala por 30 reais.
Pelo menos com o dual boot evita um pouco essa pirataria.
É uma pena um projeto que tinha tudo para dar uma alavancada no uso do Linux no país não sair do jeito que deveria.

Mateus Tarcinalli Machado
Tecnólogo em Processamento de Dados
e-mail: mateus@tdkom.com.br
MSN: mtarcinalli@hotmail.com
ICQ: 40075236
Comentário de emer77
Limitação do Windows Starter Edition: Engraçado, o próprio texto do projeto (disponível aqui) diz na seção
"a) REQUISITOS MÍNIMOS PARA TODOS OS PROGRAMAS DE COMPUTADOR":
a.9) Os aplicativos não poderão ser versões de demonstração e nem possuir restrições de funcionalidades, artificialmente implantadas.

A limitação de abrir apenas três programas ao mesmo tempo do Starter Edition (entre muitas outras "limitações artificiais") não conta?


Comentário de santo
É dificil provar este tipo de coisa sem olhar os fontes: No processo da UE contra a MS apoiado pela Real a MS disse que se retirassem o windows media player o windows não seria capaz de tocar de reproduzir sons, tava na cara que a MS iria tirar todo o suporte a audio do windows caso perdesse o processo, agora como provar que a ms está limitando ou retirando partes da funcionalidades de um software sem ver os fontes? A MS pode inclusive alegar que o Starter é um windows produzido do 0 que foi projetado para rodar apenas 3 aplicativos e quem vai provar o contrario sem ver os fontes?
Comentário de glenio
bem lembrado: bem lembrado
Comentário de nemesis
shared source: tem o programa M$ shared source com o qual supostamente governos, empresas ou outros interessados podem efetivamente "ver" o código-fonte do Windows. Só não podem compilar e usar o binário gerado, claro... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fábio Emilio Costa
Feitiço virando contra o feiticeiro?: Seria legal ver a MS tomando uma "Avada Kedavra" da sua própria varinha...

PS: Sou fã de Harry Potter sim, qual o problema? ;-)

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de Caio Coimbra Carvalho Costa
Não entendi: A comunidade livre não defende tanto a liberdade? Qual é o problema do consumidor PAGAR pelo produto e ganhar um sistema operacional a mais e poder ESCOLHER?

Eu hein.
Comentário de Bruno Gonçalves
Por causa da isenção de impostos: Se querem windows que dispensem a isenção de impostos, é bastante simples.

O que não pode é ficar dando isenção para a maior empresa do mundo.

Alias computador nem precisa de isenção, isenção no Brasil é so espaço pra mais lucro dos atravessadores.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de rafaelkafka
Vamos ser frios..: Os pc's com GNU/Linux vinham sendo vítimas da pirataria, a maioria dos "técnicos" formatavam e colocavam ruindows pirata.

Agora as pessoas não vão chamar "técnicos" prá nada.

Vão ter aquela coisa que abre 3 janelas e as distros homologadas.

O problema todo está na qualidade dessas distros, não vi até agora nem um PC com as distros nacionais respeitadas pela comunidade, só esses forks infames caça-níqueis.
Comentário de Manoel Pinho
Computer For All: Essa novela do Computer For All está uma palhaçada mesmo. A M$ fez tanta pressão que agora parece ter encontrado uma forma de vender windows para pobres e ainda com subsídio governamental.

Falharam no windows XP miserable edition e estavam tentando com o PC pré-pago. Agora encontraram uma brecha muito mais fácil e lucrativa. Aposto que se nada for feito para acabar com essa pouca vergonha a M$ vai descontinuar o XP miserable edition.

Ela deve fazer tanta pressão nos grandes fabricantes como a Positivo que se bobear é ela quem está subsidiando o windows.

O governo tem que ter a coragem de dizer que não vai subsidiar monopólios nocivos aos interesses nacionais com dinheiro público.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de lxoliva
Limitação do Windows Starter Edition: Não precisa nem ir tão longe. O item a.8 já restringe o uso de qualquer programa de computador que não seja livre:

a.8) Software livre de código aberto com permissão de uso, estudo, alteração, e execução e distribuição;

Comentário de CWagner
Aparentemete faltam culhões: Aparentemete faltam culhões para alguém fazer alguma coisa.

Cadê Ministério Público, Casa Civil, Secretaria de Tecnologia? Será que só nós, pobres Quixotes, que sonhamos que o Linux seja utilizado pelas massas, percebemos o que estão fazendo com as regras e leis desse país?

Onde estão nossos "representantes"? Jantando com a alta cópula da M$? PelamordeDeus, parem o Brasil que eu quero descer.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Manoel Pinho
Cojones: É isso aí. Faltam cojones...

http://estadao.com.br/tecnologia/informatica/noticias/2006/jun/09/342.htm

"Agora, a expectativa é de que o MCT faça um comunicado explicitando se o dual boot invalida ou não as regras do programa de inclusão do governo e se a Epcom, bem como outros fabricantes interessados, poderão ou não vender máquinas com Linux e Microsoft com os incentivos fiscais estabelecidos pelo governo.

A reportagem consultou o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas nenhum parecer sobre o assunto foi divulgado até o momento."

Vamos ver se pelo menos eles tem coragem de retirar o financiamento para esses computadores dual-boot safados.

Daqui a pouco eles vão vender o micro com o XP miserable edition e mandar de brinde um CD com alguma distribuição linux, sem sequer instalar no hd, que nem aqueles micros que são vendidos com o FreeDOS...

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org