Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Os Novos Templários - mantendo livres as estradas da comunicação on-line

Segundo blog brasileiro, um religioso italiano traça paralelos entre o papel original da ordem dos Cavaleiros Templários na Europa medieval, e o de quem se dedica hoje a manter desimpedidas e livres as estradas virtuais. Links para a mensagem original de Virgilio Agostinelli (o de Milão, e não o homônimo brasileiro) que apresentem o contexto serão bem-vindos!


““Na idade média os Templários lutaram para proteger as grandes estradas da Europa, para que os produtos pudessem novamente se deslocar e a economia pudesse renascer depois de tanta escuridão. E depois financiaram a construção de catedrais dando trabalho a muitos pedreiros, marceneiros e carpinteiros. Trabalhando e ganhando os trabalhadores puderam adquirir a propriedade das terras que até então eram somente dos grandes condes e príncipes… e ser livres da escravidão econômica.



Eu vejo em quem luta para o software livre alguns novos Templários, que lutam para que as estradas de comunicação sejam livres, para que a economia possa renascer na liberdade e as pessoas não sejam escravas.”

(Virgilio Agostinelli, religioso, doutor em economia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, 34 anos e iniciante em GNU/Linux)”


Enviado por Antonio Fonseca (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência (antoniofonseca.wordpress.com).



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Templarios
Na idade média os: Na idade média os Templários lutaram para proteger as grandes estradas da Europa, para que os produtos pudessem novamente se deslocar e a economia pudesse renascer depois de tanta escuridão. E depois financiaram a construção de catedrais dando trabalho a muitos pedreiros, marceneiros e carpinteiros. Trabalhando e ganhando os trabalhadores puderam adquirir a propriedade das terras que até então eram somente dos grandes condes e príncipes… e ser livres da escravidão econômica.

Essa foi a pior definicao que eu ja li, algum professor de historia ai pra corrigir o padre?
Comentário de builder
Esta história dos cavalheiros templários tem algumas faces: A história sobre os cavalheiros templários não é muito clara e muita coisa perdeu-se com o tempo (de forma causal ou proposital).

Seguindo a a definição anterior, teriamos:
http://www.terra.com.br/planetanaweb/flash/transcendendo/religiao/cavaleiros.htm

Olhando por documentários (National Geographic/Discovery Channel) feitos por historiadores, os cavalheiros templários teriam procurado durante muito tempo um tesouro (relacionado a cristo talvez), e em dado momento, esta busca parou e eles retornaram aos redutos da igreja, onde uma suposta troca (manter sigilo) pelo achado rendeu aos cavalheiros templários muito poder e riqueza, cedidos pela igreja. Quando a igreja percebeu que estes cavalheiros detinham mais poder do que ela, enviou secretamente cartas para todas suas igrejas, para serem abertas em uma sexta-feira 13 (dai uma das supostas origens do dia de azar/das bruxas). O conteúdo da carta declarava os cavalheiros templários hereges e os condenavam a morte. Com a execução das instruções das cartas, a ordem dos cavalheiros templários foi extinta (ou quase), e o suposto tesouro guardado por eles jamais foi encontrado.

O filme Código da Vinci também mostra alguns destes fatos históricos, embora não represente fielmente o que aconteceu no passado.

Comentário de Wagner
Templários na Wikipedia...: Um artigo interessante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios

Comentário de Sergio Luiz
Nada a ver....: Esse padre viajou muito. Mas a história dos templários é bem interessante, quem estiver interessado vai achar vasto material na Internet.


Comentário de Connochaetes Taurinus
Novos templários ?: Trabalhadores adquirindo terra na idade média não passa de ficção.

É justamente nesse ponto onde o autor "viaja"... A Ordem dos Templários não tinha nada a ver com dar liberdade e propriedade aos trabalhadores. Ela própria transformou-se numa das maiores proprietárias de terras, aliás, fato bastante comum a diversas ordens religiosas católicas na Europa naquela época, chegando inclusive a possuírem mais propriedades que alguns reis europeus e acumulando grande poder, influência política e também militar, pois foi como braço armado "cristão" que angariou seu poder. Foram banidos da Europa e refugiaram-se em Portugal, passando a chamar-se "Ordem de Cristo".

Seu objetivo inicial era proteger peregrinações à "terra santa" e combater nas cruzadas, mas também funcionavam, de certa maneira, como um banco internacional, onde os viajantes poderiam depositar valores no início de suas viagens e recuperá-los em seu destino, com o devido desconto de uma taxa de serviço, mediante apresentação de uma espécie de cheque.

Enfim, um bando de cretinos empenhados numa jihad cristã e que nunca esqueceram de defender seus trocados. Se os "novos templários" citados por Virgilio Agostinelli são desse tipo, prefiro ficar sem eles...
Comentário de Antonio Fonseca
Link para a mensagem original: Concordar ou discordar do pensamento do autor desse texto é um direito de qualquer um aqui, inclusive sobre a veracidade ou não dos fatos históricos. Debater isso também!

Agora realmente não compreendi de onde o Br-Linux tirou:

"Links para a mensagem original de Virgilio Agostinelli (o de Milão, e não o homônimo brasileiro) que apresentem o contexto serão bem-vindos!"

Achei ofensivo e desrespeitoso porque de onde raios vocês tiraram essa de "homônimo brasileiro"?

O link caro amigo é o meu blog mesmo e o contexto é apenas o da troca de mensagens entre dois amigos! ;-)

Publiquei no meu blog pessoal as palavras de um amigo porque as achei inspiradas e inspiradoras. Virgílio é padre, é italiano e reside no Brasil há apenas 3 anos.

Só por causa do nome do cara vocês foram logo pensando se tratar de algum personagem histórico, pensador italiano da antiguidade, quem sabe...! Hahaha... E a medalha(?) que ilustra essa notícia! Que mico hein!?

É isso que dá sair desconfiando das pessoas.
Comentário de brain
Desconfiança por que?: Antonio, um link para a mensagem em seu contexto original continua sendo bem-vindo, e nisso não há nenhuma desconfiança da veracidade do teu post - se eu desconfiasse de algo, simplesmente não teria publicado a nota. E se a tua notícia tivesse informado o contexto, ou dado a referência de que se tratava de reprodução de texto de mensagem particular, o convite a novas referências certamente teria sido desnecessário por aqui.

A menção a não ser o homônimo brasileiro é porque eu conheço uma pessoa no Brasil (e usuário de Linux, ainda por cima) com o mesmo nome do religioso italiano citado na sua notícia. Não sei como você pode ter imaginado que alguém teria pensado que ele era da idade média, se a própria nota diz que ele é usuário recente de Linux.

Ainda, não sei qual o mico de usar um sinete da ordem dos cavaleiros templários para ilustrar um post que fala justamente sobre a referida ordem.

Não desconfiei de nada, mas lamento que você preferiu partir para estes questinamentos em público ao invés de simplesmente me procurar para ter oportunidade de desfazer este seu mal-entendido, e até eventualmente complementar a sua notícia anterior com esta referência adicional sobre o contexto, que a complementa e enriquece.
Comentário de asfonseca
A recíproca é verdadeira.: Também lamento que isso tenha acontecido em especial porque se houve um mal-entendido ele partiu do Br-Linux.

Se havia alguma dúvida quanto ao contexto seria melhor ter me consultado antes de sair afirmando tratar-se de um "homônimo brasileiro" você não acha? :-)

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de brain
Não: Você sabe o que é homônimo, Antonio? Certamente eu não poderia chamar você de um homônimo brasileiro. Lamento que você não tenha entendido, e também a forma como decidiu tratar o assunto.
Comentário de asfonseca
Divergênica: Lamento Augusto, mas você bem sabe que o texto do BR-Linux se referiu a Virgílio como um homônimo brasileiro.

Simplesmente é o que está escrito lá. Isso e a abordagem que foi dada a minha sugestão de "notícia" são os motivos para a minha divergência nesse caso específico.

Se não haviam elementos suficientes para contextualizá-la não a publicasse ou me pedisse esclarecimentos.

Acho que não devemos continuar a polemizar sobre o assunto, seria um desgaste desnecessário.

Continuarei contribuindo sempre que puder para o BR-Linux, se assim me for permitido.

Na minha modesta opinião o BR-Linux presta um serviço inestimável e necessário para toda a comunidade do SL/CA brasileira.

Você está de parabéns!

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de brain
Homônimo de si mesmo: Antônio, o Virgilio não poderia ser um homônimo de si mesmo.

Na verdade foi você que entendeu errado meu convite desde o princípio, e ao invés de aproveitar a oportunidade de simplesmente complementar a referência que havia faltado, preferiu agir como se eu houvesse te afrontado, e questionou até mesmo a escolha da ilustração, chamando de mico. É uma pena que tenha optado por agir assim, e que continue recusando todas as minhas explicações. Não vou continuar explicando, se você quiser achar que eu quis dizer que o Virgílio era homônimo de si próprio, tudo bem.

De minha parte, estou satisfeito com a referência adicional que você já acrescentou, e suas contribuições continuarão sendo bem-vindas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004