Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OSNews: Ubuntu desenvolvendo substituto do init


“O projeto Ubuntu está desenvolvendo o upstart, um substituto para o daemon init, o processo iniciado pelo kernel e que é responsável por iniciar, supervisionar e interromper os demais processos que fazem parte do sistema. O artigo compara o upstart ao initng, ao SMF do Solaris e ao launchd da Apple.”


Veja o texto completo em Ubuntu Developing Replacement INIT System - OSNews.com.

O upstart ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, mas já tem versão disponível para os interessados em testá-lo. Um de seus principais diferenciais é ser orientado a eventos, respondendo diretamente a situações como a disponibilidade de um novo dispositivo, a presença de um novo arquivo em um diretório ou a mudança da rota padrão.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pedro Rosa
Belas novidades, mas qual: Belas novidades, mas qual será a previsão de lançamento? Será que poderemos tê-lo como default no Ubuntu 6.10?
Comentário de ricarab
Realmente necessário!: Não entendo bem o que significa isso, mas uma mudança que eu gostaria de ver no Debian e especificamente no Ubuntu é um melhor gerenciamento de serviços.

No Fedora há o chkconfig, assim como no SUSE, e este atende bem e com simplicidade a adição e remoção de serviços. No entanto no Debian, até hoje eu não encontrei um modo oficial e fácil de se alterar o runlevel de um serviço, sem ter que fazer um certo malabarismo com o update-rc.

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Frederico Pestana
Completo mesmo só no 7.10.: "The current plan is that we will be at least part of the way into stage #3 by the time edgy is released, with that release shipping with upstart as the init daemon and the most critical rcS scripts being run by it to correct the major problems

For edgy+1 we hope to have completed stage #5 and be at least part of the way into the implementation of stage #6. From the start of development of edgy+2, no new packages will be accepted unless they provide upstart jobs instead of init scripts and init scripts will be considered deprecated."


Parece que eles planejam ter o upstart funcionando parcialmente no lançamento do Ubuntu 6.10, quase completo no 7.04 e completo mesmo só no 7.10. Inclusive removendo a compatibilidade com o modo atual a partir do 7.10.
Comentário de lauro
Cautela: Acho complicado sair no 6.10, dada a proximidade do lançamento e importância do programa.

Deve ser necessário um período maior de teste para não acontecer o que aconteceu com o X.org. Se esse programa falhar, nem linha de comando o usuário teria...
Comentário de giganttee
sysv-rc-conf, rcconf: sysv-rc-conf, rcconf
Comentário de Init Ubuntu
ja estava na hora, o init do ubuntu é horrível: Realmente era necessário isso, eu não sei porque tantos elogios a essas distro, que nem é brasileira, mas que tem ganhado um monte de adeptos.Eu sou usuários do linux a muito tempo, e não vi nada d+ nessa distro.Alias, passei raiva com seu instalador que ao detectar minhas partições na hd, que são várias, não soube preencher em uma única tela as partições existentes, me obrigando a abortar a instalação.

O ubuntu tem um init horrível.Tentaram misturar o estilo redhat, com

iniciando serviços blabla [ok]

com outras opções derivadas do debian, ou seja, ficou ruim d+

Brasileiro precisa aprender a valorizar o produto nacional, não souberam valorizar a conectiva e ela perdeu espaço precisando se vender a mandrake, agora ficam endeusando essa distro ubuntu que é um dos live-cds mais lentos que eu já testei até hoje, e olha que minha máquina não é das melhores.

Se for para elogiar uma distro que tenha facilidade, agilidade e poder de atualização, que usem kurumin e pronto !!!
Comentário de init horrível do ubuntu - correçao
init horrível do ubuntu - correçao: Corrigindo, ali em cima na pressa acabei errando ao dizer, quis dizer:

ficam endeusando essa distro ubuntu que é um dos live-cds mais lentos que eu já testei até hoje, e olha que minha máquina não é das piores.
Comentário de giganttee
Cara, mais um bitolado em: Cara, mais um bitolado em endeusar (usando o verbo que tu usou) coisas nacionais. Valorizar é uma coisa, endeusar é outra.

Te pergunto. O Kurumin é nacional? Por que? Porque seu criador é brasileiro? Se assim o for, então o kernel série 2.4.x era nacional até pouco tempo atrás, visto que era o Marcelo quem mantinha ele. Ah, mas existiam mais desenvolvedores e eles não eram brasileiros. Então te pergunto, quantos desenvolvedores existem no Kurumin? Veja bem, estou perguntando por desenvolvedores, e não designers e criadores de ícones e temas, não desmerecendo o trabalho de outrém.

Já que citasse detecção e instalação, qual é mesmo o instalador do Kurumin? Debian-Installer? Alguma coisa do Knoppix? Ou seria um ícone mágico com algo do tipo "dd if=/dev/cdrom of=/dev/hdx"?

Se é para criticar, tenha noção que podes ser bastante criticado. Tens motivo para endeusar uma distro apenas pq é "nacional" e "fácil, ágil e com "poder de atualização"", podes ter certeza que existem muitos com motivos de sobra para não gostar dela e criticá-la.

Não uso Ubuntu e também não acho que ele seja aquilo tudo que falam, principalmente no quesito novidade, mas agora está se mostrando que eles criam algo, e não apenas copiam e/ou adaptam, seja do Debian ou seja de outras. Ubuntu tem seu valor e seu público, assim como Kurumin, Debian e tantas outras distros.
Comentário de ricarab
Esse é o problema!: Como me referi acima no meu post, eu não encontrei um meio OFICIAL fácil de alterar o runlevel dos daemons no Ubuntu/Debian!

Não instalarei uma ferramente não oficial para cuidar de uma parte crítica do sistema! Além disso, se for para instalar ferramentas extras, prefiro eu mesmo ter todo o trabalho de utilizar o update-rc.d como sempre fiz.

Mas agradeço a dica! ;-D

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de giganttee
O que seria uma ferramenta: O que seria uma ferramenta oficial pra ti? Estar nos repositórios oficiais? Ser distribuída junto com os cds/dvds da distro?
Comentário de vmedina
Kurumin está muito abaixo do Ubuntu.: Lá vem gente comparar alhos com bugalhos.

Uma coisa é Ubuntu, feito para rodar os principais aplicativos, fácil de ser usado e muito bem produzido. Outra coisa bem diferente é o Kurumin que não é tão sofisticado quanto o Ubuntu, mas quebra o galho.

Você não pode comparar o trabalho feito pela Cannonical para o trabalho feito pelos desenvolvedores do Kurumin. Apesar de toda boa vontade, estratégias avançadas de eng. de software contam muito para a qualidade final do produto. Coisa básica, que ninguém entende. Devem achar que criaram coisas como o CMM para tirar dinheiro de trouxas. :P

Ah, se o Live roda lento na sua máquina, seu hardware FEDE. Num p4 1.2 com 512 ele rodou beleza.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Grobsch
Acho péssimo o SysV init: Conversando com desenvoldedores nacionais de distros base Debian (Ubuntu) eu sempre reclamo dos scripts de inicialização. O Slackware usa o init, ótimo, sem problemas, mas eu gosto demais da simplicidade do sistema BSD, acho péssimo o SysV init, aquelas trocentas pastas e links. Espero que o novo sistema facilite e não complique.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Terramel Pagliacci_
ubuntu nao é tudo o q dizem: Sinceramente concordo com o cara que falou que o Ubuntu nao é grande coisa e também acho q é lento o live deles. Também acho que deveriamos dar mais valor as coisas nacionais. FIco triste quando lembro que a conectiva se vendeu para a mandrake e caiu o nivel do produto deles (sinceramente, conectiva era bem melhor que mandriva).

Agora sobre falar que o hardware do cara fede O.o
Pow, não acho que devem ser feitas coisas para rodarem em maquinas de ultima geração com placas gráficas 3D, etc. Sempre disse que uma das grandes vantagens do Linux era de ser leve e rodar em maquinas antigas com rapidez (como hoje no meu K6-III).
Infelizmente agora parece que estao querendo pensar da forma como a M$ pensa. Pra que fazer distros pesadas que rodem só em maquinas nova? pra imitar o Vista (credo)?

Aqui em casa o negócio é um bom Debian com um fluxbox rodando rapidinho...
Comentário de Usuario Linux
treplicando - UBUNTU não é tudo isso mesmo ! LIVE CD MAIS LENT: Como tem gente brincalhona nesses comentários... então quer dizer que minha máquina fede porque o live-cd do Ubuntu que é sim o mais lento que testei ?

Oras meu colega, não fale asneiras, vc usa Linux a quanto tempo ?

O linux nasceu na sua essência e ganhou muito adeptos por rodar muito bem em máquina antigas, essa era uma das vantagens do linux com relação ao windows, e continua sendo através de algumas distros até hoje.

Eu não tenho uma máquina tão ruim, tenho um atlon 1.7 XP com 512 de ram,

Teve um ali em cima que me criticou falando bobagens enormes e não compreendendo o que quis dizer... Apenas quis dizer que o kurumin baseado no knoppix, que juntamente com o Ubuntu procura proporcionar facilidade, compatibilidade e agilidade na atualização e instalação de programas, é muito melhor que o Ubuntu sim !!! e outra, não é brasileira na sua essência, mas tem sim ferramentas próprias agora, usem o kurumin 6 para conferir, e possui muitos scripts interessante que auxiliam o usuário a utilizar o kurumin de forma satisfatória.

Eu fiz aquele comentário acima criticando o Ubuntu, porque uma distro que eu vejo em noticias ser apontada como a melhor distro existente, me mostrou falhas horríveis, e uma delas citei ali em cima.Minha hd possui várias partições, pois como alguns sabem, criar partições / /boot /home/ /var/ /usr é mais seguro, tanto para servidores como para recuperar problemas de partição, só que o que ocorreu, tenho 3 distros instaladas no sistema, e o instalador do Ubuntu não soube preencher em uma única tela todas partições existentes, me obrigando a abortar a instalação, eu considerei isso um erro gravissimo !!

Eu continuo batendo na mesma tecla, para que usar o Ubuntu, já que no que se propõe, o Kurumin também satisfaz da mesma forma ?

Quanto ao tapado ali em cima que falou que é necessário ter uma máquina potente para rodar lives-cds, vá te cata seu burro !!!

Eu uso slackware, vc já usou ? Meu boot otimizado no slackware leva 9 segundos, vc já contou quanto tempo leva o boot do Ubuntu ?

Parabéns ao amigo ali em cima, que disse usar o fluxbox para obter melhores desempenhos, eu também o uso !!
Comentário de ahahhahahaha
Panaca engomado totalmente idiota falou besteira !: Tinha que ser um panaca engomadinho, cara de bunda para falar que a maquina de um usuário linux fede e seu p4 1.2 com 512 rodou blza ahahahhaha

Cara idiota viu !!!
Comentário de Elessar
Acabei de rebootar pra: Acabei de rebootar pra conferir.. aqui está levando cerca de 19 segundos (no Ubuntu 6.06, com Apache e MySQL subindo).

Nossa, 19 segundos.. é.. mais que o dobro dos seus 9 segundos, mas e daí ? Eu duvido que até você mesmo se importe em esperar 10 segundos a mais..

A escolha pela distribuição não deveria ser feita pelo boot-time, e sim pela sua qualidade, suporte e estrutura. E claro, por preferências pessoais.

Ah, e quando o assunto é software livre, eu não me importo em usar o resultado de um esforço internacional. Acho essa situação bem diferente de "Vamos comer no Habib's porque Mc'Donalds é dos EUA".
Para usuários iniciantes, prefiro o Ubuntu mesmo.. Nunca fui muito adepto do Kurumin e seus shell-scripts. Já peguei cada bizarrice ali que deu medo.
Comentário de naoTenho
Não alimente os Trolls.: Não alimente os Trolls.
Comentário de hamacker
No ubuntu voce pode: No ubuntu voce pode instalar/usar o "bum" :
Description: graphical runlevel editor
Boot-Up Manager is a graphical tool to allow easy configuration
of init services in user and system runlevels, as far as changing
Start/Stop services priority.

É melhor que o rc-conf e chkconfig.

Já estava na hora de mudarem o sistema SystemV, acho-o pouco simpático.
O initng parece apenas dar um "speedup" na carga desses serviços, mas de fato não muda o systemV. Um novo startup carregando os serviços dinamicamente a medida que são requisitados por algum evento parece ser um novo degrau para o linux.
Comentário de popolony2k
Crédito ao nacional...........: "Brasileiro precisa aprender a valorizar o produto nacional, não souberam valorizar a conectiva e ela perdeu espaço .........."

Bom pelo que eu saiba a Conectiva perdeu espaco porque seus ultimos produtos antes de se vender para Mandrake estavam com qualidade bastante duvidosa.

Eu mesmo larguei o RH5 em 1998 para adotar Conectiva justamente para isso, ajudar o produto nacional, desde então COMPREI TODOS OS PACOTES ORIGINAIS (com manuais, CDs, e tudo mais) dos Conectivas Marumbi, Guarani, Conectiva 4, Conectiva 5, Conectiva 6 e por ultimo Conectiva 7, que sob meu ponto de vista e de muitos outros, foi o último Conectiva de qualidade.

E como disse um outro camarada no post acima, não desmerecendo o pessoal do Kurumin, mas o que foi desenvolvido por essa excelente distro, além de ícones personalizados e customizacoes no KDE/Gnome ???

Por favor se existe algum expert ou até mesmo um usuário mais avancado em Kurumin, por favor nos mostre algum desenvolvimento de tecnologia que partiu do Kurumin e que hoje é utilizado pela comunidade open source.

Veja bem, não é uma critica ao Kurumin (que é excelente e eu o utilizo em muitas situacoes) e sim uma oportunidade de abrir nossas mentes.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Alessandro
Típico: Típico comentário de um usuário que não respeita os outros, o que não é novidade, quando se critica algo aqui, atacam, sem mesmo saber o que estão atacando.

“FEDE”, o usuário nem falou o seu hardware, pode até ser melhor que o teu, além do mais existem P4 piores que máquinas mais modestas, como os Semprons com boa qualidade de hardware.

Realmente o Live-Cd do Ubuntu, é muito lento, ficando atras de todos até hoje testados por min. Para poder instalar o mesmo tive que baixar a versão com o instalador em modo texto, que foi muito mais prático e rápido que o Live-CD.

Comentário de glenio
SysV: É um dos motivos que não consigo me entender com o Ubuntu (e similares), além das malditas dependências.

Viva o Slackware. :D
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004