Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Patentes de software: uso do formato MP3 em sistema operacional leva a condenação no valor de US$ 1,5bi

Esta é uma reviravolta interessante, não apenas por ver a Microsoft no lado oposto das acusações de uso de "propriedade intelectual" alheia mais uma vez, mas principalmente como alerta para as pessoas que insistem que implementações do formato patenteado MP3 em software livre deveria ser incluído em distribuições de Linux da comunidade internacional.

O leitor EmanuelSan enviou a notícia e seu comentário:


“Pois é, a Microsoft não se cansa de repetir que o Linux têm problemas com patentes e até agora nada, agora ela vive provando do seu próprio veneno, vejam só essa agora:

"Um júri federal dos Estados Unidos decidiu que a Microsoft violou patentes de tecnologia de áudio detidas pela Alcatel-Lucent e que deverá pagar 1,52 bilhão de dólares à empresa como indenização."

"A Alcatel-Lucent acusou a maior produtora mundial de software de infringir patentes relacionadas aos padrões usados na execução de arquivos musicais em formato MP3."

"A Alcatel-Lucent poderia a seguir solicitar pagamentos de fabricantes de players de MP3 como a Sony e Creative Technology, e de serviços de download de música como o Napster."

Notícia completa na Reuters


Enviado por EmanuelSan (emsΘterra·com·br) - referência (br.today.reuters.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cenoura
Depois muitas pessoas vem: Depois muitas pessoas vem dizer que o Fedora está errado ao não incluir suporte nativo para o mp3 e outros formatos fechados.
Ponto para o Fedora :)

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Mark Jones
Não há nada mais doce...: Do que ver o lado negro da força, levando uma trozoba....
Comentário de JPayne
É a M$ mais uma vez provando do seu proprio veneno...:
É a M$ mais uma vez provando do seu proprio veneno... tsc tsc tsc...

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de silveira
Idiotice: Que coisa imbecil são essas patentes, ainda mais para algo como MP3. Triste realidade dos nossos tempos, principalmente nos EUA.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de popolony2k
A derrota da M$ pode ser sua vitória....: ....uma vez que caso seja comprovado uma violação de patentes contra ela, a mesma teria armas na esfera juridica para tentar vencer o Linux alegando a mesma coisa.

A vitória nem sempre vem fácil, na maioria das vezes vem precedida de muita dor...........

Por isso devemos tomar cuidado antes de comemorar essa derrota do inimigo e principalmente preparar para atacar enquanto o inimigo estiver enfraquecido.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
Não é bem o caso: Não faltam precedentes de julgamentos por violação de patentes de software, este é apenas mais um. Mesmo no que diz respeito à Microsoft como ré.
Comentário de popolony2k
É .....: ....não é de hoje que a M$ vem sendo processada por quebra de patentes.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de acassis
Possíveis consequências deste processo: Se este cenário se mantiver será uma vitória de toda comunidade de software livre.

Não pelo fato de uma derrota para a Microsoft, visto que 1,5 Bi para o orçamento dela não é muita coisa, mas isso poderia encadear vários processos para outras empresas, o que obrigaria as empresas de tecnologia a abandorem o formato MP3 em favor de outros formatos, possivelmente o Ogg Vorbis.

Infelizmente este cenário não deverá acontecer, existem várias empresas interessadas em provar a ilegalidade da patente sobre o MP3. Lembram do caso FAT, onde a Microsoft queria cobrar royalties de fabricantes de MP3 Players e Cameras Fotográficas que utilizam este formato? O bom senso sempre prevalece.

De qualquer forma vamos torcer para que a Alcatel-Lucent vença na decição final do juíz. E que o formato OGG possa ser o maior vitorioso nesta estória.
Comentário de tbgnr
Mais importante ainda, na: Mais importante ainda, na minha opinião, é que o sistema de patentes de software só vai acabar quando as grandes empresas que o sustentam (Microsoft, IBM, etc) começarem a perder bastante dinheiro para empresas menores, como neste caso.


Comentário de Valerio
Não entendi!!!!!: O MP3 não pertence ao grupo Fraunhofer?
A microsoft pagou pagou pro Fraunhofer pra licenciar o MP3.

Porque grupo Alcatel-Lucent esta processando a Microsoft?
De quem é o MP3 afinal?
Comentário de tobias_felipe
mp3 e patentes: Existem várias patententes sobre o formato mp3 e uma delas é do grupo Fraunhofer, parece que a alcatel/lucent tem uma parte dele também.

--
Tobias Felipe
Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Esta é a hora do OGG !!! :D: Esta é a hora do OGG !!! :D
Comentário de CWagner
Imagina o que aconteceria se: Imagina o que aconteceria se eles abrissem o código dos seus principais produtos, Windows, Office, IIS, MSSQL, etc...

Alguém iria ficar muito triste. Mas eu não :P

É como dizem: a plantação é livre, a colheita, obrigatória.
--
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004