“Esta foi realmente uma das melhores palestras que assisti neste FISL. Sei que sou um pouco suspeito para falar, mas o nível técnico foi realmente muito bom. O palestrante foi Mark Bilanski, que trabalha no laboratório IBM Linux Technology Center (LTC) e é professor de várias faculdades de computação.
Foram abordados assuntos ligados ao projeto Linux High Availability ou Linux-HA, como sua história e features das versões 1 e 2, assim como as diferenças entre elas, e mencionou o feito de ter 30.000 clusters rodando o linux-ha em 7 anos de projeto.
Ele falou principalmente sobre o Heartbeat e o drdb, exemplificado suas funcionalidades em um ambiente master-master e master-slave, e sobre os recursos de failover em hardware, software e rede.
No release 1 do linux-ha eram permitidos apenas 2 nós computacionais (master e slave), já havia auto failback e auto failover. Mark mencionou que nesta época teve início um grande interesse em certificar de uso do linux-ha em produtos não-IBM.
Foram mostrados também alguns exemplos de arquivos de configuração como o ha.cf, authkeys e haresources, com explicações sobre sua funcionalidade e sintaxe.
No release 2, muitas mudanças foram incluídas, como sobre a um número qualquer de nós (atualmente já testado com 16 computadores), arquivos de configuração em XML, aplicativos de conversão de sintaxe e com interface gráfica para gerenciar alguns recursos do cluster.
Uma excelente palestra logo no primeiro dia mostra o que vem por aí!”