Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC World brasileira analisa 5 distribuições Linux para migração

Mais lidas de hoje:

“Para aqueles que ainda tremem só de ouvir o nome Linux, a PC World fez uma breve análise de 5 distribuições de Linux que facilitam a vida dos usuários que resolveram migrar de Windows para Linux. Na reportagem eles analisam o Kurumin 6.0, o Ubuntu 6.06 LTS, o Gentoo Linux 2006.1 e 2 versões do Mandriva Linux. Para aqueles que ainda tem dúvida sobre qual a melhor distro para iniciar, ai vai mais uma ajudinha.”


Enviado por Caíque da Silva Prando (kiqduusΘclick21·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Boa lista, mas eu ainda: Boa lista, mas eu ainda acrescentaria o OpenSuse (Suse), que possui uma instalação realmente simples e bem organizada.
Abs
Comentário de alan
o comentário acima vai: o comentário acima vai gerar flames... :P
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Dm7
Não acho... isto é,: Não acho... isto é, provavelmente a notícia em si já seja o suficiente para isso. De qualquer forma, é apenas um comentário, assim como a matéria é só uma matéria. Eu preferiria que gerasse pontos de vista e opiniões diferentes, e não flames! Uma lista é sempre excludente, então analisar é natural... (ou deveria!)
[]s,
Comentário de eumesmo
Poderiam, também, colocar o: Poderiam, também, colocar o Fedora, é uma boa distro. O que sinto falta ainda no Ubuntu são ferramentas de configuração, mais localizadas(ex.: um painel de controle) e um gerenciador de serviços simples, porém mais completo (a exemplo do Fedora) alguém indica um ou tem idéia de como portá-lo para o Ubuntu? No mais ele é nota 10!
Um abraço a todos.
Comentário de tomas.waldow
Centro de Controle do Gnome: Não sei se ajuda, mas tem um "Centro de Controle do Gnome" que tem as preferências do ambiente numa janela só.

Tem que habiltar no Preferências - Layout do Menu - Sistema - Preferências. Marque a opção "Centro de Controle do Gnome"; espero ter ajudado....
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva: O problema desses comparativos é que quase são feitos por pessoas que não entendem quase nada de linux e nem sequer usam critérios bem definidos e justos.

Avaliaram 2 versões do Mandriva 2006 quando já estamos na 2007. Não sei a época em que foram os testes mas pode ser que nem sabiam que estavam avaliando uma versão com mais de 1 ano, o que é muito em se tratando de linux para desktops.

Além disso também colocaram como caro demais ou "existem versões gratuitas com o mesmo custo benefício" como se não existisse também uma versão gratuita, a Free edition, tal qual existe o OpenSuse para o Novell/Suse, o CentOS para Red Hat e etc. A versão Free não vem com suporte a mp3 e outras coisas importantes para desktop ? É só habilitar certos repositórios não oficiais e têm-se acesso a tudo, assim como acontece no Fedora, no OpenSuse, etc.

Acho que é preciso esclarecer esses pontos que podem confundir muito quem ainda está querendo começar no linux.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de bebeto_maya
Discordo, um pouco!: Eu já discordo, Manoel...O que se quis foi decodificar nossa linguagem numa interface de comunicação mais acessível ao público leigo. Mesmo o público de TI. Nós sabemos que o Linux tem pouca aceitação no mercado corporativo brasileiro, talvez menos que no desktop, entretanto distros como Mandriva e Ubuntu têm recursos excelentes.

É também de conhecimento popular que a qualificação de nossos profissioanais de TI é péssima, infelizmente. Quando um páis tem mais hackers que engenheiros, sei não...É porque a academia anda tão ruim, que o aprendizado autodidata se torna a melhor opção...Então a PC WORLD começou por baixo, mostrando os prós e contras para um cliente que não quer saber de configurar e só de usar.

Sim, a matéria tem ponto equivocados, mas é preciso lembrar que não existe perfeição.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Sandro Rib
Concordo!: Artigo muito mal escrito. Parece que o jornalista escreveu essa matéria nas coxas, só pra encher linguiça na edição. Além de escrever comentários sobre as versões desatualizadas (já temos Ubuntu 6.10, Kurumin 6.1 e Mandriva 2007), mandou muito mal falando sobre o Mandriva. Existe a versão free, cara pálida!

E o quadro comparativo? Sem comentários...

---
Powered by Mandriva Linux 2007
(Ubuntu e Arch de vez em quando... LOL)
Comentário de Caíque da Silva Prando
análise: É verdade que a análise não foi mto descritiva, mas creio que para aqueles que ainda tem medo, sim medo do desconhecido, foi de grande ajuda saber que o linux não é nenhum bicho de sete cabeças e que é possível fazer esta migração sem maiores dificuldades.....
Comentário de Manoel Pinho
Qualificação: Não digo que a qualificação no Brasil é muito ruim mas isso não é motivo para fazer análises imparciais ou sem critérios objetivos. Alguém que topa escrever um artigo numa revista de informática tem que pesquisar antes de sair escrevendo bobagens. Mas como há muita gente que nem o mínimo de formação na área tem, escreve em grandes jornais e revistas de informática e ainda é considerado "papa", não estranho mais nada. Tem um desses que é conhecido por escrever muitas matérias com dicas para windows e M$ Office e que recusa-se a escrever qualquer matéria sobre o OpenOffice.org (rodando no windows) com mil desculpas e alegando que não escreve sobre produtos beta. Mas ao mesmo tempo escreve vários artigos sobre o Vista e o MS Office 2007 beta...

Mas pelo menos temos que comemorar o aparecimento cada vez maior de matérias sobre linux e SL nas mídias para leigos, mesmo que sejam matérias superficiais e incompletas ou deturpadas.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de brandizzi
Pedir demais: Esperar todo este background para uma análise feita justamente por quem não conhece Linux para quem não conhece Linux... sei não.

Achei o artigo muito bom e direto. Certamente foi impreciso, mas certamente foi muito justo - e até benevolente. Eu não daria uma nota tão alta para Gentoo em desktops de uma empresa pequena ;)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004