Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pascal + GTK2 = Programas leves e bonitos


“Artigo curioso que mostra como usar Pascal (isso mesmo, o Pascal) para desenvolver programas de utilizando a GTK2, garante aplicações leves e estáveis. Trecho: "Pouca gente conhece as potencialidades dessa linguagem no Linux. Aqui estou começando com o Pascal+GTK2 e tive boas experiências com as ferramentas que consegui produzir. Já que não é moda que tal um pequeno artigo?"”


Enviado por Luciano Andress Martini (bluespower_777Θhotmail·com) - referência (linuxhard.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rubem
"Bonito" tudo bem, mas LEVE: "Bonito" tudo bem, mas LEVE com GTK2??
Quenem esperar leveza em Java, ou com .Net em win...

(Ou o conceito de "leveza" é algo que rode bem num proc. 10GHz com 4GB de RAM a 2GHz...)
Comentário de cppware
Modestamente,: Acho isso uma boa idéia. Isto é, não para realmente desenvolver programas complexos usando JAVA, mas para incentivar os alunos de graduação a desenvolver usando um framework livre!! E o Java é a opção mais "acessível" (não me devorem, peritos em programação!)

Sabemos que nossas universidades ainda ensinam Pascal. Pessoalmente, não concordo com isso (e muito menos com o ensino de Java), mas, como os estudantes têm contato com essa linguagem, a iniciativa de ensinar tais pessoas a desenvolver usando GTK2 é uma excelente idéia. Imagine, alunos desenvolvento software livre de qualidade (não por causa do Pascal, mas sim por causa do GTK2) como seu projeto final! E sem precisar pagar. É uma grande coisa e eu aprovo isso.

Uma coleguinha: "Ei, qual vai ser o seu projeto final?"
Você: "Vai ser um programa em GTK2; vou usar uma linguagem que eu conheço: Pascal! Além das aulas de Pascal que nós temos, andei estudando esse tal de GTK por fora, e acho que sou capaz de fazer isso."
A coleguinha: "Poxa, quem bom. Quero casar com você!"
Você: "Não, agora não, querida. Tenho de salvar o mundo".

Agora, novamente: não concordo com o ensino de Pascal na universidade; mas, como e galera já está acostumada a essa linguagem... .

Uma coisa boa, também, seria ministrar um curso de "Desenvolvendo aplicativos QT usando Ruby", pois seria um primeiro passo para o desenvolvimento Web usando Rails.

====================
Gustavo Lopes de Oliveira.
Comentário de Douglas Augusto
Curiosidade: Embora não seja um Software Livre, o editor de imagens Pixel[1] é feito em Pascal (compilado pelo Free Pascal).

1. http://br-linux.org/linux/pixel-image-editor---editor-de-imagens-multiplataforma
Comentário de cwars
Interessante, contudo existe: Interessante, contudo existe um pequeno equivoco, na realidade 2:

O primeiro seria que a maioria das pessoas não querem aprender uma linguagem ou uma biblioteca, mas uma ferramenta (no caso RAD) que monte o programa por você, e nesse caso mesmo que possa ser ensinado Pascal ou ObjectPascal com GTK2 as pessoas ainda vão querer usar Delphi, ih erro meu, Visual Studio.NET (com C#).

O segundo seria que teriam que aprender a dominar uma nova biblioteca, nesse caso, o GTK2 que além de ser uma biblioteca redudante pra caramba, pois é uma biblioteca procedural orientada a objetos (mesmo sendo programada em C ela usa conceitos de orientação a objetos e por essa razão ela tem bindings para quase todas as linguagens, contudo nunca vi bindings melhorar alguma coisa além da portabilidade para outra linguagem, só deixam o programa mais lento e a biblioteca mais pesada), sem contar que Pascal é uma linguagem difícil e cheia de regrinhas, mas havia se tornado fácil por causa do RAD que abstraia muito de sua complexidade.

O resultado é que nada muda, o que é uma pena, pois havia tentado apresentar algo parecido com isso na faculdade que estudo e o resultado foi que ninguém se interessou a querer usar, era só a linguagem Delphi que falavam, na realidade a linguagem visual.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de nemesis
por favor não confunda GTK: por favor não confunda GTK com GNOME. obrigado.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
potz!: não entendi lhufas! que que foi mesmo que vc disse de Java lá em cima? GTK é de qualidade e Pascal, não? Ruby+Qt como iniciação à Rails?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
boa! inclusive a sacada que: boa! inclusive a sacada que VS é Delphi.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tenchi
para a academia de ginástica!: Um dos problemas é que os 'bindings' do GTK em pascal ainda são da versão 2.4 da biblioteca, enquanto que a 'original' e para c++ estão já na 2.10.
Mas a questão do "peso" dos programas em pascal é meio que infundado. GTK2 é sim muito leve. Assim como Qt também é. O problema é quando você envolve GNOME e KDE no meio.
Eu rodo aplicativos em GTK+ puro (sem GNOME) com muita rapidez num duron 1500 (1343MHz e 512MB de RAM).

Nem coloca java no meio que esta linguagem é naturalmente "pesadinha" hauahua


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cppware
He he he: Tem razão. Acho que ando bebendo muito chá de cogumelo.

Entretanto, o que eu disse se baseia no seguinte:

1. Ganhar a vida com Pascal? Não! O mercado não quer.
2. Virar um programador Pascal? Não!
3. Começar a programar em Pascal? Talvez. O que tu vai fazer?
3.a. Um proprama proprietário. Vou usar o Delphi.
>> Esqueça! É uma péssima idéia. Vai morrer de fome!
3.b. Vou fazer um programa em GTK.
>> Ah, bom. Mas você não conhece outra linguagem não?
-> Não. Só Pascal.
Resposta final A: Pois bem, vai fundo, isso é legal. Use o seu conhecimento para fazer software livre.

Comentário de marcosalex
Pascal: Universidades não tem o objetivo de ensinar uma linguagem de programação para o mercado, nem mesmo uma ferramenta RAD. O objetivo é ensinar a pessoa a programar. O cara tem de aprender como funciona um if, um while, um for e os conceitos de objeto, classe, herança, polimorfismo, etc. Tem de ver os paradigmas funcionais, lógicos e procedurais. Assim ele pode pegar qualquer linguagem de mercado e aprender rápido a programar nela.

Pascal é considerado uma linguagem fácil de aprender esses conceitos.

Haskell developer
Comentário de cppware
Exatamente: Então você concorda comigo que, em algum momento que chamo aqui de "momento inicial", a única linguagem que o aluno saberá é o Pascal. Ele vai aprender outras linguagens, mas a primeira é o Pascal, e é por isso que eu acho ótimo esse incentivo de ensinar a desenvolver programas GTK usando esta linguagem. É simplesmente isso!
Comentário de Vflaube
Para quem gosta de RAD + Pascal ...: Para quem gosta de RAD + Pascal, talvez valha a pena uma olhada no MSEide + MSEgui.
Trata-se de um ambiente de desenvolvimento similar ao Lazarus, porém sem a preocupação de compatibilidade com o Delphi, bastante promissor, apesar de novo. Entre outras coisas, ainda falta documentação e talvez maior envolvimento da comunidade.
Links: http://wiki.freepascal.org/MSEide_&_MSEgui
http://homepage.bluewin.ch/msegui/
Linguagem: Free Pascal
Plataformas: Linux e Windows
Licença: IDE é GPL, bibliotecas sob licença LGPL modificada como FPC-RTL.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004