A Microsoft lançará em breve uma versão do seu MS Office rodando no Linux, previu Stuart Cohen, CEO do OSDL, em uma entrevista para a VNUNet durante a LinuxWorld em San Francisco.
A empresa será compelida a criar uma versão para Linux para tentar impedir o crescimento do OOo, Cohen argumentou. 'Eles lutarão contra o TCO por intermédio de uma versão barata. Eu não acho que eles abrirão o código do seu Office, mas eles o disponibilizarão para rodar nos desktops Linux.' Segundo ele, o MS Office para Linux será comparável ao recentemente lançado Oracle 10g Express Edition: uma versão gratuita e reduzida, num esforço para combater a competição dos softwares de código aberto.
O chefe do OSDL afirma que a Microsoft está começando a amaciar a sua posição contra o código aberto. 'Eles estão tentando cooperar. Não é mais 'Linux é o câncer, ele não tem centro de gravidade.' A Microsoft ultrapassou isto. Eles reconheceram que o Linux está aqui para ficar.'
O MS Office é mais maduro do que o OpenOffice.org até pela idade dos produtos e pelo número de homens-hora de trabalho investidos, mas o produto é tão dependente da plataforma windows que a versão linux teria que ser bem diferente ou reescrita quase do zero e também provavelmente teria um consumo de memória maior e talvez alguns recursos da versão windows tivessem que ser suprimidos.
Terei a ¨liberdade¨ de ter qualquer firula em meus documentos de texto como qualquer outro cidadão.