“Esta palestra foi apresentada no FISL pelo Osvaldo Santana Neto, do Instituto Nokia de Tecnologia, que falou sobre desenvolvimento em Python para dispositivos móveis utilizando a plataforma Maemo, definindo a situação atual e projetos para o futuro.
No que tange à situação atual, foi ressaltada a dificuldade que existe em tornar a solução completa de software mais leve e menor para portar para os aparelhos. O Osvaldo mencionou que a versão customizada do Python + Maemo + bibliotecas utilizadas pelo Maemo estariam ocupando hoje em torno de 12 MB. A intenção é diminuir este número.
Outra barreira é o tempo de inicialização dos aplicativos, que é alto. Segundo o palestrante, as pessoas atrelam muito o tempo de inicialização da aplicação com a velocidade da plataforma, mas que uma vez carregada, as aplicações são executadas com velocidade bastante boa.
Ele falou também de planos futuros para o Maemo, como levar o PyPy para a plataforma e escrever uma API de alto nível para simplificar operações e permitir que sejam escritas com grande rapidez e poucas linhas de código, como por exemplo, bater uma foto e enviar por email com apenas 3 ou 4 linhas.
Foi mostrado ainda um teste real com o aparelho. O Oswaldo conectou o Nokia N800 ao laptop via Wi-Fi, acessou por ssh através do Laptop e carregou o jogo SolarWolf, remotamente. Bem interessante.”