“Um breve relato, porém interessante, sobre um dos fatores que talvez impeça a plataforma linux de crescer um pouco mais. Trecho: "Alguém duvida da importância de Ramalho para o Clipper no Brasil? Ramalho, com os seus livros de Clipper, foi um dos evangelizadores mais eficientes que eu já tive notícia. Com um livro do Ramalho debaixo do braço, qualquer programador estava apto a desenvolver aplicações comerciais. Se a Nantucket Corporation não pagava a Ramalho por cópia do Clipper vendida, deveria. (...) Fica uma pergunta. Qual é o ambiente amigável para desenvolvimento em Linux? Os leitores com familiaridade com o Linux conseguem enxergar um movimento semelhante ao do Ramalho com o Clipper no Brasil ou do Visual Basic? Será que isso não é um dos fatores que impedem o crescimento desta plataforma?”
A nota foi enviada por wilton dias (wiltondsΘgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Vale mencionar a pesquisa da Evans Data indicando que ao final de 2006 é esperado que o número de desenvolvedores trabalhando em Linux
vá alcançar o número de desenvolvedores para Windows.
Eu discordo do posicionamento do autor quanto à ausência de opções em ferramentas de desenvolvimento, embora haja diversas que não estão disponíveis em ambientes livres hoje. Quanto à questão da evangelização no Brasil, mal comparando, me parece que as únicas plataformas de desenvolvimento (disponíveis em ambiente Linux) cujas comunidades brasileiras realizam hoje um esforço de divulgação que possa ser comparado ao que a comunidade Clipper fazia na década de 80 por aqui são as do Java e Mono, embora o Python esteja começando a obter mais espaço neste campo também. Alguém tem uma pesquisa nacional dos índices de adoção de plataformas de desenvolvimento?
O Gambas é bem parecido com o Visual Basic, porém free (e com algumas melhorias)...
Está bastante maduro, e dá pra desenvolver um aplicativo sério em pouquíssimo tempo.
Estou acompanhando o projeto a algum tempo, e, ultimamente, o mesmo está tendo atualizações mensais.