Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Parallels acusado de violar a LGPL


“Do OSNews: A SWSoft, a empresa por trás do Parallels Desktop para Mac está possivelmente violando a licença LGPL por usar bibliotecas do projeto WINE sem oferecer acesso ao código fonte das mesmas. O projeto WINE descobriu a violação no princípio de junho e após várias tentativas sem sucesso de obter o código fonte para as bibliotecas, foi criada uma página wiki para registrar a evolução do caso. O projeto WINE deseja resolver a questão sem a necessidade de recorrer a ações legais.”


Enviado por ASF (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência (antoniofonseca.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
É importante que uma ação: É importante que uma ação seja tomada rapidamente para não abrir precedência.
Não é nada bom algumas empresas acharem que software livre é código-fonte de graça pra eles colocarem em seus produtos, e ignorar toda a filosofia que dá sustentação ao movimento.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Scirious
Mas a licença LGPL não: Mas a licença LGPL não permite o uso de código em aplicações fechadas?
Comentário de cesar
Sim, permite.: Sim, permite.

Mas você pode fechar a aplicação não a biblioteca que esta sobre LGPL.

(Esse foi meu entendimento da licença, corrijam-me se necessário.)

--
Cesar Gimenes http://crg.eti.br
Linux user #76132
Comentário de FlavioMachado
LGPL: Mais ou menos isso.

A aplicação pode ficar fechada mas a lib não. É mais ou menos assim: se você usar a lib (apenas usar, ou seja, se ligar a ela), você não precisa retribuir nada. Se modificar a lib, precisa distribuir o fonte modificado da lib, mas não da aplicação.

--
Registered Linux User #246886
LPI Level 1

Comentário de lxoliva
É um pouco mais que isso...: Se você distribui código objeto da biblioteca (seja como parte dos seus binários, através de includes ou ligação estática, seja como componente auxiliar distribuído conjuntamente), deve oferecer ao usuário o código fonte correspondente da biblioteca.

Independente de distribuir código objeto da biblioteca, se você liga com ela (por exemplo, ligação dinâmica), deve permitir o uso com versões modificadas da biblioteca, e deve permitir engenharia reversa do seu código para que funcione com outras versões da biblioteca.

Quando você liga estaticamente com a biblioteca, ainda deve fornecer ao receptor a possibilidade de re-ligar o seu código objeto com versões modificadas da biblioteca.

Ou seja, a biblioteca permanece livre, e quem a utiliza não pode se opor a que outros gozem de todas as liberdades em relação à biblioteca, ainda que não seja obrigado a respeitar as liberdades com relação ao código que utiliza a biblioteca.

Vale lembrar que não sou advogado ;-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004