Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Patentes no código aberto: a Linux Foundation contra-ataca na imprensa

"Se você ganhasse US$ 34 milhões por dia com o Windows e o Office, você também tentaria assombrar o mercado com ameaças de patentes". Assim começa o artigo da Business Week sobre a resposta da Linux Foundation às recentes declarações da Microsoft. A Linux Foundation é uma organização dedicada a oferecer apoio ao crescimento de Linux, tem entre seus membros mais destacados empresas como HP, Intel, IBM, Fujitsu e Hitachi, e inclui entre suas atividades: pagar o salário de Linus Torvalds para que ele possa trabalhar em tempo integral no Linux de forma independente de cada uma das empresas individualmente, custear o Linux Legal Defense Fund e o Patent Commons.

E é o Patent Commons que entra como idéia central do artigo da Business Week. Sempre que há uma guerra de patentes, o consumidor está entre os que saem perdendo - por isto a Linux Foundation está entre os que pedem a reforma de patentes nos Estados Unidos. Mas eles estão preparados para agir mesmo sem esta reforma, usando o seu próprio portfólio de patentes (e algumas das empresas integrantes do consórcio, individualmente, possuem mais patentes de software do que a Microsoft) para contra-atacar qualquer empresa que resolva fazer ataques predatórios usando patentes de software contra o código aberto.

A Microsoft sabe disso e não precisaria ser avisada pela imprensa, mas o aviso na Business Week é um recado para outro público - o mesmo público que eventualmente se assusta com as insinuações e declarações incompletas da Microsoft sobre as patentes no código aberto.

Saiba mais (businessweek.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hardware
Contra o inimigo comum: porque a Free Software Foundation nao patenteia os softwares/codigos que detem - e suas parceiras doam o código pra que a instituição gerencie isso - e criam uma licença de uso irrestrito aos mesmos, desde que não se possam apropriar dos códigos? Assim ficaria fácil mover uma acao contra a Microsoft, pois todas as empresas citadas mais a FSF possuiem muito mais patentes que a Microsoft. Mas não podemos esquecer que estas mesmas empresas usam o sistema operacional da Microsoft em seus produtos, por isso no fundo acho que tudo não passam de palavras... se a IBM realmente quissesse competir com a Microsoft em OpenSource, teria liberado o código do OS/2 já ha alguns anos e hoje teriamos uma alternativa viável ao Windows no desktop, inclusive usando os mesmos programas desenvolvidos para a plataforma da Microsoft, sem precisar ter sido dispesado massa encefálica pra ficar portanto programas para o Linux. Na verdade se isso tivesse sido feito ainda no meio da decada de 90 acho que talves o Linux nem teria a visibilidade que tem hoje - muito por culpa da propria Microsoft que divulgou o sistema como concorrente se diga a verdade, sic. Enfim, acho que não caminhamos pra lugar algum. Ter liberdade é sempre bom, mas enquanto a humanidade não se decidir por um sistema padrao de comunicacao, não avancaremos na total interoperabilidade dos diversos dispositivos existentes, sejam celulares, smartphones, cameras digitais, GPS, notebooks, desktops e servidores. Enfim, tem de vir uma 3 guerra mesmo e queimar todos, para que os sobreviventes saibam compartilhar informacoes e desenvolver em conjunto e de forma planejada a longo prazo...
Comentário de Antonio Carlos
Sera???: Eu só tenho uma pergunta.

Será que em todo acervo de softwares da M$ ela não violou nenhuma patente? Ela deveria pensar nisso antes de fazer uma declaração absurda dessa. Mas fazer o que? Eles estão com medo da presença e o crescimento do Linux. Isso é fato. E a cada dia que passa a M$ perde mais e mais o mercado cooperativo. São empresas de porte que a cada dia que passa estão migrando para o Linux... O desespero bateu na M$, agora só resta a ela fazer acusações irrelevantes ao Linux. Vamos ver no que vai dar.
Comentário de João Avelino
Oficalmente violou...: Oficialmente violou e foi condenada por isso. Mais de uma vez. Não tenho os links relativos aos processos a mão, mas o ultimo em que perdeu foi no ano passado, foram, se não me engano, teve que desembolsar 500 milhões.
Comentário de Periophthalmus modestus
Tem também a disputa sobre: Tem também a disputa sobre patente de mp3 da alcatel-lucent com a microsoft em 1.52 bilhões.
Comentário de popolony2k
Vc acha que a M$ com menos de 30 anos .....: ...é dona do mundo do software ???

A IBM tem mais de 100 anos e vc acha que a M$ não está gelando pelo silencio da gigante ??

Quando eram um bando e moleques e que a IBM menosprezou ainda vai, mas duvido que a IBM vai cometer o mesmo erro duas vezes.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Terramel
Com certeza: Com certeza.. Se precisar a IBM poe a M$ de castigo ajoelhada no milho >;D
Comentário de Critico
Cuidado com esses trogloditas.: Nao me parece, nem nunca me pareceu que a IBM, esteja interessada em desenvolver o software livre. se realmente estivesse interessada os seus principais produtos hoje estariam sendo liberados sob licenças livres.

A GPL, atrapalha, incomoda a IBM que preferiu ela mesma fazer modificações a GPL e criar seu sistema de licenciamento supostamente livre. é uma empresa, suja, perigosa, astuta. porque nao libera o codigo do os/2, do db2, do lotus?, etc, etc.?

porque nunca vai faze-lo.

Quanto a MS, apenas desinformados, poderiam pensar que ela está em decadencia (o erro de apenas frequentar este blog e pensar que o que dizem aqui é o mundo todo). A Microsoft tem vendido como nunca vendeu antes, os seus produtos como Vista e Office, venderam 2 vezes mais que XP Office durante o seu lançamento.

apenas um grupo de cegos, pensaria q o odio da IBM pela Microsoft poderia faze-la derrotar a gigante de RedMond e tirar o emprego a milhares de pessoas.

Nao irao conseguir!!!
Comentário de Terramel
Vi$ta vende...: Vista vende assim como Big Brother vende! Não precisa ser muito bom para vender muito! Pode até ter vendido mto mais que o XP mas já tem mta gente chamando o Vista de ME II... Sem contar que parece que os clientes da Dell pediram tanto para que a Dell voltasse a vender seus computadores com XP no lugar do Vista (e a Dell acabou atendendo)..

Comentário de CWagner
Que bom seria se a M$: Que bom seria se a M$ realmente não acabasse, mas apenas revisse sua práticas, que mesmo você deveria reconhecer como "suspeitas".

Ninguém quer que a Gigante de Redmond suma do mapa de uma hora para outra, mas apenas que deixe o Software Livre trabalhar em paz, já que era apenas uma brincadeira de jovens hackers e programadores aposentados que têm uma ideologia de querer que todo o conhecimento por trás dos programas de computadores estejam disponíveis como patrimônio da humanidade.

Que a M$ não concorde com isso, tudo bem, mas no mínimo que não violente padrões, transmutando-os em alienígenas que nem mesmo eles conseguem domar, prejudicando não só a seus adversários comerciais, mas também governos e todos que adquirem seus computadores e têm direito de usá-los da maneira como quiserem, com os programa que bem entenderem, mesmo não tendo condições de pagarem um preço absurdo por licenças de softwares.

A M$ tem todo o direito de continuar vendendo as licenças de seus softwares fechados, mas se quiser continuar com esse discurso de que Software Livre é comunista e hacker de SL come criancinha, que mostre nos códigos do Linux e demais Softwares as patentes atingidas, dando aos "criminosos" a chance de repararem seus erros. Que não venham mais ameaçar quem usa Software Livre, esquecendo quem vende seus programas de centenas de Reais a R$10,00 na esquina em frente a delegacias e secretarias de fazenda de todo Brasil.

A M$ tem e usa a sua própria EULA. Que ela entenda e aceite que quem não concordar com seus termos tem todo o direito de escolher programas que são distribuídos sob os termos de outras licenças, que se ela não concorda, que não utilize, inclusive em seus programas, como a famosa pilha TCP/IP originada do BSD.

A IBM nunca foi e talvez nunca seja a santinha que todos quiséssemos que ela fosse, mas a mesma está sendo vista como um importante player do SL desde o anúncio de INVESTIMENTO de mais de UM BILHÂO de dólares num passado não tão distante. Que ela ganhe com isso, e que todos ganhemos também, afinal de contas, suas modificações em Softwares Livres TÊM que retornar à fonte (bela forma de lembrar de Matrix Reloaded), qual a anomalia que retorna à fonte para equilíbrio das forças.

Seja GPL, BSD, Apache, ou qualquer outra licença livre, cada qual com seu grau e interpretação de liberdade. Todos temos direito sobre o conhecimento desenvolvido pela humanidade, e enquanto a M$ se ver fora desse ciclo, desse habitat comum, estará condenada a ter um fim triste. Assim foi com todos que quiseram impor sua "superioridade" como principal qualidade, fazendo dos "diferentes" seres inferiores e imperfeitos.

A história tem sua própria mecânica, mas o que não se deve negar é que todos são julgados de acordo com suas ações. Se a jogada da IBM é se aproveitar do SL sem retribuir, um dia ela terá o que merece. A M$ já está provando o gosto amargo do remédio que ela quis oferecer aos seus clientes, que também usam SL e que se viram ameaçados por um mero fornecedor que tem vários concorrentes, com produtos tão bons ou até melhores.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004