Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Para John Dvorak a hora do Linux chegou

John Dvorak é troll assumido, mas tem uma legião de leitores. Na minha opinião, não é coincidência ele ter escolhido uma época em que o Vista está em evidência para elogiar o Linux.


“John Dvorak comenta em seu artigo desta semana sobre a criação da Linux Foundation e afirma que a hora do Linux é essa! Interessantes os pontos de vista citados pelo colunista.”


Enviado por hardware (mark13Θmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de asfonseca
Sobre John Dvorak: Eu diria que os comentários do Dvorak, mesmo sendo divertidos (alguns), são de uma superficialidade incrível.
Alguns chegam beiro o ridículo de tanta ingenuidade e falta de informação.

Além de troll assumido, pra mim fica cada vez mais claro que ele não passa de uma relíquia da era editorial pré-Internet.

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de dtiziani
Com o perdão da palavra: Dvorak eh um BOSTA!

E pra mim, quem segue bosta é mosca, classificação pra "legião de fãs" que o seguem. Ele é a imagem de quem se baseia no mercado de TI lendo info(v)exame.

Se fosse CEO de algum lugar e visse uma info na mesa do CIO, mandava o cara pastar na mesma hora! :)
Comentário de Alexandre Luis
O importante é não ser mente fechada: O mais importante é não ter a mente fechada, achando que a info exame é uma porcaria, que o Dvorak é um bosta.
Quem é da área de informática sabe que não existe nada 100%, nenhum sistema perfeito, nenhuma revista perfeita. Tanto a infoexame quanto o dvorak podem não ser os melhores, então o segredo está em saber selecionar o que é útil e o que não é, e ambos apresentam muitas coisas úteis (e também inuteis).

O mesmo vale para os que são fanáticos no linux, que se recusam a usar o Windows mesmo se tiverem necessidade ao invés de manter em Dual Boot para quando precisarem simplesmente por se julgarem adeptos do Linux. Acredito que fanatismo já saiu da moda :)

Estou fazendo curso pra certificação Linux, leio info exame e tenho windows na máquina :)

--
--
Alexandre Luis Vignado
email, msn e gtalk: alexandre@vignado.com.br

www.alexandre

Comentário de tobias_felipe
Mente aberta: Fazer certificação linux e usar windows não é ter mente aberta, é ser mercenário.
Deixa eu adivinhar, tá usando linux por que o mercado está aceitando melhor né? Antes do boom só usava windows e nem dava bola pra comunidade que fez o sistema que vc tá usando agora.
Caras que nem vc é que mantém o windows hegemônico nos desktops.

--
Tobias Felipe
Comentário de brain
Negar direitos: Não acho que devemos condenar ou recriminar os usuários de Windows que buscam obter proficiência ou certificação em Linux. Na minha opinião, todos são bem-vindos, e se não estimularmos este passo importante, eles terão razões a menos para posteriormente migrar.

Não sou a favor de exigir atestado de pureza ideológica para quem pretende usar ou trabalhar com Linux.
Comentário de xultz
Senhor Amado, alguém: Senhor Amado, alguém aposente esse cara! Só falta alguém me dizer que ele é pago para escrever essas asneiras, daí eu penduro minhas chuteiras!
Primeiro ele diz que se sente mais seguro usando um PC porque pode retirar o HD e colocar em outro computador para acessar os dados. Como se isso não fosse possível num Mac; como se esse fosse um fator que o mercado leva em conta na hora de adquirir um computador; e como se a palavra mágica "backup" não existisse...
Depois, a pérola: "até que um clone do Office apareça, completo com um programa do tipo PowerPoint que não seja um trambolho, o Linux nunca vai dominar o desktop." A velha idéia de "quando um surgir um programa que faça isso no Linux, aí sim ele vai decolar rumo ao infinito. Já vi todo tipo de programa que se encaixa na frase acima: photoshop, office, cad, e o nome do game que você mais gosta. O duro é ler de uma pessoa "experiente" como o Dvorak.
E por fim, uma declaração no mínimo enigmática: "E a Adobe teria de portar todos os seus programas para o Linux. E como alguns de seus executivos odeiam o open source (mais precisamente, a linguagem PostScript), a empresa se recusa a migrar o Photoshop, InDesign e o Illustrator para o sistema operacional do pingüim." O que ele quis dizer afinal? Que a Adobe odeia o Postscript que ela mesma criou, e que ela mantém a especificação aberta há anos? Ou que não há suporte a PS no Linux? Ou o quê?
E o fim da matéria com a pérola "Dito isso, assumo versões da maioria destes programas já existem “só por precaução”. Se sim, o vento pode mudar e soprar a favor do Linux no desktop tão rapidamente – da noite pro dia, na verdade – que todos ficariam chocados." com a velha máxima de que agora o Linux vai e do dia para noite todo mundo vai instalá-lo porque ele é legal e o Windows não.

Que perda de tempo...
Comentário de heliocastro
Nem tanto o Céu, nem tanto a Terra: Tremenda troll-mania de achar que a "comunidade" não é ajudada e que o usuário que passou a usar Linux e aprender mas ainda tem que usar Windows seja uma pessoa que não merece de respeito.
Desculpe, mas eu uso Windows também, e nas minhas palestras falo isso. Porque ? Porque para aplicações de áudio específicas que exijam baixa latência e para jogos em DirectX ( não me venha com Cedega e outras alternativas )não há realmente muita escolha hoje.
No caso de áudio, sim, eu sou esperto o suficiente para saber dos patches de baixa latência do Kernel e cansei de usar eles no trabalho quando estava resolvendo problemas específicos de Alsa.
Agora, porque eu uso Windows em casos específicos sou mercenário ?
Meu dia a dia é Linux, eu passo 90% do meu tempo de trabalho mexendo com KDE e Linux, e mais um monte de coisas abertas porque simplesmente gosto, apenas tive a sorte de ser pago para trabalhar com isso a mais de 6 anos. E adivinha, mesmo no laboratório da Mandriva, uma empresa Linux até o osso, a gente precisa lidar com Windows de vez em quando para compatibilizar programas desntro dos projetos que temos, ou tu acha que frameworks como Akonadi vão ter sucesso só conversando de Linux pra Linux ?
Então da próxima vez, pense 120284232532 vezes antes de taxar um usuário que está descobrindo agora o que nós sabemos a tanto tempo de "traídor do movimento"
Aliás, se alguém quer saber minha opinião sobre "comunidade" de software livre no Brasil, basta ler o link da desciclopedia
Normalmente quem realmente DESENVOLVE com software e passou anos desenvolvendo kernel, kde, gnome, etc. não está na mídia aqui nem ganha cartazes em outros países, ou você não percebeu ?
Comentário de ramos1berto
Acredito que a unificacao: Acredito que a unificacao (sem exageros) eh importante para o Linux,
na minha opinião unificação para o usuário não exclui implementações
técnicas diferentes, um exemplo são os vários arquivos de configurações
cuja localização varia de distro para distro, pode haver um programa
GUI para usuários "quase avançados" com as funcionalidades mais comuns
para configurar os programas (O Ubuntu tem um recurso destes para o
Samba por ex).
Discordo do Dvorak quanto ao OpenOffice, na verdade acho que o Base
tah mais longe do Access do que o Impress do Powerpoint, mas o Draw
estah melhor (também na minha opinião) do que qualquer recursos parecido
do Office, o GIMP é um programa fantástico, mas acho que ainda eh muito
"diferente" do mundo windows, creio que um fork mais "amistoso" para os
novatos e um suporte melhorado para CMYK faria muita diferença.
Pra mim faltou o CorelDraw na lista, o Inkscape é uma ferramento incrível
acho que logo estará num patamar próximo.
Quanto ao Notes, a bola é da IBM, na minha opiniao eles deveriam liberar
logo o fonte, o tempo do Notes estah passando, logo uma ferramenta WEB
vai tomar seu lugar (seja livre ou nao).
Há alguns esforços para um "autocad livre", faz algum tempo q nao
trabalho nessa área, mas acredito que demore um pouco para que tenhamos
uma versao realmente competitiva.
Como podem perceber minha preocupacao nao eh em ter versoes binárias dos
programas q ele menciona, migrar para o Linux e continuar rodando um monte
de software proprietário nao adianta muito na minha opinião.

--

1berto

Comentário de manoelpinho
Adobe e cia: Adoro o linux e não sou dependente de nenhum aplicativo proprietário mas reconheço que muita gente depende de certos programas que foram citados, por motivo profissional ou um grande número de arquivos do passado gravados naqueles formatos proprietários.

Eu acho que a maioria dessas grandes empresas já perceberam que portar seus aplicativos para linux e/ou abrirem o seu código é a estratégia mais inteligente e, talvez, a única saída para elas. A Microsoft está agindo como aquele monstro em forma de ameba do filme "A Bolha", expandindo para diversas áreas da informática e engolindo a concorrência ou pelo menos incomodando bastante. Como a Microsoft sabe muito bem tirar partido da enorme reserva monetária que acumulou e sabe tirar partido do monopólio que tem com o windows e MS Office, fica difícil concorrer com ela durante muito tempo. É preciso se diferenciar.

O linux é uma plataforma neutra e as grandes empresas de software proprietário deveriam ser mais ousadas e bancar ainda mais o seu desenvolvimento, a fim de criar uma plataforma sobre a qual seus aplicativos rodem sem a concorrência desleal que a Microsoft faz.

O linux precisa sim de uma maior padronização em certas áreas e algumas lacunas ainda precisam ser preenchidas para que ele seja adotado como mais uma plataforma de desenvolvimento de programas proprietários.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de CapEnt
Audio?: Bem, quando ao directx tudo bem, você está certo, mas dizer que windows é bom em audio de baixa latencia é apelar demais.

Qualquer programador de drivers e aplicações que usam audio sabem muito bem que o stack de audio do windows do 95 ao XP é um dos maiores lixos já desenvolvidos para qualquer sistema operacional. É normal iniciar uma aplicação waveout e ela monopolizar a placa de som, ou o DirectSound simplesmente resolver parar do nada, funcionando quase que por humor. A falta de flexibilidade chega a tal ponto que é necessário as fabricantes proverem "painéis de controle" para seus produtos porque não tem como expandir o existente no windows. Só no Vista que finalmente foi adicionado controle de audio por aplicação, coisa que até o BeOS já tinha desde 1997.

Só agora com o UAA alguns dos problemas estão sendo endereçados. E olha lá, porque tem muita gente reclamando que o sistema não é flexível o suficiente, dependendo da benevolência da Microsoft para expandir alguns detalhes de mais baixo nível, como adição de suporte para novos codecs por hardware (ala dolby, mas esse ele prove, o problema é se surgir um novo).

A Microsoft nem mesmo específica quais algoritmos ela usa para multiplexar vários streams de som para uma unica saida de audio.

No Vista a performance de DirectSound também é um lixo porque a MS quer que os desenvolvedores migrem as aplicações para XACT, então tudo de DirectSound roda dentro de um emulador, já parou para pensar a latência disso? A parte mais divertida é que agora a MS tem três APIs incompatíveis entre si de audio: ACM, DirectSound e XACT.

A unica maneira de conseguir baixar latência no windows é com algum software externo.
Comentário de TeX
Para toda regra, a uma: Para toda regra, a uma excessão: e o TeX? Que eu saiba ele é um programa *pronto* 100% funcional e, até agora pelo menos, sem bugs.

Comentário de maiconfaria
Concordo plenamente com: Concordo plenamente com você, é acho que tens todo o direito de pensar assim ! Como alguem vai usar algo e trabalhar com algo que não acredita ?
Comentário de maiconfaria
Vou sim com cedega!: Jogar é Jogar, caro Helio Castro, o cedega é ótimo, dificilmente encontro um jogo que não funcione perfeitamente nele, se existe alguma especifidade técnica que torne os jogos mais lentos nele, isto pouco me importa, pois estou interessado em joga e não ficar me preucupando com pico segundos.
Por isso acredito ( posso estar enganado, mas não em rela?ão aos teus argumentos ) que não existe motivo para usarmos windows... se existiam já se foram a muito tempo !
Comentário de heliocastro
Áudio sim :-): Eu não mencionei DirectAudio, certo ?
O problema todo se encontra em coisas como ASIO, que provê sim baixa latência.
E em aplicações que basicamente usam VST ou de qualidade inquestionável como Cubase ou Cakewalk ( não mencionando aqui Logic )
Embora algumas saídas bem sucedidas em plugins VST possam ser usadas no Linux, e programas como Rosegarden estarem chegando lá, e programas como Ardour já terem chego lá em termos de edição de áudio não linear para algumas necessidades, ainda assim eu tenho dificuldades em garantir que o Alsa converse com Midi bem com a Audigy Platinum ( isso varia de modelo, já mexi no driver em casa pra poder resolver o meu problema com meu teclado e sampler ), não tenho estabilidade na API do wine que roda atrás de todos os VST hosts, e o principal, que é mea-culpa também, falhamos em criar algum sistema similar como ASIO e VST framework para as aplicações MM Linux, porque o LADSPA foi bem projetado, mas não está tendo uma adoção tão genérica e sistemas paralelos como o do LMMS foram criados que aind não são compatíveis com nenhuma aplicaçãoMM linux até o momento.
Acredite, em termos de áudio, eu tenho um código do Kmix, uma camada multimídia e ALSA do Conectiva 10, e bastante trabalhinho na área do KDE me multimídia pra corroborar meus motivos de ainda precisar usar o Windows para meu projeto de estúdio. E olha que eu vou testando todos os projetos sempre
Comentário de vini_bill
Info exame é tosca: A Info exame um dia foi boa e atendeu as minhas expectativas ( tanto que assinei a Info Exame por 2 anos ), atualmente a info exame varia entre reviews de câmeras digitais, reviews de impressoras, reviews de scanners e reviews de multifuncionais, reviews de programas grátis e ( MUITO RARAMENTE ) reviews de routers. Disso tudo eu não aproveito nada. É quase que uma revista de curiosidades da alta tecnologia =( ( o que na minha opinião é simplesmente inutil ).

É uma revista muito centrada no mundo windows e não fala de tecnologia da informação em si ( teve uma época que ela falou muito de outsourcing e outras "buzzwords" mas dai entrou no esperial de reviews chatos =/ e nunca mais voltou ). Gostaria de ler mais sobre arquiteturas de software, administração de redes e uma pitadinha a mais de software livre, por isso que estou seriamente cogitando assinar a Linux Magazine, ela é perfeita ao meu gosto.

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de dtiziani
Bom: Só pra constar, estou escrevendo do windows neste exato momento.

Dvorak ADMITIU que é um péssimo jornalista ao alegar o que alegou (só mais um troll tentando chamar a atenção), então de forma alguma é "manter a mente fechada" ao falar que ele é um bosta.

Por consequencia, uma revista que adota ele como visão editorial, não pode ser muito melhor. Uma revista 100% windows, que passou a considerar (um pouco) F/OSS só pelo modismo da coisa não pode ser considerada uma revista de TI, pois é evidente que o pessoal que orienta o assunto da revista não tem perfil para isso. E com isso não digo que a MS não tem soluções boas de TI, eu mesmo desenvolvi diversos sistemas na plataforma .NET, seja para portáteis, web, desktop. Mas como bom profissional conheço diversas alternativas e consigo sugerir diversas alternativas ao cliente (que no caso são os leitores fiéis de INFO).

Não sou contra a leitura de INFO, sou contra quem usa a mesma como timão de sua carreira, tendo uma visão totalmente fechada para tudo. Enfim, GET THE FACTS! :)


OBS: Desculpe alexandre, mas pela sua redação tenho um palpite que você cursa faculdade da área, pois me parece muito com pessoas que fazem Análise de Sistemas.
Comentário de hamacker
A infoexame mudou um pouco,: A infoexame mudou um pouco, agora tem matérias de software livre e linux, mas assim como voce fico com um pé atrás antes de voltar a assinar de novo. Eu ainda não arrisco, prefiro olhar a capa e talvez arriscar comprar um exemplar.

Meu irmão me trouxe o último exemplar que fala do "Vista" só para confirmar o que eu já havia dito para ele : 2GB de RAM e uma super placa de video, além é claro de pagar R$ 600,00 por um wordpad, paint e mediaplayer.
Comentário de Tarcísio C. Espínola
Livres?: Será que somos livres?

Condenar um usuário por usar esse ou aquele software, proprietário ou não, não vai de encontro com a idéia de liberdade tão defendida pela comunidade dita "livre"?

Pensamentos xiitas, bobos e arrogantes como esse só atrapalham o movimento open source.

Se uso também o Windows? Claro que sim, pois há situações em que essa é a melhor opção, e nesses casos tentar empurrar o Linux goela a baixo apenas criará uma aversão dos usuários ao sistema, sejamos realistas.

Não devemos esquecer que para a grande maioria dos usuários o computador é um meio e não o fim.

Devemos ser mais abertos e cordiais para que possamos conquistar mais e mais usuários de outros sistemas.

Como diz o slogan do Viva o Linux: PORQUE NÓS AMAMOS A LIBERDADE!

Comentário de José Pedro
tá chegando: alguém já fez a soma do novo sistema operacional da M$, somado ao office profissional? Pelo amor de Deus absurdo, tudo nós podemos fazer com um bom sistema linux (eu particulamente uso Suse linux 10.1 + broffice), e não vou mentir não vou desenbolsar quase dois mil reais pelo softwares M$ (deixo claro que se tratando de versões proficionais), concordo que muitas areas como CAD (essa considero ainda a mais problemática por equanto), ainda precisam ser trabalhadas, o novo Windows Vista, tá bom mais precisa de um absurdo de memória, coisa que eu particulamente não estou disposto a pagar, acredito sim, essa é a hora do linux, espero que as empresas de drives, e software, reconheçam seu incrivel avanço, e migrem seus produtos. Há um ano, quando conheci o linux (Kurumin), eu fiquei muito empogado e comecei a estudá-lo vi que a coisa no linux evolui de forma esponencial, e que os virus passam bem longe da minha máquina, sou o chamado usuário básico de computador, aquele que só escreve texto, coloca suas fotos da camera digital, nunca tive problemas com meu linux, os quais nunca tivesse com o windows, isso é propaganda, hoje quando vendo um computador, digo para o meu cliente "cara você pode até mudar para o windows", mas lhe garanto que vai ter mais problemas e muito mais custos. Não sou fanático, acho que podemos conviver com o software proprietário desde que ele faça o que promete, como é o caso do Autocad, photoshop e alguns outros exemplos, mais acredito piamente que a hora do Linux em desktop já chegou, falta só um empurraonzinho por parte dos caras que produzem drives proprietários para placas de vídeo e de tv. "Viva liberdade! Diga não a tirânia!".
Comentário de edivaldo
Para profissionais de tecnologia: Sem querer colocar lenha na fogueira (mais colocando)...
Um profissional da área de tecnologia não pode se isolar de informações ou até mesmo ficar cego para outros sistemas operacionais, é preciso ter acesso a todo tipo de plataforma operacional, assim como todo tipo de informação para que ele possa formar uma opinião e até mesmo fazer seus projetos funcionarem.Sem essa de que não uso isso ou aquilo, Só usuário final tem esse luxo, e em casa, pq nas empresas, as redes e o ambientes são heterogêneos.
Comentário de Alexandre Luis
Nossa...: Não imaginei que um comentário pudesse gerar tanta coisa! Cheguei novamente aqui por acaso em uma busca que estava fazendo no Google....

Não tenho muito à acrescentar, muitos ja falaram coisas interessantes.

E sim, eu faço Análise de Sistemas :)

Acredito que o pensamento correto é como falaram, se somos profissionais da informática, não devemos ter um conceito fechado sobre um sistema ou plataforma. Também nao podemos querer saber tudo, por isso, temos que ir estudando e trabalhando conforme o mercado está caminhando.

E não, não sou usuário windows querendo fazer linux por conta que alguem falou ou por ser legal. Ja trabalhei e atualmente trabalho com o sistema e continuo usando windows no meu micro também por muitas vezes precisar prestar suporte e acessar determinados clientes que usam windows.

Fora que seria bobeira me matar pra fazer algo no linux que ja tenho pronto no windows, assim como é besteira me matar no windows pra várias coisas que faço no linux com poucos comandos.


2 exemplos disso: configurei uma rede com terminal service 2003 no windows rapidamente, ja no linux, tive muito trabalho pra ter algo parecido e não tão funcional.

Em contrapartida, servidores linux trabalham e funcionam em sua maioria MUITO melhor que Windows, tirando, CLARO, páginas que precisam de ASP e SQL Server logicamente.


O segredo é saber conviver

--
--
Alexandre Luis Vignado
email, msn e gtalk: alexandre@vignado.com.br

www.alexandre


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004