Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Patente da Microsoft faz com que OpenSUSE não habilite recurso de suavização de fontes

O recurso de suavização sub-pixel (subpixel antialiasing) de fontes no OpenSUSE 10.2 foi mantido desabilitado por opção definida no momento da compilação dos pacotes. Quando foi aberto um relato de bug a respeito, um desenvolvedor encarregado registrou que não será consertado, por se tratar de um recurso patenteado pela Microsoft.

Curiosamente, outras distribuições que não têm relação direta nem indireta com empresas que fizeram acordos de patentes com a Microsoft incluem este mesmo recurso ativado por default, uma vez que não há comprovação concreta da validade de patentes relacionadas a ele. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores do OpenSUSE, que em tese contam com imunidade contra processos por patentes da MS em seus produtos (assim como os usuários dos mesmos) via o pacto MS-Novell, optaram por fazer o contrário.

Saiba mais (beranger.org).

(atualização) Título alterado devido a observações de leitores nos comentários da notícia.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Copernico Vespucio
É chato falar isso, mas...: ...eu estou no grupo de pessoas que podem dizer "Eu não disse?".

SUSE, seja a versão comercial seja a versão aberta, passou para "o outro lado"...
Comentário de popolony2k
O chefe mandou remover .....: .... e eles removem !!!

É até uma forma de pressionar as demais distros sobre as supostas patentes da M$.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Márcio H Ferreira
a ignorância é uma benção: Bem, primeiramente a versão FUD-free da história
http://lists.opensuse.org/opensuse/2007-04/msg01040.html

Agora vamos lá, o Fedora faz exatamente a mesma coisa que o openSUSE faz. Vão reclamar agora que eles querem manter as distribuições livres de problemas com licenças. Se colocassem uma história dizendo que ativaram o subpixel AA, ia ter uma notícia no slashdot "ah, opensuse trai a comunidade, ah opensuse agora usa pacote com patente da MS, por causa do acordo bla bla bla".

As mudanças no pacote foram feitas na versão upstream do pacote, ou seja, não foram feitas pelo time do openSUSE, mas sim pelo time da freetype2.

Esse site beranger é engraçado. Vou quotar: "openSUSE guys are morons. Their American boss has signed with Microsoft a very nice agreement that confers them patent immunity with regards to Microsoft, yet they seem to be unaware of that. I can see now why they were defending the agreement: they're so stupid that they can't understand what the covenant was saying!"

Pelo que tá escrito aí é o seguinte, devia era liberar geral, instala libdvdcss, mp3, e etc. Pode ate mandr com um pouco de maconha ou animais exóticos, porque pode tudo, se tem acordo com a MS, pode qualquer coisa. Putz, o cara que escreveu que sabe do acordo, né. Que tá escrito no acordo que é permitido usar qualquer coisa com patente, sem patente e etc. O texto do acordo nem é público, de onde o campeão está comentando isso, vomitando merda atrás de merda...

Mas bom senso e leitura ultimamente tem sido pedir demais. É só ficar falando mal sem fazer sentido que tudo bem, está na moda...
Comentário de Copernico Vespucio
Não é questão de imunidade: Se valer do acordo de imunidade neste caso é a mesma coisa que admitir a quebra de patente e não acredito que seja este o caso.

Enquanto não existem provas, é excesso de zelo e falta de consideração com os desenvolvedores que podem estar trabalhando sobre o recurso.
Comentário de thebluesgnr
Eu sou totalmente contra o acordo da Novell, mas...: Augusto,

não gosto de reclamar sobre o conteúdo do site, porque penso que você deve publicar aquilo que você julga interessante. Mas ler esta notícia aqui me deixou um pouco chateado.

O site beranger.org faz uma acusação ridícula ao projeto openSUSE. Ridícula porque levanta uma conspiração a partir de uma mentira. O fato é que o openSUSE não habilita nem desabilita qualquer característica da biblioteca freetype - eles seguem o padrão determinado por seus desenvolvedores.

Esse tipo de acusação é coisa de criança e não digna de ser promovida por um site tão respeitado e lido como este. Veja que já foram duas pessoas que comentaram contra o projeto openSUSE por terem lido a acusação sem saber o que de fato ocorreu.
Comentário de danzig
e o que de fato ocorreu!?: e o que de fato ocorreu!?
Comentário de thebluesgnr
Aí é que está... não: Aí é que está... não ocorreu nada.

The default of Freetype2 is to not enable it. We did not change the default of the upstream package - it was enabled in the upstream version we used in 10.1 and it was disabled in the upstream version we used in 10.2. We just never changed the default settings.

http://lists.opensuse.org/opensuse/2007-04/msg01040.html
Comentário de thebluesgnr
Enquanto não existem: Enquanto não existem provas, é excesso de zelo e falta de consideração com os desenvolvedores que podem estar trabalhando sobre o recurso.

Foram os próprios desenvolvedores da biblioteca freetype que desabilitaram a função devido a possibilidade de quebra de patente. O openSUSE sempre seguiu o padrão definido pelo projeto freetype.
Comentário de Knux
vou usar meus poderes: vou usar meus poderes mutantes de detecção de de informações nas entrelinhas

openSUSE não habilita nem desabilita qualquer característica da biblioteca freetype - eles seguem o padrão determinado por seus desenvolvedores.

O que o thebluesgnr quis dizer foi:

openSUSE não habilita nem desabilita qualquer característica da biblioteca freetype - eles seguem o padrão determinado por seus desenvolvedores.

Entendeu agora? ou quer que eu faça um desenho?

desenvolvedores do freetype -> biblioteca com recurso desativado -> openSuse -> não muda nada -> recurso desativado -> trolls e outras bestas mitológicas se divertem.

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de popolony2k
Como é fácil jogar a culpa.....: ....nas costas dos mais fracos.

Pois se a M$-OpenSuse/SUSE/Novell customiza o seu KDE para ficar do jeitinho que ela gosta, habilitando e desabilitando features que ela acha interessante, bem como em outros pacotes distribuídos em sua distro, porque não fazê-lo agora ????

Justamente porque ela que impor o primeiro caso de patente M$ bem sucedido no mundo Linux, podendo abrir caminho para atingir outras distros.

Ah. Tão inocente a M$-OpenSuse/SUSE/Novell !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de xultz
Ué, as patentes do DVD e do: Ué, as patentes do DVD e do MP3 são da Microsoft agora?
Quem que disse merda?
Comentário de U.K. Nowle
Leia o FELIZ texto.: O que você obscureceu, eu clareio, pelo bem da verdade.

O tiozinho disse "We just never changed the default settings." se referindo a Freetype2. Traduzindo para quem não compreende inglês: Nós apenas não mudamos a configuração padrão.

O problema é que o nosso amigo popo errou ao interpretar como se ele se referisse a todo o openSUSE. Por ignorância ou apenas para fazer showzinho.

Se bem que assim mesmo como o nosso querido editor, que deu o showzinho dele com o título, e quando vc entra nessa bagunça tem um pessoal usuário se defendendo de FUD de todo mundo.

Um título corrijido mesmo, meu querido editor, seria "OpenSUSE não compila a Freetype com opção x. Mas aí, não dá IBOPE!

O nível já foi mas alto... muito título de bam-bam-bam, de bonzão, de super... isso tudo acaba subindo a cabeça né!
Comentário de popolony2k
Independente .....: ...da M$-OpenSuse/SUSE/Novell não ter habilitado ou compilado uma versão com o suporte, o que importa é que antes funcionava e depois do acordo deixou de funcionar (não importa a forma como foi desabilitado), pois como escrevi anteriormente, quando é de interesse deles, eles colocam a mão na massa e alteram, mas nesse caso não é interesse do sócio majoritário da empresa SUSE, no caso a M$.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
A notícia e a referência: Oi thebluesgnr! A notícia foi publicada também em outros sites internacionais, e eu achei que valia a pena escrever a respeito. Note que eu não reproduzi o FUD maluco do site internacional que trouxe o assunto à baila, apenas escrevi como era curioso o OpenSUSE operar assim (mesmo quando alertado por seus usuários de que a configuração havia mudado), enquanto outras distribuições incluem a mesma biblioteca com este recurso ativado.

E de fato é curioso, mesmo tendo uma série de explicações justas e corretas, para as quais é dado suficiente espaço por aqui.

Quando foi explicado que não houve uma alteração por parte do OpenSUSE, apenas uma decisão de não voltar à configuração adotada até a versão anterior (justificada pela existência de patentes da MS envolvida), alterei o texto de acordo, mas a situação em si continua digna de nota.

Quanto ao FUD praticado pelo infeliz artigo que trouxe o assunto à baila, eu também lamento.
Comentário de Copernico Vespucio
Depois do Augusto, já dá pra comentar: Agora que o Augusto se pronunciou (pq esse é o blog do cara), acho correto voltar a comentar.

Quando a gente fala mal de alguma distro por aqui as pedras começam a chover...

Concordo com você. Se em outras distros isso não acontece, tem algo de errado nessa súbita vontade de honrar "a configuração padrão". Sinto muito para quem discorda, mas soa mesmo como desculpa.

Desculpem-me também por dizer isso, mas não confio na Novell, não confio mais na neutralidade do projeto Open-Suse (que sempre foi uma distro da qual eu nunca gostei) e, por mim, eu posso muito bem esquecer que essa distro existiu um dia.

Essa é apenas a minha opinião.
Comentário de popolony2k
Da mesma forma que .....: ....esquecemos que o SCO/Caldera Linux existiu um dia e foi uma das distros mais fortes e respeitáveis em sua época.

Similaridades com o momento atual ??


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
Mera coincidência...: setSarcasmo(true);

Ah... Que isso... Mera coincidência!!!

Vc. está sendo paranóico, Popolon.

setSarcasmo(false);

Comentário de Covarde
Independente deles terem: Independente deles terem apresentado uma justificativa plausível, pois fala que é um movimento que vem de uma versão anterior. Por que cargas d'água? Sei lá, mas é a distro deles. E pode bem ser verdade, por falar nisso.

Vc deveria dizer: Independente da explicação completamente normal, eu acho que eu estou absolutamente certo.

ps: eu detesto a microsoft, same as the other guy, mas o cara realmente explicou de forma bem simples. Mentiras são elaboradas.
Comentário de Copernico Vespucio
O direito inalienável à descrença:

Vc deveria dizer: Independente da explicação completamente normal, eu acho que eu estou absolutamente certo.


Na verdade, seria mais como "Independente da explicação completamente normal, ainda assim eu não confio".
Comentário de yamane
Nós não temos o código para renderizar com subpixel...: Juergen Weigert (da Novell) diz:
"OpenSUSE does not even include the code to do subpixel rendering"

Tradução livre: OpenSuSE não inclui o código para renderizar com subpixel

Renato Yamane diz para Juergen:
"Mas no /usr/include/freetype2/freetype/config/ftoption.h nós encontramos isso:

Uncomment the line below if you want to active sub-pixel rendering (a.k.a. LCD rendering, or ClearType) in this build of the library.
#define FT_CONFIG_OPTION_SUBPIXEL_RENDERING
Ou seja, para renderizar com subpixel basta descomentar a linha citada acima."

Christian Vega (da Espanha) diz para Juergen:
Freetype2: Bytecode Interpreter enabled (Apple)
Freetype2: Sub-pixel antialising disabled (Microsoft)


E em www.freetype.org/patents.html nós encontramos:
"many Linux distributions seem to distribute a patched version of FreeType 2 with the bytecode interpreter activated, unlike to the sources we distribute. Of course, we can only deny any kind of responsibility in this case"

Se as patentes da Microsoft não são infringidas, as da Apple são! :-)

Um abraço,
Renato
Comentário de Emerson Gomes
O Titulo da reportagem por si só já é FUD: Lamentável.

-----------------------
http://benganerds.com

Comentário de Márcio H. Ferreira
Então Augusto,: Então Augusto,

Existem distros e distros né. Algumas vão lançar ISOs com os drivers da nvidia proprietários, claramente violando o "espírito da GPL", outras preferem não fazer isso. Algumas distros escolhem que vão ter codecs, outras escolhem que não. Umas escolhem que só vão ter código compatível com GPL, outras escolhem que vão ter um repositório non-free à parte. Algumas escolhem ter uma infra estrutura de build e bugreport proprietária, outras não. Algumas distros gostam de desenvolver, outras preferem pegar tudo pronto de outras e re-empacotar. Algumas distros têm que lidar com as leis de patentes americanas, outras não. São as escolhas de cada distro... cada um faz o que parecer melhor.

Para alguma distros e para os programadores da lib citada, existia um problema. Para outras não. Que eles poderiam aplicar um patch que fosse descomentar uma linha, ou não aplicar. Acontece. Mesmo não existindo "comprovação direta" da tal patente.

Já não basta os desinformados, e agora tem os mais bobos também querendo aparecer... É muito cacique para pouco índio. É muita gente querendo meter a colher no que não faz nem idéia do que seja. Bem, para o pessoal que tem que ouvir esse lenga lenga anti-suse non-sense todo dia, só tenho uma coisa para dizer: instale a versão 10.2 ou a 10.3 que está para sair e teste por si mesmo. O bla bla bla é fácil, difícil é fazer uma distro boa.

Bem, dito isso, só uma correção ainda sobre o seu comentário:
"Ao mesmo tempo, os desenvolvedores do OpenSUSE, que em tese contam com imunidade contra processos por patentes da MS em seus produtos (assim como os usuários dos mesmos) via o pacto MS-Novell, optaram por fazer o contrário."

Esse "em tese" é incorreto. Pelo que me recordo do acordo, todos os desenvolvedores que não são "empresas" estariam livres de possíveis processos por parte da MS. Se você programasse uma lib que infrinja uma patente da MS nos EUA, você não seria processado. Além disso, em relação a produtos, somenteo SLES/SLED é coberto pelo acordo, e não o openSUSE. Então a tal proteção em tese que você citou não existe para a distro openSUSE. Existe para os cliente da Novell e para desenvolvedores individuais.
Comentário de brain
noticiar ou não noticiar: Oi Márcio! Dito tudo isto, eu continuo achando o assunto curioso, interessante e digno de nota. E certamente digno de notícia - como também acharam a InfoWorld e o OS News.

Muitos leitores acharam digno de debate também, alguns melhor informados, outros aproveitando para tentar impor suas ideologias maniqueístas (no estilo "Morra Novell") a nós todos. Isso é uma conseqüência das circunstâncias, mas não é um motivo para censurar alguma notícia.

Certamente existem distribuições e distribuições, e o OpenSUSE é um desktop de qualidade inegável. Estou sempre interessado em receber boas notícias sobre ele, para publicar por aqui.
Comentário de simplex
Saco,: É inegável que qualquer notícia (in)diretamente relacionada ao acordo M$/Novell gera automaticamente um flamewar e não foi diferente agora.


Comentário de popolony2k
Algum problema comigo ?: "...outros aproveitando para tentar impor suas ideologias maniqueístas (no estilo "Morra Novell") a nós todos"

#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D
#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Márcio H. Ferreira
> Algum problema comigo:
> Algum problema comigo ?

Não, você é muito infantil e despreparado para merecer atenção numa discussão, na qual você não tem nível para participar.
Comentário de popolony2k
Hummmm.......: ...creio que afeto seus sentimentos quando vou contra a M$/OpenSUSE/SUSE/Novell, mas infelizmente (para vc e felizmente para mim) a história está a meu favor basta olhar um pouquinho para trás e verificar no exemplo da SCO que entrou na comunidade Linux obteve seu respeito, através da aquisição da Caldera Linux, chegou a fazer acordos grandes e inclusive envolvendo outros grandes nomes do mundo Linux, basta relembrar do consórcio United Linux, que uniu SCO/Caldera, Conectiva, TurboLinux e a própria SUSE (que na época não era Novell) e algum tempo após a união com esses grandes Players Linux, a SCO começou a batalha contra o Linux, já conhecida por todos.

Como gato escaldado tem medo de água fria, não é muito bom confiar nas boas intenções vindas de uma empresa que tem um acordo explicito com o inimigo (M$), mesmo que venha disfarçado de comunidade (OpenSUSE).

Portanto meu caro, não coloque seus "sentimentos" em discussões relativas a política, pois política e sentimentos não caminham juntos, se caminhasse a Novell nõ teria feito tal acordo com a M$.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
Bem, Augusto Campos:

outros aproveitando para tentar impor suas ideologias maniqueístas . . . a nós todos


Se vc. deseja que eu pare de "tentar impor" opiniões em seu blog, peço que me faça um convite formal a sair.

Obrigado e []s
Comentário de Jose Pedro
qualé!!!: o mundo linux está em franca expansão, e tudo que eu vejo são ideologias e ideologias, nenhum cometário neutro, livre de iniciativa privada, eu e vc todos temos interesses tanto a Novell quanto M$, lutam por seus enteresses, acredito que o tempo é o melhor juiz para a questão, sendo assim.

"I love Linux!!"
Comentário de Leidson Campos
Palavras mal utilizadas.: Me parece um caso de uma palavra mal utilizada, pois "impor" é algo de que não se tem escapatória, ou seja, você é obrigado a seguir e aceitar, independente de ser compatível ou não com o que você pensa, e não é o que não ocorre nessa discussão, pois o que existe é na realidade uma exposição de pontos de vista, que podem ser aceitos ou rejeitados por cada um dos participantes desse veículo.

Até mesmo porque o único capaz de impor algo nesse espaço é o próprio autor do Blog, que aparentemente não faz uso desse procedimento.

Um abraço,

Leidson Campos
Comentário de Copernico Vespucio
Leidson,: Ainda estou aguardando do Augusto o convite para me retirar, ou então o reconhecimento dele mesmo de que a palavra foi mal empregada, pois até agora aparentou não ter sido o fato.

O que aparenta é que o Brain se arrependeu de publicar a notícia e agora está redirecionando as cobranças dos usuários do Suse a respeito de volta para os sites de notícia e para os outros leitores do blog.

Bem, EU mantenho a minha posição. Não vejo a atitude escolhida pela distro com bons olhos, da mesma forma que não vejo com bons olhos o rumo com o qual a Novell e seus colaboradores vêm conduzindo seus negócios.

Longe de ficar em cima do muro, eu estou assumindo esse posicionamento. Assumindo isso inclusive frente à comunidade Suse. Estou errado? O tempo vai dizer. Mas se estiver, sou o tipo de homem que assume seus erros.

No entanto, estou longe de impor meu ponto de vista. Estaria igualmente longe mesmo se esse fosse meu desejo. E, ao contrário do que foi dito, estou sequer tentando fazer isso.

No entanto, cabe ao proprietário do blog o direito de registrar ou não esse ponto de vista. Se o mesmo optar por não mais fazê-lo, solicito e aguardo um pedido formal para deixar de opinar neste foro.

[]s
Comentário de popolony2k
Vc andou lendo a minha ......: ...mente ????

"O que aparenta é que o Brain se arrependeu de publicar a notícia e agora está redirecionando as cobranças dos usuários do Suse a respeito de volta para os sites de notícia e para os outros leitores do blog."


#.D
#.D
#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
E para vc não pensar em ...: ...deixar de participar do Blog expondo seus pontos de vista, segue um código fonte escrito em Java para descontrair e desestressar um pouco.

Lembrando que sou usuário técnico com certa pitada de xiitismo em minhas veias.

Com base nisso desenvolvi abaixo uma rotina em Java que descreve o processo de tratamento noticias geradoras de flame wars.

/*
This library is free software; you can redistribute it and/or modify it under the terms of the GNU Lesser General Public License as published by the Free Software Foundation; either version 2.1 of the License, or (at your option) any later version.

This library is distributed in the hope that it will be useful, but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the GNU Lesser General Public License for more details.
You should have received a copy of the GNU Lesser General Public License along with this library; if not, write to the Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place, Suite 330, Boston, MA 02111-1307 USA
*/

final int FLAME_ALTA_PRIORIDADE = 0;
final int FLAME_BAIXA_PRIORIDADE = 1;

void AcompanhaFlamePosts( int nPrioridadeDoFlame ) {

if( nFlamePriority == FLAME_ALTA_PRIORIDADE ) {

int nNumeroDeVisitas = ObtemNumeroDeVisitas();

ColocarNoticiaNoTopoDoSite();

if( ( nNumeroDeVisitas >= 0 ) || ( nNumeroDeVisitas < 0 ) ) {
ColocarNoticiaNoTopoDasMaisLidasDoSite();
GerarPostsAnonimosComFlames();
GerarPostsAnonimosComElogios();
//GerarPostsAnonimosComElogiosAoAutorDoSite();
}

int nNumeroDeUsuariosComQualificacaoRuimLogados = ObtemNumeroDeUsuariosRuinsLogados();
int nNumeroDeUsuariosQueDetectouOFlame = ObtemNumeroDeSmartUsers();

if( nNumeroDeUsuariosComQualificacaoRuimLogados >= 2 ) {
String[] strUsuarios = ObtemIdsUsuariosRuinsLogados();

for( int nCount =0; nCount < strUsuarios.length; nCount++ ) {
if( ChecaSePostContraAutor( strUsuarios[nCount] ) == true )
ModerarNegativamente( strUsuarios[nCount] );
DiminuirScoreDoUsuarioNoSite( strUsuarios[nCount] );
BloquearModeracaoPositivaAoUsuario( strUsuarios[nCount] );

//if( ChecaSePostAFavorAutor( strUsuarios[nCount] ) == true )
// ModerarPositivamente( strUsuarios[nCount] );
}
}

if( nNumeroDeUsuariosQueDetectouOFlame > 0 ) {

//System.out.println( "Eu não sabia" );

String strUsuario = ObtemNomeUsuarioQueDetectouOFlame();
String strResposta = null;

if( ÉRespostaParaOMesmoUsuario( strUsuario ) == false )
strResposta = ObtemRespostaPadraoRandomica();
else {
if( nNumeroDeUsuariosComQualificacaoRuimLogados >= 2 )
strResposta = BotaCulpaNosUsuariosRuinsLogados();
else
strResposta = ObtemRespostaPadraoRandomica();
}

System.out.println( strResposta );
}
}
else
FluxoNormalDoBlog();
}

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team


Comentário de Copernico Vespucio
falha de estilo: Segundo o padrão de codificação universalmente aceito para o java (ver documento original em http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConvTOC.doc.html), há uma falha de estilo nesse código.

Em java, não se escreve nomes de método com letra inicial maiúscula.
Comentário de popolony2k
Sem contar que ....: ...peguei vários erros de compilação mesmo. Tem um for sem o incremento. Show de horror.

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de emanuelsan
Poder da ideologia: No meu ponto de vista a grande força do movimento é ideológica. Caso o movimento de software livre fosse fraco já teria se fragmentado e sumido a tempos.

Faço um paralelo com o povo judeu (minha intenção não é enaltecer a religião e nem posicionamentos políticos deles como país), com a diáspora eles se espalharam pelo mundo e estando em diversos países, manteram-se unidos com seus costumes. Com o tempo ganharam poder e riquezas (e claro inimigos). Se eles tivessem adotado os costumes e se misturado demais com os povos dos países em que foram, depois de um tempo (10 ou mais gerações) teriam sumido, seus costumes, sua religião, etc., embora os indivíduos e seus descendentes estariam lá, mas sem a identidade original.

Mais tarde vou me lembrar de outros exemplos que nada tenham haver com religião, a intenção foi só mostrar o poder da ideologia.


Comentário de brain
Tudo não: Oi Copérnico! Não desejo que você pare ou inicie nada, e se desejasse, falaria. Também não acho ter usado mal alguma palavra palavra, assim como também não me arrependi de publicar nada. Não me pareceu que você estivesse tentando impor alguma coisa, e nem tentei impedir ninguém de impor nada.
Comentário de Copernico Vespucio
Bem...: Como quem esperava uma resposta com uma gota que fosse de posicionamento ou opinião, que acrescentasse algo em relação ao que foi escrito anteriormente, estou severamente decepcionado.

Acompanho o BR-Linux a mais de 1 ano e 14 semanas (é o que diz minha conta de usuário) e hoje me deparo com uma resposta do mantenedor do site que mais parece ter sido escrita por um bot.

Bem, Augusto. Faça como quiser para manter o volume de usuários do blog.

Apenas sugiro que se lembre de que tudo o que comento em qualquer lugar é de minha inteira responsabilidade (como vc. mesmo faz questão de esclarecer nos termos de uso exibidos automaticamente em todas as mensagens postadas aqui) e que estou sempre pronto para reiterar minhas palavras sempre que se fizer necessário e minha opinião não mudar.

[]s
Comentário de hamacker
Exemplo ruim, senão me: Exemplo ruim, senão me falha a memória o territorio de Israel é um mapa que foi definido por outras nações, daí a frase "um acordo para inglês ver". Israel já existiu, deixou de existir, existiu outra vez, invasões, reis vascalos, monarquia, ... e hoje existe e tem um 1o ministro (parlamentarismo), não foi a toa que eles se espalharam pelo mundo inteiro.

Se o movimento de software livre for passar a mesmo histórico de Israel, a coisa não vai terminar bem. :)
Comentário de popolony2k
Será que não??: --
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
Eu acho que fui bem claro: Copérnico, eu acho que me expressei com bastante opinião, até. Me dei ao trabalho de negar todos os itens mencionados. Se eu quisesse pedir para você parar de escrever alguma coisa, eu pediria. Discordo do que você escreveu, ao me chamar a lhe dizer o que você deve fazer, e sugerir que eu tenha me arrependido de algo que escrevi, mas não tenho nenhum motivo para lhe censurar.
Comentário de emanuelsan
Outro exemplo: Sempre que se faz analogias se corre o risco de ser criticado pela características da figura usada na analogia que não tem nada haver com as semelhanças que levaram a fazer a analogia.

Isso pq a analogia não é perfeita, vê só, estava tentando mostrar, com minhas divagações, ao José Pedro, o porquê de tanta ideologia aqui no BR-Linux e que isso não é de todo mal, na verdade seria a força por trás do software livre.

Pois bem, vamos há outro exemplo. Ontem assisti o filme sobre os 300 de Esparta e acho que é uma boa analogia.

Os homens LIVRES da Grécia liderados pelos espartanos, se recusaram a submeter-se ao julgo do império Persa e seu numeroso exército. No filme (que é baseado nos quadrinhos de Frank Miller), a cidade de Esparta só conseguiu mandar para o front 300 guerreiros, pois foram influenciados por pessoas corrompidas, pelo dinheiro e promessas do inimigo, que conseguiram impedir a mobilização total.

Os 300, motivados pelos seus ideais de liberdade e sua filosofia guerreira se recusaram a recuar quando a situação estava perdida (foram entregues por um vendido que ensinou o caminho aos inimigos fazerem uma emboscada). Mas seu sacrifício serviu de exemplo e motivação para os outros espartanos e demais gregos que 1 ano depois conseguiram definitivamente derrotar o inimigo.

Parece-me que nesse exemplo fui até mais feliz que no 1o. Vejam que eram homens LIVRES que foram combater o império persa (M$), e eles estavam unidos pelos seus ideais (GPL). A Grécia (comunidade de software livre) não era uma só, não era um país ou império, era formada por cidades-estado (diversas distribuições linux e *bsd), das quais Esparta, Atenas, Tebas ( Suse, RedHat, Mandriva, Debian, ...) eram as mais avançadas.

O meu destaque vai para a cena em que o rei Espartano e os guerreiros restantes estão totalmente cercados pelos inimigos. E o que faz o inimigo? tenta de novo comprar sua submissão, muito mais fácil para o inimigo dizimá-los logo (porquê perder tempo com tão poucos, menos de 300 pessoas?), mas não, ele tenta de novo corrompê-los.

E nisso o exemplo do rei espartano (que não abdicou de seus ideais), não foi seguido pela Novell.

A Novell tendo prejuízos nos últimos anos (estando cercada pelos inimigos) resolveu ceder ao império (M$), pois a promessa do rei persa (M$) era submeter ao rei espartano, que tinha controle só sobre a cidade de Esparta (os usuários do Suse), toda a Grécia (toda comunidade de software livre), através do acordo de patentes (só vocês estão protegidos de mim quem usar outro software livre será dizimado pelas minhas patentes).

Na analogia eu associei a Suse/Novell = Espartanos, mas como disse é difícil fazer uma analogia perfeita.

Exceto se a Novell na última hora der um bote em cima do rei persa, como fez o rei espartano, que depois de ajoelhado, fazendo-se de submisso, mandou atacar e atirou sua lança contra o rei persa.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004