“Até onde o Vista alcança (ou pensa que vai alcançar) pode ser o novo horizonte dos pinguins. Como já comentei no post anterior, a conjuntura atual beneficia bastante uma expansão do Linux nos Desktops. O fato do Vista ser um sistema ultra exigente em termos de Hardware (e preço, talvez), faz com que os usuários de novos computadores e dos atuais, pensem muito antes de migrar para ele, dando uma oportunidade única para o Linux ser "a opção".
Não que essa situação seja uma das melhores, mas ganhar a preferência é o primeiro passo para a dominação global (foi assim que a Microsoft fez-além de do DOS/Windows ser quase a única opção no ínicio da microinformática, a pirataria ajudou e ajuda ainda na expansão). Ser a opção torna as coisas mais fáceis, pois atrai mais usúarios e também a atenção dos fabricantes de hardware e software (apesar de ter muitas opções de programas e compatibilidade com muitos hardware, tem sempre um usuário que diz "isso não funciona no Linux").”
E, deu no que deu, o Linux não pegou no Desktop, por todos os motivos que estamos carecas de discutir: Usabilidade, aplicativos comerciais, etc e etc...
__Então eu continuo a dizer que o mercado vai continuar fornecendo PCs e sugerindo o Vista...Pode ser que o setor público migre em massa, mas o usuário leigo nunca migrará para linux, enquanto o Cd piratex do Corel Draw não rodar no seu PC. Onde acredito que o Linux tem potencial, mas já está atrasado, é em desktops corporativos, monofuncionais, dispositivos móveis, clusters, servidores...Linux na casa de uma pessoa que ver computador como eletrodoméstico? Acho muito díficil. POrque pra essa pessoa é mais fácil comprar um Cd/DVD pirata do que "baixar uma ISO da internet e queimá-la posteriormente."