“
Quem nunca tomou uma dura do tipo 'RTFM' ou 'Google is your friend'? Pois bem, essa matéria que eu achei na Net afirma que tal atitude é prejudicial à adoção ao Linux. Concordo que algumas vezes existem perguntas bobas, mas será que uma resposta educada não ajudaria? Para refletirmos, principalmente com as novidades como o Computador Para Todos e os projetos de Telecentros cada vez mais ensinando as pessoas a usarem Software Livre.” A nota foi enviada por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Por isso, devemos ser pacientes com o 'novo colega' e com nós mesmos. As versões recentes das principais distribuições voltadas ao dito 'usuário final' incorporaram diversas facilidades para quem deseja se aventurar no mundo linuxista. Encorajem os novos usuários a usá-las e explorá-las. Auxiliem com educação e respeito, pois eles também são seres humanos e têm o direito de, entre outras coisas, usar outros sistemas operacionais e querer ver as facilidades daqueles ambientes também presentes no ainda desconhecido sistema operacional.
Muitas vezes uma dica simples, banal para os mais experientes, pode fazer *A* diferença para quem deseja começar a usar uma distribuição GNU/Linux.
Como virou moda cada grupo de usuários 'criar' sua própria 'distribuição', sugiro a eles para parar um pouco e pensar que talvez fosse mais interessante criar um novo projeto de auxílio aos iniciantes. Seria um bom programa orientado a usuários.