Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC Magazine de fevereiro analisa e compara distribuições Linux no desktop

A revista PC Magazine 18, de fevereiro (ainda está nas bancas, mas por pouco tempo) foi uma surpresa agradável: além de trazer uma seqüência de 10 páginas integralmente dedicadas ao Linux e ao código aberto, dedicou ao Linux também a página de destaque ao lado do editorial deste mês. E não são aquelas matérias do tipo "escritório a custo zero" - são análises e comparativos de distribuições desktop que permitem ao público-alvo da revista perceber que muitas das lendas sobre o Linux no desktop já ficaram para trás.

E como é uma revista de informática em geral voltada para os profissionais da área, tem muito mais conteúdo interessante, sem relação direta com o software livre. Eu gostei das páginas dedicadas à cobertura da CES 2007 (fotos e comentários sobre produtos, além de colunas analisando o significado do evento em si), do posicionamento do Marcelo Barbão sobre o Caso Cicarelli x YouTube, do comparativo de navegadores (o Firefox 2 ganhou a escolha dos editores) e do guia do upgrade 2007 (que vai bem além do lugar-comum típico, e não se limita tentando explicar como se aplica a pasta térmica na CPU).

A seqüência de análises de distribuições de Linux no desktop merece destaque, por ter sido produzida integralmente na redação brasileira. Acredito que a revista leva vantagem neste campo em relação à concorrência por ter em sua redação o Rafael Rigues, que foi editor da Revista do Linux (nos tempos áureos) e também teve passagem pelos tempos iniciais da Linux Magazine brasileira.

Minha impressão (e motivo para admirar ainda mais a qualidade do trabalho) é de que a análise foi feita sem tentar "proteger" as distribuições, exigindo delas o que o usuário doméstico se sente no direito de exigir - mas ao mesmo tempo, considerando os aspectos positivos que às vezes escapam das análises em redações nacionais. Ao mesmo tempo, a análise não se fixou nas diferenciações de posicionamento em relação às questões da liberdade de software, analisando cada produto exclusivamente pelas funcionalidades que incorpora.

Por exemplo, na análise do Fedora Core 6, foi dado ponto positivo à qualidade das ferramentas para desenvolvedores incluídas na distribuição, e pontos negativos ao fato de o navegador freqüentemente fechar em sites com grande quantidade de recursos de animação, e aos recursos de Bluetooth, que embora estivessem presentes e ativados por default, não funcionaram bem.

Na análise do Mandriva Linux 2007 Powerpack +, a PC Magazine explorou os grandes diferenciais deste produto francês, muitos deles baseados em código fechado, mas bastante visíveis para o usuário final. Os pontos positivos foram a capacidade de rodar jogos feitos para Windows por intermédio do Cedega (que vem incluído na mídia de instalação), a presença do LinDVD (player de DVD com licença oficial para exibir DVDs criptografados) e de outras capacidades multimídia adicionais, e dos drivers para as principais aceleradoras de vídeo do mercado. Como pontos negativos, a análise destacou e detalhou uma série de problemas de usabilidade, como a amplitude dos menus e inconsistências na interação com objetos diversos.

Tanto ao analisar o SUSE Linux Enterprise Desktop 10 quanto ao fazer o mesmo com o Ubuntu Linux, a análise destacou a usabilidade dos produtos, de forma mais geral. No caso do SUSE, foram apontados como pontos negativos alguns problemas de incompatibilidade de hardware encontrados nos testes, e quanto ao Ubuntu a revista notou a ausência de suporte default a diversas características multimídia, Java e suporte a aceleração 3D NVidia e ATI.

Além destas análises, o código aberto ainda é o protagonista em uma matéria sobre o Linux no Playstation 3, outra sobre o Linux no Nintendo DS, e uma terceira sobre os celulares com código aberto.

A PC Magazine 18 tem 84 páginas ao preço de capa de R$ 9,50.

Saiba mais (pcmag.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pet_troll
Morimoto Sama: Piada...esse pessoal não usa Linux, sempre desprezaram o Linux, mas...como agora não dá mais para ignorar, o Linux conquistou mercado, estão fazendo concessões...
Só escapa o trabalho do Morimoto, há mais de três anos contribuindo, seja com tutoriais, Kurumin e agora com a revista eletrônica.
Comentário de Knux
Pirataria: Estou em dúvida se é considerado pirataria baixar via torrent o mandriva powerpack?

Onde poderia comprar e quantas instalações dele posso fazer?

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Pet_troll
Pirateware: Sim, é pirataria. Basta consultar no site da Mandriva, por exemplo, o LinDVD é proprietário...apesar de que não entendo a inclusão desse programa, basta instalar a tripla mplayer+kmplayer+codecs, e pronto!
Comentário de Manoel Pinho
Sim: Sim, é pirataria realmente. O software é livre mas não gratuito. Não se esqueça que existe a versão Mandriva 2007 Free edition que é a versão gratuita do mesmo sistema sem alguns desses pacotes proprietários.

Mas os recursos que faltam podem ser instalados por você mesmo. Leia isso

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=2306

e

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=2042.0


------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Crocodilo do Nilo
"Não usa Linux" e "sempre: "Não usa Linux" e "sempre desprezaram"? Pô, sou assinante e lembro de um artigo sobre Linux na segunda edição da PC Magazine (aliás, do Rigues), e de vários outros nas edições seguintes. Sem falar que o cara já escrevia pra RdL em 2000. Sete anos contribuindo é mais que três. Tu escolheu um nick bem adequado, hein?
Comentário de Pet_troll
Prove que estou errado: Prove que estou errado então, vá até a redação dessa revista, fotografe os desktops e depois faça um upload das imagens para um desses servidores que hospedam imagens, se de fato forem pelo menos uns 5 PCs rodando Linux eu juro que mudo meu nick para "lagartixa do Tietê"
Comentário de Tenente Blueberry
Ah, mundinho troll...: Sejamos realistas:
- Linux é realidade em menos de 1% dos desktops do mundo.

- A análise é de uma revista QUE NÃO É ESPECIALIZADA EM LINUX. Eles não são obrigados a usar Linux no desktop deles.

- O Rigues trabalhou na Conectiva (CL 5, RdL), foi p/ SP, trabalhar na CopyLeft. Do fracasso, foi p/ a Linux Magazine, e agora está na PC Magazine, q n é uma revista especializada em Linux.

- A presença dele lá garante pelo menos isenção, e um olhar + capacitado do q o mero olhar curioso de outras publicações, como a Info (V)Exame.

- O Rigues é meu amigo pessoal desde 2000, um grande amigo.. E fudeba, claro.

- Ah, ele usa Windows Vista no desktop dele no trabalho, e tem Mac em casa. Qualquer dúvida, vai no blog dele, da PC Mag ou o pessoal...

Ah, trolls, trolls...

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, etc
Comentário de Tá explicado então
Tá explicado então:
- Ah, ele usa Windows Vista no desktop dele no trabalho, e tem Mac em casa. Qualquer dúvida, vai no blog dele, da PC Mag ou o pessoal..


Logo o Vista e em ambiente de trabalho ?! Mesmo os amantes do windows consideram o Vista um sistema imaturo e com grandes problemas de compatibilidade e devorador de RAM e não utilizariam em ambiente de produção tão cedo.

E quem trabalha com sobre software livre de alguma forma e usa os símbolos máximos do software proprietário, o windows e o MacOS X, ou não entende nada de software livre ou é uma pessoa que fala "faça o que eu digo mas não o que eu faço".

Está explicado porque todas as revistas por onde passou acabaram.

O linux ainda está em menos de 1% dos desktops porque além do monopólio Microsoft nem a maioria das pessoas que trabalham com linux em servidores se digna a fazer sua parte usando software livre no seu próprio desktop.
Comentário de brain
bem-vindas: De minha parte, as revistas cujos editores usam outros sistemas operacionais são bem-vindas para apresentar o Linux no desktop aos seus públicos. Não acho que devemos exigir conversão plena e penitências antes que passemos a permitir que algum veículo divulgue o Linux.
Comentário de Pet_troll
Penitência ???: Imagine a situação em que alguém vai resenhar o Windows Vista, para ser um texto justo, é preciso instalar o sistema, investigar exaustivamente os recursos, e isso demanda tempo, um mês eu acredito que é suficiente. Sem isso não é tecnicamente e nem moralmente correto resenhar sobre o sistema, mesmo sendo um produto da MS. Se eles não usam Linux, como podem comentar sobre as distribuições ? Qual é a legitimidade desse tipo de "análise" ?
Comentário de brain
Autor do artigo: Assim como o outro usuário acima, eu também posso te afirmar que o autor do artigo é usuário e entusiasta do Linux, de longa data. Como ele é usuário assíduo de Linux e trabalhou durante anos especificamente no mercado editorial dedicado ao Linux, acredito que ele tenha bem mais legitimidade para escrever sobre isto do que muita gente, e certamente tem bem mais legitimidade default do que quem escreve críticas sem assinar.

Não vejo relação tão direta entre usar ou não o Linux na sua estação de trabalho profissional e estar ou não apto a resenhar estes produtos em um laboratório.

Além disso, li as resenhas e as considerei bem escritas, indo direto ao ponto e analisando vantagens e pontos de melhoria com uma visão adequada ao leitor da revista em questão.
Comentário de Elias Amaral
Livre?: Não é livre não. É proprietário.

Se fosse livre, a distribuição poderia ser feita sem limitações, e baixar de uma fonte não-oficial não poderia ser "pirataria". (E isso não tem nada a ver com preço)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004