Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Oracle Linux está deixando de ser um clone idêntico do Red Hat Enterprise

Segundo a análise publicada pelo Linux Watch, a Oracle não baseia mais o marketing de sua distribuição de Linux na idéia de que se trata de um gêmeo idêntico do Red Hat Enterprise Linux (como é o caso do CentOS, por exemplo).

Ela continua afirmando que tem compatibilidade plena, que a base é o código disponibilizado pela Red Hat (e que até mesmo por isso, continuará suportando o RHEL em seus produtos de bancos de dados), mas ultimamente vem buscando a diferenciação.

Entre as novidades incluídas recentemente no Oracle Linux estão o novo suporte a bancos de dados Oracle no PHP e a inclusão do sistema de administração YaST, desenvolvido pela SUSE/Novell. Ambos os recursos são código aberto e podem ser incluídos por qualquer distribuição, comercial ou não, mas foram inseridos no Oracle Linux de forma independente da base do Red Hat Linux.

Saiba mais (linux-watch.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Peter Parker
Retorno para a RH: Ainda acho que isso é um pouco de falta de vergonha na cara da Oracle. Deveriam dar algum tipo de retorno para a RH, seja via código, ou financeiramente.
------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de wagnerluis1982
GPL: Mas se é GPL, o retorno de código não é obrigado, já que é modificação redistribuida?
Comentário de marcosalex
Mas a Oracle já contribuiu: Mas a Oracle já contribuiu muito código para a Red Hat e para o kernel do Linux. Depois dessa parceria, eles trabalharam pra caramba na distro pra otimizar o desempenho e fazer o RHEL um SO bem escalável.

O que eu acredito que houve é que a Oracle precisava de alterações muito específicas para seu banco e a Red Hat não aceitou incorporar na distro pra não afetar outras aplicações que ela tinha parceria e também eram homologadas.

Haskell developer
Comentário de visitante
Contribuição???: Contribuição???
Se fizerem o YaST rodar nos Redhats-Like da vida darei pulos de felicidade!!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004