Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Palestra: Python com Maemo para Nokia N800


“Esta palestra foi apresentada no FISL pelo Osvaldo Santana Neto, do Instituto Nokia de Tecnologia, que falou sobre desenvolvimento em Python para dispositivos móveis utilizando a plataforma Maemo, definindo a situação atual e projetos para o futuro.

No que tange à situação atual, foi ressaltada a dificuldade que existe em tornar a solução completa de software mais leve e menor para portar para os aparelhos. O Osvaldo mencionou que a versão customizada do Python + Maemo + bibliotecas utilizadas pelo Maemo estariam ocupando hoje em torno de 12 MB. A intenção é diminuir este número.

Outra barreira é o tempo de inicialização dos aplicativos, que é alto. Segundo o palestrante, as pessoas atrelam muito o tempo de inicialização da aplicação com a velocidade da plataforma, mas que uma vez carregada, as aplicações são executadas com velocidade bastante boa.

Ele falou também de planos futuros para o Maemo, como levar o PyPy para a plataforma e escrever uma API de alto nível para simplificar operações e permitir que sejam escritas com grande rapidez e poucas linhas de código, como por exemplo, bater uma foto e enviar por email com apenas 3 ou 4 linhas.

Foi mostrado ainda um teste real com o aparelho. O Oswaldo conectou o Nokia N800 ao laptop via Wi-Fi, acessou por ssh através do Laptop e carregou o jogo SolarWolf, remotamente. Bem interessante.”


Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) - referência (hypercast.info).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004