“O palestrante foi o Alan Carvalho de Assis, conhecido da comunidade pelo seus trabalhos com LinuxBIOS. Houve um pequeno imprevisto no início da palestra: o Alan estava um pouco nervoso e acabou ligando o computador que ele trouxe para fazer a demonstração do que foi feito no vídeo divulgado no YouTube, ao vivo, porém, ligou sua fonte 110V em uma alimentação 220V.
Ele começou com a história do LinuxBIOS, explicando que sua motivação foi o melhor gerenciamento de um ambiente de clusters, e apresentou alguns motivos para aderir ao projeto. Falou também sobre alguns aspectos técnicos, ilustrando vantagens e limitações. Foi mostrado também como ocorre o boot em PCs com razoáveis detalhes técnicos. Resumidamente, ele menciou o endereço de boot, o jump para o local onde está o código da BIOS, inicialização de barramentos, periféricos e Super I/O, execução do POST, configuração das interrupções e carga do boot loader da MBR.
De acordo com o exposto, ele falou de algumas desvantagens das BIOS proprietárias, tais como lentidão (devido ao boot em modo real em 16 bits, redundância em configuração de hardware (pois o SO já faz isso) e muita complexidade (já que são escritas em Assembly, e não em C, como o LinuxBIOS). Fora que você mesmo não pode corrigir bugs.
O palestrante mostrou algumas também como é dado o boot usando o LinuxBIOS: carrega instruções no endereço de boot e realiza o JUMP, muda para 32 bits e em modo protegido, inicializa os chipsets (northbrigde, southbridge e Super I/O, configura a serial e carrega o binário ELF com o sistema.
Para concluir, o Alan falou ainda sobre DRM e como ela influencia e limita os usuários finais. Ele citou ainda algumas formas de dizer não ao DRM.
Já escrevi sobre o LinuxBIOS e DRM no Hypercast.info. Para saber mais, basta seguir os links relacionados neste mesmo post.”
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team